Autor Tópico: Ubuntu Server - Rodando em máquina virtual (VirtualBox)  (Lida 2795 vezes)

Offline eliuccb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ubuntu Server - Rodando em máquina virtual (VirtualBox)
« Online: 02 de Novembro de 2011, 00:03 »
Olá pessoal,

Estou tentando emular o Ubuntu server para que eu possa utilizar a solução "OpçãoLinux PDC" como controlador de domínio e servidor de proxy transparente. Preciso aplicar esta solução em um instituto aqui de Curitiba, mas antes de tudo quero testar em uma máquina virtual, para antecipar problemas e soluções para o mesmo.

Instalei o Ubuntu Server corretamente dentro do Virtual Box, e instalei a solução mencionada utilizando os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]

wget http://www.opcaolinux.com.br/download/oplpdc/oplpdc_6.1004.2_final.tar.gz
tar xzf oplpdc_6.1004.2_final.tar.gz
cd oplpdc_6.1004.2_final/
./config.sh


Depois disso eu esbarrei no seguinte problema:

O Servidor recebe acesso a internet através da interface de rede eth0, que está conectado em modo NAT. O VirtualBox permite adicionar outras 4 interfaces de rede, e estas são as opções que eu posso escolher:

  • Não conectado
  • Nat
  • Modo Bridge
  • Rede interna
  • Placa de rede exclusiva de hospedeiro (host-only)
  • Driver genérico

Se fosse fisicamente o procedimento seria simples, eu iria conectar a eth0 no modem e a eth1 no switch, onde também iria conectar os outros computadores, assim eles estabeleceriam a conexão com o servidor, poderia ingressar no domínio e também na internet com as devidas permissões.

Eu tenho várias máquinas virtuais rodando para poder simular os computadores que irão ingressar no domínio, mas não sei como agir neste caso, ou seja, como emular uma espécie de switch e conectar a eth1 nele.

Posso estar falando caca, mas não consegui encontrar nenhum artigo que explicasse como efetuar este procedimento.

Para fins de referência deixo os links da solução "OpçãoLinux PDC" abaixo:


Offline eliuccb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Server - Rodando em máquina virtual (VirtualBox)
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2011, 19:15 »
Pessoal eu resolvi fazer uma ilustração para demonstrar melhor como eu preciso fazer para funcionar de forma adequada:



Eu consigo normalmente acessar a internet, a partir de qualquer uma das máquinas virtuais se a rede estiver em modo NAT.
Eu configurei a eth1 no ubuntu com IP estático, em seguida consegui ingressar no domínio a partir do Windows XP, isso funcionou, mas gerou um problema:

Se a rede do Windows estiver em modo NAT, e a rede do Linux estiver em NAT com o IP da eth1 192.168.1.2 e o IP do windows na mesma classe, ou seja "192.168.1.etc"  eu consigo ingressar no domínio com a máquina Windows, um computador consegue pingar o outro normalmente e cria a ilusão que está funcionando. O problema é que se o Windows está em NAT ele não passa pelo proxy para acessar a internet, ele acessa a internet diretamente, tanto que se eu desligar a máquina com o Ubuntu Server ele continua conseguindo acessar a internet, se eu definir regras no Ubuntu de acesso ele não obedece as regras.

Quais regras ele pega? Ele pega as regras de usuário. Se eu criar um usuário no Ubuntu e tentar logar no Windows ele vai logar normalmente, ou seja parte do PDC está funcionando. Se apertar CTRL+ALT+DEL no Windows e alterar a senha, ele vai mudar no Ubuntu a senha do usuário, e se eu gravar um arquivo no U: no Windows ele vai aparecer dentro da pasta Home do usuário lá no Ubuntu.

Mas para que funcione corretamente, ele não pode cortar caminho, ou seja, o Windows não pode estar em NAT.

A placa eth0 do Ubuntu tem que estar em NAT, porque ela é quem faz conexão com a internet, mas e a placa eth1 do linux? como ela deve estar? pegar ip por dhcp? estar em bridge? se sim com quem? com a do Windows ou a do VirtualBox?

Estou no meio de um dilema. Já tentei todas as opções e somente em NAT, com IP estático no Ubuntu eu consigo fazer a comunicação entre servidor e cliente. Se estiver em outro modo eu não consigo.

Sei que não entendo muito do Ubuntu, mas deve ter alguém ai que entende o problema e tem a solução. Estou Googlando igual doido e nada.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Server - Rodando em máquina virtual (VirtualBox)
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:46 »
Olá eliuccb,

Normalmente se você tem várias máquinas virtuais no mesmo hospedeiro que precisam se comunicar entre si, qualquer das opções (bridge, NAT ou Host-Only) serve. A diferença fica apenas quando essas máquinas precisam acessar a internet (NAT, Bridge), ou precisam ser acessadas a partir de outras máquinas físicas (Bridge).

O problema que eu vejo em te ajudar é esse tal "OpçãoLinux PDC". Sendo bastante sincero, nunca ouvi falar nisso, e não sei se poderia te ajudar em qualquer problema relacionado com ele. Sendo um pacote personalizado, recomendo que vc procure a equipe de desenvolvimento/suporte dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D