Ola Luiz pelo que andei lendo em alguns posts do Galactus e do pessoal, vc nao precisa estar na maquina que vai receber o novo kernel para compilar, vc pode usar uma maquina mais potente e com mais recursos para fazer a compilação e depos instalar no Aton, pelo menos é o que eu me lembro.
Eu tbm lembro que o j4 (sao os jobs?) no caso se o seu processador tem mais de um nucleo vc pode acelerar a compilação com esse recurso, parabens pela iniciativa.
Platão
Estou apanhando um pouco nesse processo... Até agora, entendi que existem dois procedimentos diferentes:
1) O tradicional, feito a base dos comandos make;
2) O método debian, feito pelo make-kpkg.
No primeiro caso, que é o usado pelo Rodrigo, o -j4 seria para compilar quatro módulos por vez e com isso ocupar o processador e reduzir o tempo. No segundo, isso seria equivalente ao concurrency_level=2 (em maiúsculo).
Estou seguindo as dicas do galactus e editei os arquivos de configuração desempacotados com a fonte do kernel, substituindo as referências march=processador por march=native. Depois do seu comentário, refleti um pouco e cheguei a conclusão de que os parâmetros colocados no Makefile, por volta da linha 232, com o hostcflags acabam definindo o que é "native" (antes eu pensava que o GCC comparava com o hardware em que estava)
Mas, pelo procedimento que fiz e que o Rodrigo está fazendo, eu percebi que o que faltava era a questão de copiar o bzImage gerado para o diretório /boot .
Depois de compilar o novo kernel, pelo procedimento tradicional, percebi que as teclas de função do netbook não funcionavam e o desempenho não tinha mudanças perceptíveis. Então, resolvi removê-lo para tentar de novo e percebi a principal diferença entre esse método e o método debian: pelo make-kpkg o resultado é um pacote .deb que pode ser facilmente instalado e desinstalado por dpkg. Mas, pelo método tradicional, o novo kernel não aparece como pacote possível de ser removido.
Como faço para remover esse kernel que compilei do sistema? Simplesmente apago o vmlinuz-x.xx.xx dele e depois rodo o update-grub?