Autor Tópico: Unity estaria afastando novos usuários?  (Lida 49652 vezes)

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2011, 17:43 »
Aqui em casa tenho uma filha que fica apavorada com quaisquer alterações, mas aqui ela usa o Unity e nunca reclamou, meu irmão é outro, mas também gosta do Unity. Eu uso qualquer um, mas prefiro o Unity.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 17:46 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Creto

  • Visitante
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2011, 18:16 »
pois no fantástico menu de procura basta apenas algumas letras do nome dos aplicativos
Fantástico para mim é ter tudo dentro do meu campo de visão.

T+

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2011, 00:41 »
Discussão interessante. Acho que o Unity é intuitivo sim, mas do jeito errado. Explicando: 1) não há necessidade daquele "Filtrar resultados" (isso só atrapalha os iniciantes), as categorias deveriam ficar sempre visíveis; 2) aquela "home" (primeira aba) é uma derma, seria mais interessante se ela fosse de programas mais usados e/ou de favoritos adicionados pelo usuário (isso eliminaria a necessidade de haver "usados mais frequentemente" em toda categoria na segunda aba); 3) "Aplicativos disponíveis para download" é outra porcaria que só ocupa espaço. Resumindo: a ideia é boa, o que falta é uma simplificação, de modo que você acesse o que quer mais rapidamente. Por outro lado, o campo de pesquisa e o painel lateral compensam esses obstáculos produtivos do menu.
Concordo com você, pra quem conhece os menus antigos por suas categorias fica fácil localizar programas, mas pra quem nunca os viu fica perdido e alguns programas até mesmo escondidos.
Eu não teria nada a reclamar da Unity se eu pudesse deixa-lá do meu jeito, mas acho que essa do usuário mal poder configura-lá vai durar pouco tempo.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2011, 00:58 »
Discussão interessante. Acho que o Unity é intuitivo sim, mas do jeito errado. Explicando: 1) não há necessidade daquele "Filtrar resultados" (isso só atrapalha os iniciantes), as categorias deveriam ficar sempre visíveis; 2) aquela "home" (primeira aba) é uma derma, seria mais interessante se ela fosse de programas mais usados e/ou de favoritos adicionados pelo usuário (isso eliminaria a necessidade de haver "usados mais frequentemente" em toda categoria na segunda aba); 3) "Aplicativos disponíveis para download" é outra porcaria que só ocupa espaço. Resumindo: a ideia é boa, o que falta é uma simplificação, de modo que você acesse o que quer mais rapidamente. Por outro lado, o campo de pesquisa e o painel lateral compensam esses obstáculos produtivos do menu.
Concordo com você, pra quem conhece os menus antigos por suas categorias fica fácil localizar programas, mas pra quem nunca os viu fica perdido e alguns programas até mesmo escondidos.
Eu não teria nada a reclamar da Unity se eu pudesse deixa-lá do meu jeito, mas acho que essa do usuário mal poder configura-lá vai durar pouco tempo.

Vai acabar sendo isso mesmo. Logo logo aparecerão meios (oficiais ou extra-oficiais) para configurar o Unity bem mais profundamente.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2011, 01:39 »
A proposta do unity para mim é muito boa, penso que ele é mais intuitivo que o gnome-shell, lamento que são esforços disperdiçados para interfaces muito semelhantes.

A barra fixa e o menu global do unity são muito bons. Enquanto que a barra de favoritos do gnome-shell me obriga a um processo a mais.

Para mim a 1ª tela do dash dos dois quando apertamos “super” são desnecessárias, toda vez que entro nelas vou para outra.

Quanto aos novos usuários, não sei se a procura por algo seja algo tão difícil assim. Se não estiver na barra lateral, tudo depende de uma pesquisa simple, assim como se faz no google, e o melhor não precisa digitar muito.

Em relação as crianças não alfabetizadas acredito que a coisa muda de figura, principalmente se não tiver na barra lateral. Qualquer dia desses farei uns testes com meu sobrinho de 4 anos.

Agora essa menimada dá nó em pingo d'água, eles se viram fácil. Operam as novas tecnologias com uma velocidade incrível.

Acredito que a Canonical esteja acompanhando a receptividade e rejeição ao unity, é uma empresa que tem um produto, logo, a opnião dos consumidores é fundamental.

Minha maior crítica ao unity-3d é a relação com o compiz, como dá problemas, acredito que é por isso que o gnome-shell ainda não é compatível, ao usarmos o 2d tudo muda, praticamente não há travamentos e lentidões.

Por outro lado, ao comparar o unity com gnome-shell, no meu hardware o g-shell ainda é lento, isso ocorreu com o ubuntu e fedora. Vi um no www.phoronix.com um teste compartivo e o g-shell perdeu a briga, embora os dois tenham perdido para kde.


Editado dia 07/11/2011
"Para mim a 1ª tela do dash dos dois quando apertamos “super” são desnecessárias, toda vez que entro nelas vou para outra."

Para tentar ser justo vou corrigir esse comentário.
No unity ainda acredito que a tela é inútil, porém, no gnome-shell ela é importante sim, facilita muito a troca de aplicativos abertos, fica melhor que alt+tab.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2011, 22:28 por Adriano R.N. »
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline sergiovaraujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
  • O senhor é meu Pastor....
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2011, 02:48 »
A proposta do unity para mim é muito boa, penso que ele é mais intuitivo que o gnome-shell, lamento que são esforços disperdiçados para interfaces muito semelhantes.

A barra fixa e o menu global do unity são muito bons. Enquanto que a barra de favoritos do gnome-shell me obriga a um processo a mais.

Para mim a 1ª tela do dash dos dois quando apertamos “super” são desnecessárias, toda vez que entro nelas vou para outra.

Quanto aos novos usuários, não sei se a procura por algo seja algo tão difícil assim. Se não estiver na barra lateral, tudo depende de uma pesquisa simple, assim como se faz no google, e o melhor não precisa digitar muito.

Em relação as crianças não alfabetizadas acredito que a coisa muda de figura, principalmente se não tiver na barra lateral. Qualquer dia desses farei uns testes com meu sobrinho de 4 anos.

Agora essa menimada dá nó em pingo d'água, eles se. Operam as novas tecnologias com uma velocidade incrível.

Acredito que a Canonical esteja acompanhando a receptividade e rejeição ao unity, é uma empresa que tem um produto, logo, a opnião dos consumidores é fundamental.

Minha maior crítica ao unity-3d é a relação com o compiz, como dá problemas, acredito que é por isso que o gnome-shell ainda não é compatível, ao usarmos o 2d tudo muda, praticamente não há travamentos e lentidões.

Por outro lado, ao comparar o unity com gnome-shell, no meu hardware o g-shell ainda é lento, isso ocorreu com o ubuntu e fedora. Vi um no www.phoronix.com um teste compartivo e o g-shell perdeu a briga, embora os dois tenham perdido para kde.
Concordo plenamente com o amigo,o Unity está mesmo afastando usuarios principalmente Iniciantes ,eu mesmo cai na besteira de atualizar o meu 10.04 para o 11.04 e não me adaptei com este menu incrivelmente bonito mas muito complicado.
No passado a Microsoft caiu na besteira de lançarem o rwindows vista que foi a maior decepção deles,os usuarios preferiam ficar com o velho Xp do que este sistema operacional que foi o maior umo da empresa,tanto é verdade que apressaram para lançarem o Seven e salvar a reputação deles.e nos usuarios do amado Ubuntu pensamos que nunca teriamos este problema.
aconselho os amigos experientes da canonical a desenvolverem um menu mais interativo e mais facil de lhe dar do qe este,eu mesmo preferi o menu classico porque é muito mais simples ok 

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2011, 12:04 »
Quem está afastando os iniciantes ou interessados são os próprios usuários mais antigos, de tanto que reclamam.

O Unity está ficando bom sim, o problema é que os usuários mais "experientes" querem comparar com interfaces que já existem a mais tempo e que já estão acostumados. O problema disso, é que nem sempre é só usuários antigos que leem esse mimimi.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:04 »
Essa onda de "Unity-haters" logo passa. Eu também não gostei do Unity, mas estou aberto (opa!) para testa-lo novamente, na próxima versão. Quem sabe até lá ele estará melhor, né.

Vocês vão ver, hoje tá um monte de gente reclamando e mudando de ambiente/distro, mas quando sair o 12.04 LTS, todo mundo irá voltar pra nave-mãe, que é o Ubuntu original (sem falsificações).  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:05 »
O GNOME 2.32 deixou o pessoal mal-acostumado. Esse é o problema.

Offline vitall

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2011, 17:54 »
Concordo com o pessoal que reclama com o unity em partes, 1) o q a canonical fez foi empurrar o unity goela abaixo da gente, ao menos deveria vir com o gnome shell junto, sei q ta redondinho trava pouco mas no quesito praticidade ainda nao esta bom e o q me irrita qnd uso e q toda hora "esbarro" o mouse na lateral e ela se abre uma vez ou duas passa batido mas toda hora e chato demais, testei o KDE, desculpem mas achei ele bem mais lento que o gnome tentei o lxde e achei espartano demais atualmente estou usando o enlightenment e acreditem para configura-lo de cara e meio chato mas depois q fica do seu jeito já era, e digo q ele fica exatamente como quiser pq vc pode personalizar do jeito q quiser desde "a barra lateral" ate o icone da bateria q pode ficar soziinho na tela.

apenas expressado minha opniao

clodoaldops

  • Visitante
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:45 »
"Novatos" se adaptam bem ao unity.
A chiadeira vem dos "antigos" que usavam e gostavam do gnome 2.32

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2011, 17:22 »
O GNOME 2.32 deixou o pessoal mal-acostumado. Esse é o problema.

Então. Eu estou usando a versão 10.04 LTS com GNOME 2.30.2 e só pretendo migrar para próxima LTS.

Mas andei fazendo testes de todas as novas versões usando Pen Drive. E a verdade é que ainda não me sinto confortável no Unity. Vou passar mais tempo testando a versão atual para ver se me acostumo.

Brodovisk

  • Visitante
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #27 Online: 13 de Novembro de 2011, 18:31 »
Hehehe só p/ rir mesmo , a questão é que alguns já tem uns hábitos e não querem quebrar porque já acostumaram com os atalhos e parafernalhas do velho gnome , eu acho que aprender nunca é demais, estou aqui na fase de adaptação do unity .
Não ligo que mudaram não , tanto faz , eu aprendo denovo...kkkk
Questão de gosta ninguém gosta mesmo de quebrar seus hábitos e não poder usar alguns recursos do modo que está acostumado e ficar com a seta perdido ou ficar limitado porque falta placa de video boa p/ rodar o unity pq é mais pesadinho...
Mais fazer o que, nada é como queremos!rs...por isso que tem a opção p/ usar o gnome ,só usar o gnome ué...
Uso ubuntu aqui , lubuntu no outro pc pq falta placa gráfica ,porém meu negócio é rapidez e boniteza não se pôe na mesa comigo!
Se fosse mais rápido e leve é claro eu ficaria mais feliz.
Quanto a aparencia com certeza fizeram de uma forma que provavelmente será usada em tables futuramente,fiquem vendo...

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #28 Online: 13 de Novembro de 2011, 18:50 »
Acho que é algo semelhante ao Windows 7, muitos não gostaram no começo e apesar de ter aumentado seu uso, muitos assim comoe eu ainda não largam o Windwos XP For Games por nada. Medo de mudança não é exclusivo de usuários Windows.

A propósito, o Ubuntu é focado no usuário final, se vocês não gosta disso, use outra interface ou ou distro, mas reverve sua opinião pra sí mesmo. Deixe os usuários finais conhecerem o Ubuntu, não façam FUD, por favor. A Microsoft está quietinha lá, assistindo tudo e dando risadas, pode ter certeza disso.

Desculpe o tom de revolta, mas é triste ver os a própria comunidade causando divisão. Se o Unity ainda não está como você quer, tenha paciência, entenda que a costumização será possível no tempo certo, mas a prioridade é a estabilidade da interface, usuário final pouco liga pra customização, e o foco são eles.

Precisamos deixar de ser egoistas.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #29 Online: 13 de Novembro de 2011, 18:53 »
Quem está afastando os iniciantes ou interessados são os próprios usuários mais antigos, de tanto que reclamam.

O Unity está ficando bom sim, o problema é que os usuários mais "experientes" querem comparar com interfaces que já existem a mais tempo e que já estão acostumados. O problema disso, é que nem sempre é só usuários antigos que leem esse mimimi.

Concordo!
Comecei a usar ubuntu no 10.04, mas larguei rapidinho pra adotar o Unity!
o que estressa é a instalbilidade, principalmente do compiz, e algumas arestas que ainda precisam ser aparadas. Mas em termos de usabilidade, o unity da de 10 a zero no antigo gnome. Acho tudo o que preciso com um clique na barra lateral, fora que cada vez mais os aplicativos mostram informações na própria barra do unity, como progresso de downloads, transferencia de arquivos, emails novos, etc, sem que eu precise maximizar as janelas.