Autor Tópico: Novell não distribuirá drivers proprietários Linux  (Lida 1882 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Novell não distribuirá drivers proprietários Linux
« Online: 02 de Agosto de 2006, 13:24 »
Terça-feira, 01 de agosto de 2006 - 10h51

SÃO PAULO – A Novell decidiu não mais distribuir drivers Linux que não possuam o código-fonte aberto. A medida alinha a Novell com as recomendações da Free Software Foundation, que defende o uso puro de código-aberto em produtos Linux.

Com a decisão, os produtos Novell deixarão de acompanhar alguns drivers de vídeo desenvolvidos sob licença proprietária. A Novell, no entanto, disponibilizará em seu site os drivers para download, que podem ser feitos pelo próprio usuário.

Em comunicado assinado pelo vice presidente de produtos Linux da Novell, Holger Dyroff, a empresa afirma que “muitos desenvolvedores na comunidade Linux consideram que nossos produtos devem estar totalmente sujeitos aos termos da licença GPL”. Na mesma nota, Dyroff afirma que “em respeito a esta posição, a Novell adota uma política de distribuição compatível com a GPL”, diz.

GPL é a licença de software livre criada pela Free Software Foundation e atualmente sob processo de revisão pública. O movimento da Novell para restringir o uso de código proprietário teve inicio há alguns meses quando a empresa anunciou que o sistema Suse Linux 10 teria uma versão com código totalmente aberto, o OpenSuse.

Fonte: Info OnLine - http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082006/01082006-5.shl
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Novell não distribuirá drivers proprietários Linux
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2006, 15:37 »
Pessoalmente não acho legal isso. Lógico que se tudo fosse tecnologia aberta ia ser melhor, mas alguns drivers acho fundamentais continuarem sendo fornecidos, como da Nvidia e ATI. Acho que isso pode ser um tiro no próprio pé da Novell...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Novell não distribuirá drivers proprietários Linux
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2006, 16:45 »
Não vejo muita diferença nisto, pois as placas tanto da ATI quanto da NVidia funcionam bem sem os drivers proprietários, embora não tenham aceleração 3D por hardware.

Quem sabe que precisa de aceleração 3D, com certeza vai saber adicionar um mirror ao YaST.

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740