Gnome-Shell (3) + Ubuntu 11.10

Iniciado por renanpinto, 01 de Novembro de 2011, 15:07

tópico anterior - próximo tópico

renanpinto

Olá senhores,

Como minha primeira mensagem aqui no fórum, gosteria de solicitar ajuda sobre um problema que está me deixando muito insatisfeito nos últimos dias.

Fiquei muito ansioso para instalar o ubuntu 11.10, e assim que foi lançado fiz o download. Porém, ao instalar o Gnome-Shell, sempre aconteceu o problema como mostra a imagem:

http://i40.tinypic.com/23kw56w.jpg

Reparem a barra no topo..

Formatei a máquina e instalei em outro computador e o mesmo problema. Algumas vezes funcionava durante um tempo e dava esse problema. Mesmo assim que acabava de formatar e instalava o gnome eu entrava na sessão e dava isso. O engraçado é q o Unity funciona normalmente..

Já vi na internet sobre compatibilidade de plugins, conflito com o compiz, algo relacionada a placa de vídeo onboard etc.. mais nada referente a isso, é como só eu tivesse esse problema.. será?

E também as vezes está travando. Não consigo clicar em nada nem nada se meche, apenas o mouse.

Se alguém puder ajudar eu agradeço,

Abraços

agente100gelo

O maior problema de travamento do Gnome-Shell é a incompatibilidade de alguns temas.

Uma solução para remover o menu é:
sudo apt-get autoremove appmenu-gtk appmenu-gtk3 appmenu-qt

Outra é instalar o gnome-tweak-tool e desabilitar o gerenciar na área de trabalho.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

renanpinto

Nadinha..

Consegui remover o menu, mais ai não fica nada ali. Ou seja, a interface do gnome-shell não volta..

O gnome-tweak-tool eu já tinha, o  que fiz agora foi deletar todas as extensões direto na pasta, pois ele não abre.

Tentei reinstalar o gnome-shell pela central de programas e nada..

O que devo fazer?

Abraços

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

renanpinto

Não, não instalei nenhum tema.. Só cheguei a alterar entre os que já estão ali no gnome-tweak-tool.. Mais como eu disse, teve vezes que acabei de formatar e instalar o shell e o problema já aparecia..

BrunoPT

renanpinto

O alt+F2 bem como qualquer outro atalho do teclado não funciona...

Micaro

Renanpinto, meu gnome-shell estava apresentando erros também. Os menus haviam travado e o único comando que aceitava era Crtl+Alt+Del para encerrar a sessão, resolvi com esse procedimento:

1. Abra o terminal (Ctrl+Alt+t);
2. Mude para root (sudo su)
3. Navegue até a pasta /usr/share/gnome-shell/js/ui/
4. Abra o arquivo "dateMenu.js" (gedit dateMenu.js);
5. desça até a linha 214 e "comente" a linha this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat));

Ficará assim: /* this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat)); */

Os caracteres /* e */ servem para deixar o texto como comentário dentro do arquivo.

Espero ter ajudado.

Abç.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,88304.0.html

renanpinto

Bom, realizei o procedimento que o Micaro indicou. Encerrei a sessão e entrei com o GNOME.
Para minha alegria, voltou a funcionar.

Fiquei em dúvida se foi o procedimento acima que deu certo, então editei novamente o arquivo e retirei o comentário. Reiniciei e continuou funcionando..

Sendo que eu já tinha deletado todas as extensões que havia instalado. Então resta saber se foi um conflito com alguma.. Fui reinstalando uma a uma, e até aqui está funcionando bem. Estou usando ele agora.

O que reparei, é que estou com o tema de janelas padrão, o adwaita. Qnd falei acima não foi o tema que troquei, e sim o tema das janelas. Vou manter ele para fazer um teste.

Por hora, não vou colocar o tópico como resolvido, pois da última vez demorou 2 dias para o problema voltar..

Se alguém tiver alguma informação a acrescentar, seria interessante.

Abraço a todos

cygnusx-1

Comigo também aconteceu isso durante um tempo, mas pra mim ficava só a barra de menus com o papel de parede, sem ícones, acontecia só às terças e aos sábados, tem alguma coisa a ver com caracteres diferentes (acentos e ç) na data, já resolvi com uma dica postada em outro tópico.

renanpinto

Pois é, o problema voltou.. O que o colega acima tem um certo sentido, poi notei que o relógio havia congelado. ele exibia a hora congelada no painel, porém quando fui vr as conf dele a hora estava certa.

O amigo poderia citar o link do tópico em que resolveu o problema..

Não parece haver um solução, ou ninguém teve esse problema. Já não sei mais o que fazer. Eu gostei muito do gnome-shell, ainda mais comparando ao unity. Acho que uma saída para que eu possa continuar usando essa interface é migrar para o fedora até os desenvolvedores do ubuntu identificarem e corrigirem esse problema. Talvez só na versão 12.04, pois já atualizei o 11.10 várias vezes e não resolveu o problema.

Se alguém puder dar uma força eu agradeço.

Abraços

Ernesto

Fiz o procedimento postado aqui e me parece que resolveu o problema.
sudo gedit /etc/default/locale
Apague tudo o que estiver no texto. Copie, cole e salve o texto abaixo

LANG="pt_BR.UTF-8"
LANGUAGE="pt_BR:en"
LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"

Agora entre no terminal Ctrl+Alt+t e digite sudo update-grub para corrigir o grub dos erros de acentuação. Reinicie e pronto.

cygnusx-1

Citação de: Ernesto online 05 de Novembro de 2011, 09:56

LANG="pt_BR.UTF-8"
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"

Agora entre no terminal Ctrl+Alt+t e digite sudo update-grub para corrigir o grub dos erros de acentuação. Reinicie e pronto.

Reverti as alterações de outra dica q eu tinha seguido mas q não tinha dado totalmente certo (às terças o GS só entrava na segunda tentativa e apareciam caracteres estranhos no grub e na verificação do hd dutrante o boot) pra testar essa, funciona perfeitamente mesmo. Grande dica, Ernesto!
Abraço.

Ioca100

Citação de: cygnusx-1 online 05 de Novembro de 2011, 12:37

LANG="pt_BR.UTF-8"
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"

Reverti as alterações de outra dica q eu tinha seguido mas q não tinha dado totalmente certo (às terças o GS só entrava na segunda tentativa e apareciam caracteres estranhos no grub e na verificação do hd dutrante o boot) pra testar essa, funciona perfeitamente mesmo. Grande dica, Ernesto!
Abraço.

Engraçado colega, pois, também fiz a dica antiga e não notei esses caracteres estranhos e o GS entra numa boa no sábado, vou verificar na próxima terça e qualquer coisa , mudo aqui também.
Valeu a todos.
Usuário Linux- 449417

cygnusx-1

Citação de: Ioca100 online 05 de Novembro de 2011, 12:51
Citação de: cygnusx-1 online 05 de Novembro de 2011, 12:37

LANG="pt_BR.UTF-8"
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"

Abraço.

Engraçado colega, pois, também fiz a dica antiga e não notei esses caracteres estranhos e o GS entra numa boa no sábado, vou verificar na próxima terça e qualquer coisa , mudo aqui também.
Valeu a todos.

Aos sábados sempre entrava, só nas terças q na primeira vez ficava a tela vazia só com o papel de parede. Aí eu fazia logoff, tentava de novo e entrava.