ubuntu: placa de rede, dhcp e net virtua

Iniciado por Heliodoro, 02 de Novembro de 2011, 22:06

tópico anterior - próximo tópico

Heliodoro

Olá, pessoal! Sou novo no fórum, no ubuntu, e não tenho níveis avançados no conhecimento de hardware, por isso peço compreensão. O problema é o seguinte: adquiri um novo computador, que veio com o Ubuntu. A minha conexão com internet é da NET Virtua, e tenho um roteador que me disponibiliza conexão tanto por cabo quanto por Wi-fi.
Pelo Windows me conectava perfeitamente tanto por um quanto por outro, mas logo de cara com o ubuntu, ele simplesmente não conecta à internet!
Pesquisei muito sobre o assunto, e encontrei várias respostas aparentemente inúteis pro meu caso. Mesmo assim obtive informações relevantes. Me parece que a conexão da NET Virtua é DHCP. Não faço a mínima ideia de qual seja a diferença entre essa e a ADSL, que eu também não sei do que se trata mas sei que é a do Speedy, da Telefônica.
O problema é que os fios de internet cabeada estão conectados, o computador está próximo do alcance da antena do roteador (pro caso do Wi-fi), o que pelo que sei é o suficiente para conseguir acesso à internet, mas mesmo assim não consigo conectar!
Pra qualquer solução que pudesse funcionar, eu precisava de acesso à internet, ou seja, atualizações, ou "driver" que me ajude a acessar à internet, porque este precisa ser baixado e instalado, enfim, vi coisas sobre Network Manager Gnome, que não funciona, ndiswrepper que parece ser um driver do windows que faria a wireless no ubuntu funcionar, nada disso me resolveu.
Finalmente, a última hipótese que me apareceu foi sobre a placa de rede. Parece que desativar e ativar esta pode ser útil. Isso eu não sei fazer, então se puderem acrescentar à ajuda... Ah, e nem adianta falar em desligar o modem da NET e ligar depois de uns 2 minutos, ou em desconectar o outro computador pra conectar o novo, porque não funcionou.
Se for útil por algum motivo, tenho acesso alternativo à internet em casa para estar aqui. É meu computador antigo que ainda dá pro gasto.
Conto com uma ajuda eficaz e agradeço desde já!

Brodovisk

Eita, vamos devagar!rs
Diga o modem que usa primeiro , a net já sabemos que é virtua ! Eu tamb uso virtua porém com o modem sbv5121 ,ele tem que ficar com dhcp(é o tipo de discagem,no caso automática).Liga o pc já ativa automático.
No caso do modem com wifi eu nunca usei , mais os modems da virtual geralmente só pegam 1 macadress(macadress é o nome que identifica sua placa de lan de cada pc).
Me diz uma coisa , vc tem quantos pcs aí?Em último caso teria que clonar o macadress para fazer ele enganar o modem e achar que é o mesmo pc e conectar.(o pessoal da virtua diz o que quanto a ligar até qnts pcs?)
Eu faço assim usando o cabo de lan;não tente usando dessa forma aqui de wifi nos 2 pcs pq não vai enh!Só se aparecer o endereço do wifi qnd vc der o comando e for possivel editar)
Faço assim;
#sudo gedit /etc/network/interfaces
Vamos devagar que nunca fiz com wifi , faça aí e cole aqui para mim ver...Se alguém usar e for possivel ajudar estou de acordo e ajudem aí!porque posso errar....(sempre salve porque aí é possivel vc editar e colocar os dados anteriores)
Meu padrão aqui fica assim;

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
  address xxx.xxx.x.xxx (aqui é meu ip,só coloquei x p/ não mostrar)
  netmask 255.255.255.0

Você tem que deixar ele assim no caso ;

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp
hwaddress ether xx:xx:xx:xx:xx:xx
#aonde tem  hwaddress ether xx:xx:xx:xx:xx:xx será sua cópia do mac seu mac clonado

Só entenderei olhado seu ifconfig e sudo gedit /etc/network/interfaces,você postou poucos detalhes...
No outro pc vc vai pegar o mac abrindo o comando e digitando ipconfig , são um par de 12 numeros e letras...
Se o drive do wifi pegou vai aaparecer quando vc der um ifconfig no ubuntu, outro observação importante é qual a versão do seu ubuntu,dá um uname -a
no terminal e cola aqui p/ nóis ver...

Heliodoro

Primeiramente, tenho dois computadores: um notebook que era o que eu usava até então,
e agora um computador mesmo. Digitando no terminal o que você me passou (#sudo gedit /etc/network/interfaces), me abriu uma nova janela escrito:

auto lo
iface lo inet loopback

Com o comando "uname -a" obtive: Linux qbex-laptop 2.6.32-25-generic #45-Ubuntu SMP Sat Oct 16 19:48:22 UTC 2010 i686 GNU/Linux

Finalmente, com o "ipconfig" no meu outro computador, obtive o que se vê na foto abaixo:

http://lh5.ggpht.com/-wIk7gVlY3qQ/TrHqu5i0rLI/AAAAAAAAAIg/WHwTiYokk50/s400/imagem.PNG

Vale lembrar que já liguei na NET e me disseram que o problema não é com eles.
Vale lembrar também que não tenho internet no computador em questão, e eu não sei informar qual é o meu modem. Só sei que é "Thomson Broadband - Integrated Voip Modem & Wireless Gateway". Valeu!

zekkerj

Olá Heliodoro,

A Net não fornece roteador, a conexão dela é apenas por cabo, diretamente ao modem. Nesse caso, vc deve ter um roteador seu.
Provavelmente você está com o filtro de endereços MAC ativo nesse roteador, o que significa que você primeiro vai ter que cadastrar seu novo computador no roteador, antes de pode usar a internet.

A alternativa é você conectar esse novo computador diretamente ao modem virtua, mas nesse caso deve desligar o modem antes de trocar o cabo, ou o resultado vai ser quase o mesmo --- sem internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Brodovisk

Opa você está usando o ubuntu 10.04(não cheguei usar essa versão)
Veja isso;
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=66846.0
Vou te falar como funciona o sistema da virtua , toda vez que vc ligar o modem ele pega o macadress da maquina que ligou e registra o macadress , quando vc liga o segundo pc ele não conecta pq vê que o macadress do outro que é diferente.(só liga 1 pc por vez),conectou 1 pc o outro vai cair mesmo com macadress clonado.(não dá p/vc ligar um pc no wifi e outro por cabo de lan ou usb pelo que eu saiba)
Dê uma olhada nessas informações , é cansativo e o cara usa routeador ,complica um pouco mais (creio que vc não use), porém você vai ver obter informações de comandos e drivers . depois só alterar o mac do win que seria mais fácil.(digo conecta o ubuntu primeiro,depois  que vc conectar o ubuntu me dê um toque que eu passo como altera o mac do win(é mais viavel vc alterar no win do que no ubuntu para quem está acostumado com win)
Ou juntando os comandos do topico + alteração do mac daqui que mostrei....e deixar o mac do ubuntu p/rodar no mesmo mac do win ,aí vai do gosto...

zekkerj

Cara, não precisa mudar o MAC da máquina. Basta desligar o modem antes de trocar o cabo...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Brodovisk

CitarCara, não precisa mudar o MAC da máquina. Basta desligar o modem antes de trocar o cabo...
Eu já deixo os 3 pcs com o mesmo macadress por isso , o routeador demora p/ carregar, é ruim esperar as luzes ascender toda vez que troco de pc entende porque troco?(só conectar que funciona)
Ele pode não conectar os 3 ao mesmo tempo , mais caso estiver só navegando de boa , tipo quando um conecta o outro cai , porém os 3 funciona a net sem ter que ficar resetando o modem,(ligar e desligar o modem), é só ligar a conexão do wifi que já conecta.
Estou achando que ele usa o novo modem wifi da virtua e está é sem routeador enh Zekkerj.
Fico meio confuso , porque não sei se esse novo modem da virtua tem routeador embutido junto ou é só modem entende...
Sem o modelo do modem exato é dificil de identificar olhando apenas o resultados de que o linux capta.
Caso a use modem wifi dependendo do modelo será de um jeito,caso use modem+routeador a parte será de outra forma , caso use um modem com routeador embutido será de outra forma , entende porque complica não saber que modem está usando e se tem ou não routeador?
Só vou avisar um porém , se você ligar no provedor pedindo para  autorizarem você a usar mais que 1 pc na net com certeza vão querer mudar seu plano para comercial , aí é mais caro!(é fria!) sugiro que vc compre um routeador e pague algum técnico a parte para fazer a rede ou dê seus pulos aí...pode apanhar um pouco mais uma hora acerta!(as vezes acaba saindo mais caro se vc comprar routeador que não dê certo).
O idela serial vc achar o modelo exato do modem , ver se tem routeador embutido ou alguém que tenha o mesmo e conseguiu resolver o probrema, aí é masi garantido!

Heliodoro

Muito bem, pessoal.
Consegui o modelo do modem roteador: Thomson modem dwg850
Vide a imagem: http://images04.olx.com.br/ui/15/20/60/1316793742_255712060_1-router-wireles-thomson-dwg850-4b-centro.jpg

O meu é idêntico, e ele veio SIM da NET, é modem Wi-fi e cabeado.
Como eu mencionei, deixo tanto o cabo ligado (o azul da foto) no modem e na CPU (gabinete) e o computador fica do lado do modem, logo dentro do sinal de alcance do Wi-fi.
Pelo simples fato de estar conectado o cabo a internet já deveria funcionar (não preciso de e-mail nem senha, como funciona com a Telefônica), mas não funciona. E o Network Manager Wicd do Ubuntu não encontra o meu roteador da NET nas conexões sem fio disponíveis.

Não posso nem formatar o computador senão ele perde a garantia. Não entendo muito do assunto, mas pensei que talvez pudesse ser algum problema na placa de rede do computador (que não sei se é on-board ou off-board porque não sei nem a diferença entre as duas). Vi em um fórum que poderia ser útil desligar e ligar a placa de rede, mas não sei como fazer. Gostaria de tentar, como faz?

Outra coisa pessoal: não entendi essa de mudar o MAC... o que é isso, como poderia fazer passo a passo, pra ver se funciona?
Tem como eu saber pelo sistema operacional mesmo, se está tudo OK com a minha placa de rede?

Heliodoro

Galera dei uma pesquisada sobre o Endereço MAC, entendi mais ou menos como funciona.
Juntando agora com o que li nesse fórum, parece que mudar esse endereço MAC pode ser uma solução. Então encontrei esse site que explica de modo bastante simples como mudar esse endereço (http://www.vivaolinux.com.br/dica/Trocar-MAC-address-da-placa-de-rede-pemanentemente) e gostaria de saber se vocês assinam embaixo. Quero dizer, é seguro trocar esse MAC Adress? Não é ilegal, nem pode me trazer consequências graves? Desculpem, sou leigo no assunto.

Ainda nesse site, só não entendi qual será o endereço MAC que eu ponho quando eu for trocar. Digo, o rapaz diz pra gente substituir seu exemplo de MAC pelo MAC desejado.
É fácil assim? Invento qualquer combinação que eu quiser dentro desse padrão de endereço MAC? Poderiam me dar um exemplo? Ah, e só pra constar na pergunta aqui, eu faria esse procedimento de mudar o endereço MAC no computador novo, certo? O que está sem internet, ne.. Obrigado!

Heliodoro

Ah, pessoal, estou totalmente desmotivado agora.
Acontece que como meu computador antigo é Windows XP, eu fui no Prompt de Comando, digitei ipconfig /all, obtendo assim o Endereço Físico (MAC) tanto da rede com fio quanto sem fio, copiei, fui no Terminal do Ubuntu no computador novo e sem internet, digitei sudo gedit /etc/network/interfaces, acrescentando na janelinha que se abre dados como o Endereço Físico (tanto o de cabo quanto o de Wireless - um por vez, lógico) e mesmo assim não funcionou internet lá.

Sério mesmo, o fio está conectado, e no navegador não abre nenhuma página.
O Network Manager Wicd simplesmente não capta o sinal do roteador da NET (aparece que não tem nenhuma conexão sem fio disponível). Logo, não sei mais o que fazer, se é problema com a placa de rede, sei lá. Estou de mãos atadas e conto com a ajuda de vocês. Como podem ver, já dei o modelo do modem & roteador da NET, o que talvez seja útil a vocês.
Obrigado.

P.S.: Caso prefiram diálogo em tempo real, deixem o msn que eu adiciono.

zekkerj

Heliodoro, mesmo que você consiga trocar o MAC da máquina (o que, repito, nem sempre é necessário), ainda vai restar uma questão: você não vai poder usar as duas máquinas ao mesmo tempo.

Se você pretende mesmo usar duas máquinas em sua conexão, é imperativo que você use um roteador em sua rede. No caso, vai ser esse roteador que vai assumir o MAC address da máquina autorizada, e repassar a conexão pras outras máquinas. A partir desse momento, todas as suas máquinas devem se conectar a esse roteador, e não mais ao modem virtua.

Heliodoro

Muito bem, eu não deixei isso explícito, mas não tenho a intenção de continuar usando internet no computador mais antigo. Quero internet somente no novo, ou ele em primeiro lugar, se não posso ter nos dois. Sem problemas. Sendo assim, como eu devo proceder?

Heliodoro

Pessoal, talvez seja útil pra vocês... escrevi um comando no Terminal que vi num outro lugar, pppoeconf, que fez abrir a seguinte janela: http://lh6.ggpht.com/-BS0hnbpCj74/TrMLKI2mxDI/AAAAAAAAAJQ/mCVnfKruYdI/s400/Captura_de_tela-1.png

Não prossegui porque não sei do que se trata. Não conheço muito disso como devem ter observado. No entanto, se para vocês isso significar alguma coisa, da um toque =)

Ah, e meu pc nem é laptop, não sei porque fica aparecendo assim.

zekkerj

Não use esse comando, ou vai ferrar de vez sua conexão.
Esse comando só deve ser usado por quem tem conexão ADSL --- Velox, Speedy, etc. Mesmo assim, sem roteador.

Heliodoro

Ta bom  :-[
Mas finalizando com o que acho que pode ser útil, pro caso de ainda não ter ficado claro o problema, eu gostaria apenas de acrescentar uma coisa:

Há algo de errado com o meu sistema de conexão com a rede no Ubuntu.
Meus recursos são limitados, principalmente no gerenciador de redes.
Fiz o seguinte:

Cliquei no círculo azul com um ponto de interrogação (Ajuda Ubuntu) na área de notificação do sistema e, como no caso das redes sem fio o sinal do roteador simplesmente não é detectado, fui na rede com fio (LAN) mesmo. Lá me apareceu o seguinte:

2.1.1 Inserindo suas configurações de rede manualmente

Se sua rede não possui DHCP, você pode configurar uma conexão estática. Você deverá inserir as configurações de rede. Para tanto, solicite tais configurações ao seu administrador de redes, ou verifique seu roteador para obtê-las.

1. Clique com o botão direito no ícone do Gerenciador de redes, na área de notificação do sistema, e clique em Editar conexões....

2. Clique na aba Com fio, selecione a conexão e clique em Editar.

3. Clique na aba Configurações IPv4 e escolha Manual na caixa suspensa Método.

4. Clique em Adicionar insira seu endereço IP e demais detalhes. Em seguida, insira seu servidor de DNS.

5. Clique no botão Aplicar. A rede deverá conectar, caso contrário, alguma configuração equivocada foi inserida.

Aí é que está! Pra começo de conversa, clicando no ícone do Gerenciador de Redes, só o que me aparece é o seguinte:

http://lh5.ggpht.com/-CfSKRLmS4Bw/TrMSeLQ9A5I/AAAAAAAAAJc/L5RYM9dbcAI/s400/01.png

E se eu vou em connection info, a única opção restante se não for a de se conectar, o que me aparece é a seguinte mensagem:

http://lh6.ggpht.com/-rAqCrw9vjqw/TrMSzfgZhmI/AAAAAAAAAJ0/XC0VS8y2Qfk/s400/Connection%252520Info.png

Não tem nada de "editar conexões" para que eu pudesse sequer usar o procedimento de ajuda que o Ubuntu me fornece.

Pessoal, obrigado! Daqui eu não procuro por mais nenhuma outra ajuda online, porque será inútil. Conto mesmo com uma solução de vocês. Obrigado e desculpem as burradas!