Autor Tópico: Criar e hospedar Site em Casa  (Lida 5169 vezes)

Offline dj_isaias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Criar e hospedar Site em Casa
« Online: 15 de Novembro de 2011, 21:55 »
Aí pessoal estou pensando em criar e hospedar em casa o site da minha empresa e gostaria de saber quais os programas que eu iria precisar para por a mão na massa. O site vai ser bem simples, com algumas imagens e texto.

Eu quero fazer tudo em ambiente Linux, usando Bluefish, FTP... tudo em casa mesmo, sem nada externo saca?
Não me interesso por sites tipo wix que é arrastar e soltar.

eu queria fazer tudo em casa pra eu adquirir essa experiencia e poder concluir este projeto que um sonho que eu tenho faz muito tempo. Eu não vou precisar de uma taxa de upload muito grande (meus 1 mega já resolve), a maior parte das midias que eu irei usar no site (imagens e videos) eu irei upar no mediafire.com e incorporar no código html. O foco do site não é uma grande quantidade de acessos simultâneos e sim ter uma plataforma on line para mostrar aos meus clientes e atrair novos clientes investindo em anúncios no Ad Words. Se vcs souberem me informar de quais programas eu irei precisar eu agradeceria muito. Tenho uma ideia de quais irei usar mas não de todos.
Aguardo feedback. Forte Abraço.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2011, 22:27 »
ola, em primeiro lugar, voce quer criar um blog ou um site?
Se voce quer criar um blog, aconselho o wordpress, e bom, nao é necessario mediafire, voce ira hospedar seu site e seus arquivos (imagens, videos etc) no wordpress mesmo, entretanto, como esse é um site empresarial aconselho criar um site comercial mesmo.
Bom, para isso as coisas ja nao sao tao simples como um blog, voce deve ter um conhecimento basico em linguagem de marcacao (HTML, CSS), para um melhor visual e interatividade, jQuery alem de ter uma certa nocao de designer para desenhar as paginas.
Apos pronto o briefing (plano de "montagem" do site, onde sera definido qual sera o foco do site, publico alvo, o que sera posto e utilizado no site, etc) partimos para os codigos.
Para facilitar aconselho o Aptna Studio, por ser o mais atualizado e completo, como editor de imagens o GIMP e Inkscape, criacao de imagens e animacoes o Blender, editor de videos o PiTiViTi.
Depois do site pronto, temos que achar um lugar para hospeda-lo, um servidor (host) pago, como experiencia aconselho o HostNet, devido o custo beneficio, nele voce hospedara suas paginas, imagens, videos e tudo mais, e, para enviar seus arquivos para la, é necessario um programa FTP, eu usava o FileZilla, mas é claro que esse servidor é pago, com precos variando de 100 a 600 reais.
Apos tudo isso pronto o site estara no ar conforme o endereco que voce definiu (www.nome.com), mas...
Eu posso lhe ajudar nisso, te ensinar o que for preciso e te auxiliar durante a criacao do site ;)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2011, 09:06 »
O feijão com arroz é php(linguagem de programação), apache(servidor web) e mysql(banco de dados). Quase todas as empresas de hospedagem oferecem eles até nos planos mais básicos. Quanto a hospedar em casa, é possível, mas a verdade é que qualquer plano compartilhado de ~10 reais/mês tende a trazer melhores resultados (nada de redirecionar a porta, ip fixo, melhor infra e etc).

Pra desenvolver, você vai precisar do três programas que já citei (teste local), um editor de texto e, provavelmente, um editor de imagem. Muitos também usam phpmyadmin pra facilitar a edição dos bancos de dados.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2011, 09:19 »
Sim, isso tambem, mas acredito que se deve comecar pelo basico, o que ele realmente ira usar num site basico, PHP, mySQL e Apache, bom, isso vira com o tempo, com a necessidade de se usar...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2011, 11:47 »
Não vale a pena financeiramente.
Contrate um serviço de hospedagem que cobra R$ 10,00 por mês que é mais negócio.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:25 »
Será que vale a pena começar logo num serviço pago e tendo que aprender tanta coisa? Olha eu fiz um blog mais para me divertir, aprender e compartilhar. Para isso escolhi as plataformas gratuitas, os principais são http://www.blogger.com e o http://wordpress.com - O Blogger permite anúncios, adsense etc. Mas o http://wordpress.com não, nem javascript. Os colegas já falaram o http://wordpress.org - esse sim permite tais coisas, mas precisa ser hospedado, e tem que o usuário aprender muito coisa.
Em termos de sites, também existe sites que oferecem serviços gratuitos, com direito a adsense, javascript, etc... Por exemplo: http://www.yola.com/ e o http://www.weebly.com/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:27 »
Não vale a pena financeiramente.
Contrate um serviço de hospedagem que cobra R$ 10,00 por mês que é mais negócio.
E adianta a gente dizer isso, agente100gelo? :-(

O pessoal não considera o custo do próprio tempo, não considera o quanto vai gastar de energia elétrica, não considera que a conexão doméstica é de desempenho pior que a usada numa hospedagem, etc., etc....
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dj_isaias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2011, 14:31 »
Amigos, eu entendo que um server pago é a melhor opção, mas eu desejo muito ter essa experiencia de fazer tudo por conta própria.
Vou usar Ubuntu ou Debian. A unica linguagem q eu sei é c++ e Irei usar só (X)HTML, CSS para construção das páginas. No caso de precisar por videos e imagens, vou upa-las em um servidor gratuito (mediafire e youtube) e incorporar o código html na página. Todo o "corpo" do site será hospedado na minha máquina menos vídeos e imagens para evitar q alguém não consiga abrir corretamente o site (aliviar a banda), já que só disponho de 1 mega de upload.

Quais os programas para Criar e Hospedar Sites em ambiente LINUX? Somente isso que eu quero saber mesmo :D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2011, 14:47 »
Pra criar, experimente o Quanta+. Aliás, serve também pra C++.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:11 »
Para criar o site em html/css voce pode usar o composer do seamonkey.

aliás é ele que eu uso para construir meus sites
baixe ele diretamente da página do seamonkey e descompacte-o na sua pasta home
dai é só colocar um icone no painel com o link para o executavel dele.
nos repositórios do ubuntu tem o seamonkey, mas não é a versão mais atual.

outra coisa, o seamonkey me parece mais rápido que o prório firefox - nunca fiz nenhum teste, apenas acho ok - apesar de ambos serem da mozila, dá para "vestir" o browser/composer com os personas como no firefox.

resumindo, uma boa opção para sites em html/css
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:49 »
Amigos, eu entendo que um server pago é a melhor opção, mas eu desejo muito ter essa experiencia de fazer tudo por conta própria.
Vou usar Ubuntu ou Debian.

Instale o servidor apache, php e mysql em casa.
Rode o site como teste e depois faça o upload para o servidor de hospedagem ;)

A experiência só será válida se você desejar aprender a configurar um domínio (DNS, sub-domínios, firewall, etc).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:30 »
Concordo com o agente100gelo

Offline dj_isaias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Criar e hospedar Site em Casa
« Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2011, 21:01 »
Ok :D