Enquete

Qual o melhor SO da Linux ? e porque ?

Ubuntu
12 (75%)
Kubuntu
0 (0%)
Xubuntu
1 (6.3%)
Outrra.Qual ?
3 (18.8%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: Linux S.O  (Lida 2303 vezes)

Offline Rafa Henrique

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Linux S.O
« Online: 28 de Outubro de 2011, 16:42 »
Galera,quero saber na opinião de vses qual é o melhor sistema operacional da Linux e porque ?

e quais são as melhores versões

abrass

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Linux S.O
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2011, 16:52 »

Galera,quero saber na opinião de vses qual é o melhor sistema operacional da Linux e porque ?

Você escreveu como se o Linux fosse uma empresa que faz sistemas operacionais.  ;D

Respondendo o tópico: na minha opinião, é o Ubuntu. Principalmente as versões LTS.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Rafa Henrique

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2011, 16:53 »

Você escreveu como se o Linux fosse uma empresa que faz sistemas operacionais.  ;D

Respondendo o tópico: na minha opinião, é o Ubuntu. Principalmente as versões LTS.

intaum kkkkkkkkkkk

vlw aew :D

Offline Supermouse

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2011, 17:17 »
(pedantic mode on)

Esclarecendo a terminologia correta: Linux é o nome do kernel, o núcleo do sistema operacional. A união do projeto GNU, que tem diversos aplicativos open-source, e esse kernel cria o GNU/Linux, que é o sistema operacional.

Os nomes que você citou não são de "sistemas operacionais da Linux", principalmente no contexto que você citou, uma vez que, pelo que eu entendi, você se referiu "à Linux" como se fosse uma empresa, como se estivessemos falando de um dos sistemas operacionais da Microsoft. Linux não é uma empresa, é só o nome do kernel, e os diversos sistemas que você citou não são diferentes sistemas operacionais, mas sim o que o pessoal no mundo do Linux chama de "distros", ou distribuições.

(pedantic mode off)

Dito isso, vamos à diferenças. As chamadas "distros" são um kernel Linux com softwares GNU, compilados e masterizados em um formato possível de ser facilmente distribuído e instalado (hoje em dia imagens de CD e drives USB, mas eu me lembro que a muito tempo atrás, numa das minhas primeiras aventuras, eu precisei de 14 disquetes de 3 e 1/4). As principais diferenças entre cada distro são, em uma camada mais externa, a lista de softwares que vêm junto com ela, assim como eventuais customizações e patches que possam ser feitos a esses programas, e, de maneira mais profunda, qual é o sistema de gerenciamento utilizado. No mundo atual, a grande divisão está entre distros que são baseadas no Debian, e usam o sistema de gerenciamento dela, com instalação de programas por meio de pacotes *.deb, e distros baseadas em Red Hat, que usam pacotes *.rpm. Existem também outras distros que usam outras formas de instalação de programas, como a Arch Linux, Gentoo, etc, mas a maioria delas usa *.deb ou *.rpm.
De resto, com exceção dessas pequenas diferenças, qualquer distro pode ser usada da maneira que você quiser. O fato da distro X vir com tais programas instalados por padrão, e a distro Y vir com outros, não impede que você instale os programas da distro X na Y e vice-versa, então, no fim, a questão é mais de gosto pessoal do que diferenças técnicas.

Mesmo assim, a análise que deve ser feita é o uso que se dará à máquina aonde o sistema será instalado. Eu, por exemplo, para uso em desktop, gosto bastante do Debian e seus derivados, como os vários *buntu, e, apesar de achar a openSuSE uma distro interessante, nunca fui muito fã dos pacotes .rpm, então acabo nem usando. No entanto, para um servidor, não consigo pensar em uma distro mais adequada do que a CentOS, que é o Red Hat puro, sem o branding, e, obviamente, usa empacotamento RPM.

Por fim, as 3 distros que você citou na sua enquete são todas derivadas do Ubuntu. Todas elas usam o mesmo sistema de gerenciamento, usam o mesmo kernel e usam os mesmos programas em uma camada mais baixa, a única diferença entre elas é o ambiente gráfico que cada uma usa por padrão, e mesmo isso pode ser alterado (eu posso instalar o Ubuntu, decidir que eu não curto o Unity e instalar o Kubuntu-desktop por cima, e transformar de Ubuntu para Kubuntu). Então, a única questão de "qual é a melhor" nesse caso se baseia mais na preferência pessoal de cada um por determinado ambiente gráfico do que por tal variação ser tecnicamente melhor do que a outra.

No entanto, eu vou parar aqui, nessa explicação, sem me estender em qual distro é melhor e por que, porque esse assunto, sim, é tão polêmico quanto mamilos (e causa brigas, discussões, choro e ranger de dentes).
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline leandro842

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu - Linux for Human Beings!
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2011, 00:07 »
(pedantic mode on)

Esclarecendo a terminologia correta: Linux é o nome do kernel, o núcleo do sistema operacional. A união do projeto GNU, que tem diversos aplicativos open-source, e esse kernel cria o GNU/Linux, que é o sistema operacional.

Os nomes que você citou não são de "sistemas operacionais da Linux", principalmente no contexto que você citou, uma vez que, pelo que eu entendi, você se referiu "à Linux" como se fosse uma empresa, como se estivessemos falando de um dos sistemas operacionais da Microsoft. Linux não é uma empresa, é só o nome do kernel, e os diversos sistemas que você citou não são diferentes sistemas operacionais, mas sim o que o pessoal no mundo do Linux chama de "distros", ou distribuições.

(pedantic mode off)

Dito isso, vamos à diferenças. As chamadas "distros" são um kernel Linux com softwares GNU, compilados e masterizados em um formato possível de ser facilmente distribuído e instalado (hoje em dia imagens de CD e drives USB, mas eu me lembro que a muito tempo atrás, numa das minhas primeiras aventuras, eu precisei de 14 disquetes de 3 e 1/4). As principais diferenças entre cada distro são, em uma camada mais externa, a lista de softwares que vêm junto com ela, assim como eventuais customizações e patches que possam ser feitos a esses programas, e, de maneira mais profunda, qual é o sistema de gerenciamento utilizado. No mundo atual, a grande divisão está entre distros que são baseadas no Debian, e usam o sistema de gerenciamento dela, com instalação de programas por meio de pacotes *.deb, e distros baseadas em Red Hat, que usam pacotes *.rpm. Existem também outras distros que usam outras formas de instalação de programas, como a Arch Linux, Gentoo, etc, mas a maioria delas usa *.deb ou *.rpm.
De resto, com exceção dessas pequenas diferenças, qualquer distro pode ser usada da maneira que você quiser. O fato da distro X vir com tais programas instalados por padrão, e a distro Y vir com outros, não impede que você instale os programas da distro X na Y e vice-versa, então, no fim, a questão é mais de gosto pessoal do que diferenças técnicas.

Mesmo assim, a análise que deve ser feita é o uso que se dará à máquina aonde o sistema será instalado. Eu, por exemplo, para uso em desktop, gosto bastante do Debian e seus derivados, como os vários *buntu, e, apesar de achar a openSuSE uma distro interessante, nunca fui muito fã dos pacotes .rpm, então acabo nem usando. No entanto, para um servidor, não consigo pensar em uma distro mais adequada do que a CentOS, que é o Red Hat puro, sem o branding, e, obviamente, usa empacotamento RPM.

Por fim, as 3 distros que você citou na sua enquete são todas derivadas do Ubuntu. Todas elas usam o mesmo sistema de gerenciamento, usam o mesmo kernel e usam os mesmos programas em uma camada mais baixa, a única diferença entre elas é o ambiente gráfico que cada uma usa por padrão, e mesmo isso pode ser alterado (eu posso instalar o Ubuntu, decidir que eu não curto o Unity e instalar o Kubuntu-desktop por cima, e transformar de Ubuntu para Kubuntu). Então, a única questão de "qual é a melhor" nesse caso se baseia mais na preferência pessoal de cada um por determinado ambiente gráfico do que por tal variação ser tecnicamente melhor do que a outra.

No entanto, eu vou parar aqui, nessa explicação, sem me estender em qual distro é melhor e por que, porque esse assunto, sim, é tão polêmico quanto mamilos (e causa brigas, discussões, choro e ranger de dentes).
Interessante, o fato dos softwares baseados em Linux "rodarem eu qualquer distribuição" (salvo exceções, como incompatibilidade de repositórios), me leva a crer que a maioria dos softwares rodam em níveis de execução entre 2 e 5, enquanto no rindows devido as camadas de compatibilidade e compiladores como NET e RunTime, os softwares devem rodar em níveis de execução entre 3 e 6, talvez isso explique porque em determinadas tarefas o sistema operacional das janelas se mostra mais instável... Eu não sei até onde os níveis de execução interferem na estabilidade e no desempenho de um programa, mas que isso é uma variável inquestionável é fato :)  :)
MB: Asus P5KPL-AM, CPU: Core2Duo E8400 3.00Ghz (OC 3,6Ghz), RAM: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz, HD: Maxtor 7200 RPM 320 GB Sata II, GPU: GeForce 9400 GT (1280x720), Drive: Samsung SH-222AB, Rede: ADSL 10 Mb/s Down / 800 Kb/s Up, OS: Ubuntu Oneiric Ocelot 11.10 AMD 64 / Windows XP Professional x86.

Brodovisk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2011, 15:59 »
Creio que ele quis dizer qual a melhor distro nee?
Isso depende em que hard  vai usar e as facilidades que lhe convém,tipo usar flash,mp3 ,rodar videos ou rede ou se é em escritórios...
Eu já instalei o slackware e não reconheceu o drive da placa de lan na época, eu só tinha um pc e como ia baixar em site se não fiz dual boot e sem live cd na mão?Foi uma má opção , apesar que muito gostam para mim eu teria que compilar ainda depois de baixado, e as pendência de libs?Só iria ser dor de cabeça...seria uma má escolha para mim!O slackware é bom?Todas são boas, a diferença é que alguns já tem tudo mastigado e drivers padrões que já se encaixam , outras vai ter o trabalho de compilar se quiser rodar...Para mim o bom é a que funciona rsrs..

Offline Bluray

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2011, 18:02 »
Para mim o melhor Os linux é o Funtoo  http://www.funtoo.org/wiki/Welcome .
@CMatomic

Offline carioca

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2011, 01:12 »
Para mim o melhor Os linux é o Funtoo  http://www.funtoo.org/wiki/Welcome .
???
Caro Bluray,
Explique as razões porque distros baseadas no gentoo não são nada amigáveis e de dificil configuração. Realmente depois de instladas são excelentes.
Abraços.
 :)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/