Eu sou um dos que acreditam (e continuo acreditando) que isso não vai dar em nada. Sempre tem e terá algum hacker fodão pra driblar esse sistema, e logo aparecerá algum, não duvide disso. E outra coisa: o linux não é uma ameaça para a Microsoft, o Secure Boot foi pensado mais na segurança do que algo do tipo "ah, nós vamos colocar isso no boot dos pcs pra impedir que o linux domine nosso mercado, e quiçá o mundo! Muahahahah!" 
Falando nisso, não esqueçamos que têm computadores que já vêm com linux instalado (ubuntu, debian, satux...), ou seja, há a opção de comprar computadores já com linux e não compactuar de nenhuma maneira com o "malvado totalmente diabólico" Secure Boot.
Foi o que falei, o linux vai voltar a ser coisa de nerds, quem usuário simples de pc vai experimentar linux para ver se gosta, se sua instalação se tornar algo problemático, difícil mesmo.
Fala sério quem (leigo em linux) é que compra PC já com linux, muitos poucos e esses pcs aí são umas porcarias, salvo algumas exceções, com distros exóticas do linux. São PCs "descartáveis" na sua grande maioria.
Quando falo em guerra dos SOs não é querendo que um dia o linux domine o mundo não, não gosto desta prática de algo dominar tudo, que foi com a MS e a google anda pelo mesmo caminho, desta última nem uso todos os seus serviços, nem o seu navegador eu uso, quando muito tenho instalado aqui o chromium, mas uso mesmo o Firefox e o Opera. O primeiro por uma questão de apoio, o segundo para sempre ter outro navegador a disposição no caso de algo não abrir bem no primeiro.
Assista por completo o vídeo sobre a guerra dos browsers você vai ver como a MS age comprando as empresas ou ameaçado-as e vai ser a mesma coisa com isso, vai dizer que os fabricantes tem o livre arbítrio para aceitar outros SOs, mas na verdade, por trás não, e aí vai ficar naquele jogo a MS dizendo que são os fabricantes e eles a MS e nisso a instalação do linux vai ficando mais difícil e nunca vai passar de 1%. Nunca quis o linux dominando, mas sim com um percentual que os fabricantes de hardwares, principalmente, e de softwares aumentasse o seu suporte ao linux, somente isso. Que seus vírus e anti-tudo fiquem sempre por lá.
Falar nisso, tenho dual-boot com o windows Vista aqui (sim eu tenho no caso de algum programa só abrir por lá) e como minha licença do anti-virus KIS acabou fui testar outros e após pesquisas no av-test e av-comparatives resolvi instalar o G Data InternetSecurity 2013, rodei por completo a varredura de vírus e após mais de 3 horas somente nisso, ele não encontrou nada (será que foi o KIS quem me protegeu todo esse tempo?), mas vejam que absurdo ficar 3 horas varrendo o disco que nem é muito grande (150GB com 40GB ainda livre por lá) além de deixar o computador lento. Dou graças a Deus pelo linux ainda não ter isso, é sempre uma maravilha estar por aqui rodando tudo de maneira leve e não perder tempo em minha vida só para fazer uma verificação completa do HD, desfragmentar, então, nem se fala a demora.