Autor Tópico: Portal de notícias sobre Linux. A OpenBuntu precisa de você!  (Lida 15107 vezes)

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Portal de notícias sobre Linux. A OpenBuntu precisa de você!
« Online: 03 de Novembro de 2011, 16:43 »
Olá pessoal!
Me chamo Julian Fernandes, sou morador de Chapecó – SC, tenho 19 anos, sou técnico em otimização de websites e webdesigner. Escrevo em alguns blogs linux (principalmente Cotidiano Linux) e estou fazendo trabalhos para outros (como uma otimização completa para o blog Ubuntu Dicas), além de escrever sobre WordPress, phpBB, SEO e otimização de websites no meu blog/portfólio. Sou usuário Ubuntu desde a versão 8.04 e desde então não larguei mais, mas já testei várias distros como Fedora, OpenSuse, ChromeOS, JoliOS e outras mais.

Vou fazer um breve post de "recrutamento" e pedir a ajuda de vocês. Estou com um projeto chamado OpenBuntu, um portal de notícias sobre o mundo Linux, mas focado principalmente no Ubuntu. Além de notícias o portal terá reviews, tutoriais, dicas e afins sobre o mundo Linux num geral, o que inclui o Android, claro.

Para que este projeto tenha sucesso preciso de uma equipe, não posso fazer tudo sozinho. Preciso de pessoas que saibam escrever bem e que se interessam pelo assunto. Eis o que preciso:

- Redatores
Preciso de pessoas interessadas no assunto e que estejam dispostas a escrever sobre o mesmo. Se você gosta de alguma distro Linux ou do nosso amado Android e quer escrever sobre o mesmo, você já é um candidato. Não procuro apenas pessoas que escrevam tutoriais, mas também pessoas que possam escrever matérias sobre o mundo Linux e que consigam trazer notícias para o portal;

- Revisores
Creio eu que um basta de início. Preciso de alguém que leia as matérias, notícias e tutoriais postados e faça as devidas correções na ortografia das mesmas. Bom conhecimento da nossa língua é indispensável para o "cargo";

- Representante Comercial
Para termos reviews precisamos de contato com empresas que nos deixem testar os aparelhos (celulares/notebooks). Para isso alguém que conhece a área seria de extrema importância;

- Administrador
Não quero tocar o projeto sem um segundo administrador. Irei se preciso, mas se possível, quero alguém que conhece e trabalha nesta área a um certo tempo para me ajudar. Alguém que já posta em sites de notícias sobre tecnologia ou mesmo sobre Linux/Android e tenha conhecimento da área seria de grande ajuda.

Por enquanto esta é a equipe que preciso. Peço que todos os interessados comentem neste tópico, no post oficial no meu blog ou entrem em contato comigo via email ou twitter (@julian_fern). Caso precise de maiores informações sobre o projeto é só pedir usando os meios de contato citados anteriormente.

Tanto os redatores como os outros cargos terão algumas vantagens no portal, mas já digo de antemão que este NÃO é um projeto remunerado. O pouco que talvez eu ganhe no início com publicidade será voltada para o melhoramento dos serviços prestados no portal e em publicidade para o mesmo.

Também estou procurando alguém que faça o logo do projeto. Não sou nenhum mestre em criação de logos então se alguém estiver interessado em fazer o logo da OpenBuntu, ficaria grato. A pessoa que tiver o logo escolhido terá um banner a sua escolha no portal por 3 meses (pode até ser um banner de afiliados) além de um link na área "Amigos e Parceiros" no meu blog. Sei que não é muito mas é tudo que posso fazer no momento.

Peço a todos que divulguem o post pois acredito que o projeto será bem recebido pela comunidade, visto que ajudará a mesma. Conto com a colaboração de todos, até a próxima.

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
[Atualização] Portal de notícias sobre Linux. A OpenBuntu precisa de você!
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2011, 15:57 »
Olá pessoal;
Venho fazer uma atualização do projeto aqui, para deixa-los a par do que anda rolando no mesmo.

A equipe está quase formada. Temos no momento 4 redatores, 1 revisor e 2 administradores (o outro administrador é alguém de confiança minha).

A equipe até o momento é a seguinte:
  • @julian_fern: Criador, vulgo "faz tudo";
  • @angourakis: Administrador, outras funções a serem definidas (incerto);
  • @cordeiromarcio: Revisor;
  • @AndresonGoveia: Redator;
  • @Luka_Mota: Redator;
  • @pedrolucasp: Redator.

Nem todos os membros descritos acima fazem realmente parte da equipe. Alguns deles ainda precisam passar pela seleção que estou fazendo, mas num geral, foram estes os candidatos.

Ainda estou a procura de mais redatores e de um representante comercial. Caso você não possa fazer parte da equipe mas conhece alguém que pode e se encaixa nos requisitos, informe-o sobre este post ou sobre o post no meu blog pessoal.

O visual do portal até o momento, pode ser visualizado abaixo. Lembrando que não temos um logo ainda e que o visual pode ser mudado caso a maioria vote por isso.
http://i41.tinypic.com/1zb85fb.png

http://i40.tinypic.com/hu24a0.png
Quanto as características e recursos do portal, andei conversando com os atuais membros da equipe e abaixo você confere uma lista do que está confirmado e do que não está:

Características e Recursos Confirmados
  • 1. Integração com mídias sociais (você pode, por exemplo, usar seu perfil no Twitter ou Facebook para comentar);
  • 2. Licenciado sob uma licença Creative Commons;
  • 3. Plataforma WordPress;
  • 4. Carregamento da página MUITO rápido, dando oportunidade a usuários com conexões lentas a ter acesso ao portal;
  • 5. Versão mobile;
  • 6. Visual estilo "newspaper";
  • 7. Monetização individual para membros da equipe (redatores terão, em seus posts, a oportunidade de inserir seu próprio código AdSense. A forma de monetização dos outros membros será definida em uma reunião pré lançamento);

Características e Recursos NÃO Confirmados
  • 1. Livro com dicas e truques Linux com download "social" para tornar o projeto viral;
  • 2. Sistema de comentários do Facebook para evitar totalmente spam e tornar o projeto viral;
  • 3. Nome do projeto (o nome OpenBuntu da a entender que o projeto é só sobre Ubuntu. O nome pode ser mudado se a comunidade achar melhor);
  • 4. Aplicativos para Android e Google Chrome;
  • 5. Unity Lens;
  • 6. Distribuição de CDs das principais distros, assim como os grupos regionais do Ubuntu fazem hoje em dia;
  • 7. Oferta de hospedagem gratuita para projetos OpenSource aprovados pela equipe (além de fazer a instalação e otimização do website, caso o dono do projeto aceite rodar WordPress);
  • 8. E-mail @openbuntu.com para visitantes que requisitarem.

Esses são os recursos e características que, creio eu, valem a pena ser citados. Lembrando que os recursos e características já confirmados podem ser mudados ou desativados caso a comunidade ache que o recurso não seja necessário.

Preciso da ajuda de vocês para decidir se os recursos que não foram confirmados ainda devem ou não ser confirmados. De acordo com a reação da comunidade, os mesmos serão ou não confirmados.

O uso do sistema de comentários do Facebook, apesar de ser uma ótima forma de viralizar o projeto, bate de frente com questões de privacidade, por isso preciso da ajuda de vocês sobre esse e outros recursos ainda não confirmados.

Caso você ache que algum recurso (que não está na lista) deva ser adicionado, comente este post ou o post oficial no meu blog e deixe sua opinião! Estou ouvindo a comunidade para ter certeza de que este será o melhor portal de notícias Linux do Brasil! Deixe seu opinião e não esqueça de divulgar o post ;)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2011, 23:20 por platao »

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Re: Portal de notícias sobre Linux. A OpenBuntu precisa de você!
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2011, 11:07 »
Ola, me candadito como redator ;D, e o logo, bom, eu posso tentar desenvolver algo, estou em viagem no momento, mas assim que voltar, desenvolverei algo ;)

Olá Jorge!
Me adicione no Google Talk se possível para conversarmos sobre o projeto: hitoriix arroba g0,5 ponto com

Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Portal de notícias sobre Linux. A OpenBuntu precisa de você!
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2011, 21:07 »
Parabéns pelo portal, percebo que será mais uma fonte de divulgação do Linux na internet, tudo que é sobre linux é sempre bem vindo, espero que ache tudo o que procura  :)
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Re: Portal de notícias sobre Linux. A OpenBuntu precisa de você!
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2012, 22:58 »
Olá pessoal,

Fiquei um bom tempo sem atualizar o tópico pois muita coisa aconteceu. Peço a todos que leiam o tópico abaixo, explicando as mudanças e o lançamento do projeto.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,91659.0.html

Abraço a todos ;)