Com certeza é mais leve! Eu fiz testes aqui meu filho (tenho 256 RAM):
KDE 3.5.3 + Opera (Shared-QT) + Kopete (QT) = 238 MB RAM
Gnome 2.14.2 + Firefox (GTK) + aMSN (tk/tcl) + Gaim = 145 MB RAM
Bem, para começar o Opera não é o navegador "oficial" do KDE, este posto pertence ao Konqueror (que na minha opinião é mais leve). E depois, o consumo de memória pode variar, dependendo a quantidade de abas abertas, em ambos os navegadores.
Não vou nem comentar sobre o aMSN, comparar o consumo de memória dele com o Kopete é até covardia.
E sobre testes, não tenho como exibir um agora, pelo simples fato de eu não estar usando o GNOME, e o KDE que estou usando agora estar extremamente "inchado", com muita coisa aberta ao mesmo tempo.
O meu maior teste de "leveza" foi instalar o KDE em um Pentium MMX 200, com 96MB de memória, onde o GNOME sequer abriu. O sistema com o KDE ficou lento, não há como negar, mas funcionou e até gravou CD!
Experimente abrir o KDE, utilizando o mínimo de detalhes visuais possível:
KDE 3.4.x + Konqueror + Kopete
O consumo de memória vai ser bem mais modesto.
Ah, e se utilizarmos o Koffice ao invés do OpenOffice então... nem o GNOME Office é tão leve quanto.
Incontestável. Quanto à limpeza, realmente, vc não acha o que quer simplesmente pq vc está acostumado com o KDE, porque estava com preguiça ou outra coisa similar. Volto a dizer, eu tinha essa visão, até mudar de vez pro Gnome e ver como ele é prático, objetivo. Não gostou? Mude as opções, afinal o Gnome é muito flexível.
Não acho o que quero, porque simplesmente não existe! ou não está corretamente documentado ou facilmente localizado! preguiça, tenho um pouco, mas te garanto que não foi isso que me impediu de usar o GNOME.
Por exemplo:
No KDE quando preciso abrir um programa como super-usuário (geralmente o VMWare) simplesmente digito alt+F2, e escolho "executar como usuário diferente", opção inexistente ou escondida no GNOME. Também gosto de mudar a prioridade do processo, aumentando quando estou fazendo um trabalho muito intensivo no computador, como conversão de vídeo ou música. Mais uma vez, essa opção não existe no GNOME.
Quando eu instalei um joystick, também não encontrei um programa ou módulo para calibrar o mesmo. O KDE possui.
A integração de temas e cores também não foi tão simples, precisando de um programa (Polymer) para deixar as minhas aplicações desenvolvidadas em ambientes diferentes ficarem mais parecidas. O KDE utiliza as mesmas cores e fontes dele, nas aplicações GTK, o contrário não acontece.
Eu poderia citar muito mais diferenças irritantes e/ou pouco produtivas pra mim, mas no momento são essas que eu lembro. A filosofia "gnomística" do "menos é mais" não me atrai.
Eu acho o contrário. Abra o Firefox nos dois ambientes e depois me responda. Eu uso o Kommander aqui no Gnome, parece que abro dentro do KDE.
Uso pouco o Firefox, mas posso citar como exemplo o Konqueror e o Amarok, que no GNOME levam muito mais tempo para abrir do que no KDE.
Aqui eu estou usando agora o GAIM e o Thunderbird, a diferença no tempo de abertura não é tão grande assim em comparação ao ambiente GTK.
Mais original que o KDE é, sem dúvidas. Menu embaixo e com um "K" que parece um "Iniciar" tbm me lembra alguma coisa.
Não vejo grande diferença em originalidade plagiar a Microsoft ou plagiar a Apple, sem falar que este mesmo menu que fica embaixo no KDE, está em cima no GNOME. Talvez um pouquinho mais "espalhado", mas ele ainda está lá.
É mais prático alterar temas no Gnome, sem falar que os temas para ele, na minha opinião, são muito mais bonitos e não pesam na máquina. Já tentou usar Baghira no KDE? Sempre tentava, toda semana, achar um tema legal pro KDe na época que ainda o usava; nunca conseguia, ele parecem todos iguais, mantendo aquele esquema "Drag queen", conforme citado. No Gnome não, há muita diferença entre os temas, e a qualidade, NA MINHA OPINIÃO É MELHOR.
Neste aspecto você tem toda razão, é muito mais prático instalar novos temas no GNOME, bastando um simples "drag 'n' drop", mas não vejo muita dificuldade em ir no centro de controle e alterar. Não entendi direito o que quiseram dizer com "drag queen", mas não considero os temas do KDE iguais, já usei muitos e se ficarmos apenas nos padrões, acredito que do tema "Redmond" ao "Keramik", passando pelo "Lipstick", haja uma diferença enorme! muito maior do que nos temas padrões do GNOME por exemplo.
E já usei sim o Baghira do KDE, mas não curto muito o visual do Mac, acho o design das janelas um pouco distante da beleza do tema metálico utilizado.
A integração Hardware-Software-uauário é melhor no Gnome, sem dúvidas. Pergunte ao meu irmão de 10 anos em qual ambiente ele prefere trocar músicas do MP3, acessar CDs e fuçar no PC.
Não mostre para ele o Amarok!
Isso sem falar que as bibliotecas do QT são proprietárias, da Troll Tech , podem ver no WikiPedia. As GTK são totalmente livre.
Errado, as bibliotecas QT são software livre sim! Licenciadas pela GPL 2. Esta história aliás é velha, a única restrição no licenciamento da QT é quanto ao uso em aplicações proprietárias, da mesma forma que o MySQL, possui duas licenças o que de um certo modo, a deixa mais livre ainda no sentido de incentivar a abertura de código.
http://kdemyths.urbanlizard.com/myth/10