Autor Tópico: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)  (Lida 4690 vezes)

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Online: 07 de Outubro de 2011, 23:25 »
Desculpem o titulo com poucas explicaçoes, e me desculpem também se postei isso no lugar errado.

Antes de mais nada gostaria de dizer que nao tive muito como procurar a resposta no google ou aqui no forum, pois nao sei explicar claramente o problema em poucas palavras e nao conheço bem os termos técnicos todos.

O fato é que instalei o Ubuntu numa maquina que ja vinha com o windows 7. A instalaçao se deu sem dificuldades e o sistema funcionou corretamente por alguns dias.
Passou-se o tempo (sao coisa de 15 dias mesmo q instalei, nao sao anos ou meses) e as vezes falhava na inicializaçao. Aparecia o boot normal, eu escolhia o ubuntu, aparecia o grub (uma coisa q eu ja achava estranha, o grub depois do boot, mas, ok, é aceitavel), eu iniciava o linux normalmente, mas entao ficava tudo preto.
Reiniciava o pc, e dava certo. No prob.

Hoje, infelizmente, depois de fazer a seleçao com o grub ficou tudo preto de novo. tres vezes seguidas.
Apertei um F1, me vem umas escritas estranhas q eu nao entendo...
No f2 me vem o terminal. loguei com meu login e senha. Entrou. Eu estava no terminal pelo f2 normalmente. Apertei f7, para tentar abrir as janelas graficas, mas me aparecem dezenas de escritas, quase todas (se nao todas) falando da minha Radeon.
Voltei pro f2.
Naveguei um instantinho pelas pastas.
E tentei o comando "shutdown -h now"
pediu senha. forneci a senha...
E ele disse que estava desligando imediatamente.

Mas nao desligou.

Tentei o comando ctrl+alt+del.
ele disse que estava reiniciando imediatamente.
Mas nao reiniciou.
E ficou por isso mesmo.

Nao faço ideia de qual seja o problema e nem de o que o causou. Meu win7 funciona normalmente, e é dele que vos estou escrevendo.
Agradeço aos que puderem me ajudar.

EDIT: ao terminar de postar, reiniciei e deu certo. Estou no ubuntu agora. Mas continuo querendo entender o que acontece.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 23:46 por Shodan »
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"


Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2011, 20:04 »
Opa!!
Hj tive um problema bem parecido com o seu,meu ubuntu não logava na parte gráfica so via terminal
quando apertava f7 dava uma tela com msg de erros creio que a mesma q a sua então dei o seguinte comando

logado como root:

/etc/init.d/gdm restart

e funcionou!!!  :-)
Isso fazo gnome ser reiniciado

Espero que ajude ok
Abraço




Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2011, 12:08 »
Bem, obrigado pessoal, mas continuo com problemas pra acessar meu Ubuntu.

Inicialmente apliquei as dicas ditas nesta pagina. Na primeira vez consegui abrir o ubuntu, mas ele veio com configuraçoes de video horriveis e com um visual diferente. Achei q tinha sido upgrade pro novo 11.10, mas quando cliquei la em versao me indicou o 11.04 ainda. Nao encontrei o update manager, e nao consegui fazer nada nele. Sai daquele sistema estranho e deixei pra tentar resolver mais tarde.

Agora tentei ligar novamente... ele carrega a tela purpura do ubuntu, carrega o grub, mas nao entra nem na tela de login.
Fica aquela imensidao purpura que carrega algo por uns 40 segundos, e entao nao faz mais nada.

Bem, anteriormente eu nem conseguia desligar o sistema. Agora ainda consigo... aperto o shutdown do proprio note, e a tela roxa muda pro logotipo do ubuntu, com aquelas bolinhas carregando embaixo. Alguns segundos depois, reinicia.

Nao sei por que, meu ubuntu demora muito pra iniciar, e estou rodando-o numa maquina muito boa (i3, 4GB ram, 2GB video).
Estou tentando conhecer o sistema, mas fica dificil se nem mesmo consigo acessa-lo... :(
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 12:58 »
Tem que ativar o driver de video
sistema >> admistração >> drivers

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:59 »
Bem, eu mexi la nos drivers e realmente estava desativado.
Nao sei dizer se a qualidade da resoluçao melhorou, mas eu estava conseguindo acessar o linux.
Infelizmente, nao sei o que houve com a barra lateral de ferramentas. Existem somente uma barra superior e uma inferior, bem diferentes do que eu estava recem acostumado.
Também nao consigo fazer o upgrade pro 11.10.

Acho que vou baixar o 11.10, salva-lo em meu pendrive e formatar o linux.
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:28 »
Sua placa é Radeon pelo o que você disse.

Se você instalou os drivers proprietários da Radeon, esse pode ser o seu problema.

A ATI/AMD não desenvolve drivers proprietários de uma qualidade muito boa. Eu sei disso porque também possuo uma e já tive dor de cabeça por causa dos drivers proprietários. O melhor a fazer é desativar o driver proprietário e deixar o driver opensource tomar conta de tudo.

Eu também recomendo o Ubuntu 11.10 porque ele possui a barra lateral que você está acostumado por padrão e poucos bugs que eu já vi, mas pelo menos até agora está estável na minha máquina.

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2011, 09:10 »
Thank you pedru.

Venho relatar a todos como eu, com muita dificuldade, resolvi o problema...

Depois de nao entender nada do que estava acontecendo, tentei reinstalar o ubuntu do CD. Eis que nao conseguia inicia-lo nem do CD, e isso estava me irritando muito. Baixei entao o ubuntu 11.10 e o salvei no pendrive. Na primeira tentativa deu errado, pois o programa indicado para fazer isso pelo windows formata o pendrive como fat32, e isso aparentemente se torna um problema pro linux. Quando formatei manualmente o pendrive em fat16 e feliz tudo de novo, ai deu certo.

A primeira instalaçao deu um erro desconhecido, e criou uma série de partiçoes bagunçadas no meu pc.
Precisei gerenciar manualmente todas as minhas partiçoes antes de finalmente instalar o 11.10.
Agora deu certo. Instalei o 11.10, e ele esta funcionando quase normalmente.

Mas, nao sei por que, nao consigo entrar em minha pagina de conta do google (somente o gmail), nao consigo logar o msn nem o facebook pelo empathy, minha internet esta muito lenta (no windows ela esta normal, é conexao a cabo), o banshee funciona so quando quer (eu mando tocar a musica e absolutamente nada acontece), e eu também nao consigo desativar a sessao de guest na pagina de login. Nao quero uma sessao guest, nem "outro usuario" disponiveis la. E minha fotinha nao aparece na tela de login :(

Nao consegui instalar o cartao de rede wireless nem a versao mais atualizada do driver de video (uma mais antiga porem funcionou). Me diz que deu um erro e me manda consultar jockey.log, que me da informaçoes que eu ainda nao compreendo direito... :(

Instalei outro player para substituir o banshee, bem como o chromium, no qual a internet continuava igualmente lenta.

O lado bom é que o grub agora funciona normalmente e corretamente, ao contario de como estava antes.

Alguém ai compartilha de minha dor e frustraòao com os primeiros passos no linux?
Cada vez que tento usar aquele sistema eu so me incomodo e me estresso. Mas serei persistente e vou aprender a usar o linux, custe o que custar. ahahaha.
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2011, 12:02 »
Outros problemas que estou enfrentando...

Quero que o grub nao apareça, somente faça o boot direto pro SO que eu selecionei como default.
So que mesmo apos ter lido e relido e reeditado mil vezes o arquivo /etc/default/grub e dado sudo update-grub, o grub continua aparecendo. Editei o tempo de boot, mas nao consegui fazer funcionar a opçao hidden_timout (sim, eu tirei o # que tinha na frente, e mudei o numero, mas nao funcionou do mesmo jeito).

O segundo problema é o brilho da tela. Toda vez q inicio o ubuntu o brilho da tela é reduzido ao minimo, e eu preciso aumenta-lo novamente. Tem como fazer isso nao acontecer mais?

Ultimo, e pior... varias paginas nao carregam, ou demoram muito pra carregar. Entre elas a pagina do youtube.
é impossivel usar um SO desse jeito... enquanto eu nao resolvo esses problemas, terei de me contentar com meu ruindous por mais algum tempo... =/
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 12:31 por Shodan »
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2011, 15:32 »
pelo o que li no seu post voce possui dois problemas distintos:

1 - problemas com video, com certeza por causa da placa hibrida do seu notebook, para entender melhor isso seria bom voce ler esse topico

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html

2 - problemas gerais de sistema de navegaçao, pra isso ṕrecisamos saber algumas coisas:
a) percebi que voce usa dualboot, entao gostaria se saber se sua instalaçao do 11.10 foi limpa, se voce formatou a partiçao que estava intalada anteriormente, se vc instaou via windows (por favor diga que nao) e etc.

Seus problemas de video aparentemente tem uma soluçao simples, ja os outros problemas parecem (e muito) com problemas gerados por instalaçao pelo windows ou uma instalaçao por cima de uma partiçao ja instalada.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2011, 19:17 »
Obrigado kriador. Logo mais eu tentarei acessar o ubuntu para corrigir o problema de video, de acordo com as instruçoes fornecidas.

Sobre a instalaçao, eu inicialmente tinha instalado o 11.02. Depois de varios problemas que estavam acontecendo, eu usei um programa no windows para formatar as partiçoes. Deixei, assim, os discos de recuperaçao, sistema e dados do windows, além de uma partiçao nao formatada de 10GB.

Salvei o Ubuntu 11.10 em um pendrive e iniciei a maquina. Dei boot pelo usb, e mandei instalar o sistema ali pelo ubuntu mesmo. Na tela de escolha entre instalar com o windows, apagar tudo ou escolher manualmente, escolhi manualmente formatar a partiçao de 10GB que deixei separada (EXT3) e instalar / naquela partiçao. Nao separei partiçoes de home ou swap, pois acredito que os 4GB de memoria do meu computador sejam suficientes para gerenciar isto (uso o linux com fins de aprendizado, nao uso aplicativos muito pesados).

Enfim, acredito que tenha sido instalaçao limpa, mas posso estar enganado.
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Problema: linux nao inicia corretamente. (sou noob, nao sei motivo)
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2011, 12:16 »
Bem, realizei os procedimentos sugeridos (com certa dificuldade para descobrir o q diabos era um script, mas acho que ja consegui aqui...). De fato possuo uma GPU integrada da intel e uma radeon HD 5470 dedicada.
Porém o resultado do script foi
Citar
"Unidade Grafica Atualmente em uso:
Erro de Leitura de Estado
Deseja Alterar para Erro de leitura de estado? sim nao"

Nao sei... por algum motivo desconhecido minha internet agora esta normal, e tudo aqui esta funcionante.
Youtube, google, foruns...
Mas temo que isso seja passageiro.
Se os problemas retornarem, vos faço saber.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 12:20 por Shodan »
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"