Autor Tópico: Unity estaria afastando novos usuários?  (Lida 49655 vezes)

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Unity estaria afastando novos usuários?
« Online: 19 de Outubro de 2011, 03:29 »
Há uma grande reclamação entre os usuários mais antigos sobre a Unity por limitar em partes a personalização, mas como sabemos esse não é o único problema da Unity, a Unity também tem uma incompatibilidade com placas gráficas e seus drivers proprietários, o que decepciona quem migra pro Ubuntu buscando um sistema mais leve e que use bem o potencial do seu computador, eu acabei indo pro lado KDE da força por esse motivo, acho que o Ubuntu está perdendo pontos com os novos usuários por essa incompatibilidade, que é a palavra que os usuários "windows" mais temem ao migrar pro Linux, eu realmente esperava que nessa nova versão fosse melhorar isso, mas a Unity continua só sendo boa pra tem tem placas gráficas intel e etc.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2011, 03:41 »
Não generalize. Não esqueça que fórum é um lugar que a maioria das pessoas acessa para resolver problemas, o que acaba gerando essa impressão. Claro, comparando com outras versões, tem-se mesmo reclamado bastante do Unity, mas isso não quer dizer que ele é um fracasso, ou que só funcione bem com placa Intel (tenho uma nVidia e está tudo perfeito). Poucos são os que postam sua boa experiência com o Unity, até porque não convém tanto num fórum.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2011, 08:21 »
Acho que nós temos de dar um tempo e apostar ao ubuntu.

Eu  sou um dos que reclamou bastante, mas agora estou com 11.10, provei o gnome e tenho a posibilidade de ir para o classico. Aqui já existe uma grande abertura do 11.04. A melhoria é notoria.

O unite está muito bem depois da inclusão dos menus, segue o problema de não permitir configuração e os menus que para mim deveriam aparecer de entrada.

O que sinto falta é:

Poder modificar os menus a minha vontade.
Poder modificar a área de trabalho a minha contade

O resto tenho conseguido tudo

Se vc instala o kdm sem o kde dá pequeno defeito. No meu o synaptic não entrava. Mas quem vai pegar ele sem o kde? No meu caso foi um erro, devo ter metido o dedão onde não devia.
Pode-se dizer que o lightdm deveria dar as opções, mas não meu caso não aparecem

O sistema está estavel em geral nota muito bom.

As inestabilidades de hartdware no meu caso não existiram.
AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 3800+  - Paca Abit 52N - Placa de Video NVidea NCP65 PCIExpress * Memoria Kingston 2G 2x1gb * Gravador de DVD LG * HD 140gb Maxtor * MAIS (case com HD 140gb )

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2011, 09:53 »
Não recomendo o Ubuntu para usuários leigos.
Unity e Gnome-Shell são legais, mas ainda imaturos.
Muita ações dele não são de fácil entendimento até para um usuário mediano.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Yaakov Bourne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • "A conquista do difícil torna os homens fortes".
    • Ver perfil
    • hyarmenadan.deviantart
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:40 »
Concordo com agente100gelo. E por esse motivo, hoje, para os novatos em Linux, eu recomendo mais o Linux Mint.
Confesso ainda que preferiria usar outra distribuição, como o Fedora ou o OpenSuse, mas estas não reconhecem minha placa de rede sem fio. E compilar manualmente é chato, já que quando sai um novo kernel tenho de fazer tudo de novo.
Yaakov Bourne.

Creto

  • Visitante
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:57 »
Não recomendo o Ubuntu para usuários leigos.
Unity e Gnome-Shell são legais, mas ainda imaturos.
Muita ações dele não são de fácil entendimento até para um usuário mediano.
Concordo com o agente100gelo, eu já estou até me comportando bem no GNU/Linux, mas daí passar a acreditar que posso deixá-lo a meu gosto facilmente ainda não arrisco, como ainda não baixei nada de ubuntu (kubuntu) 11.10, não posso falar muito, mas o que posso garantir é que será melhor o usuário iniciando usar o Lucid Lynx que se não me engano terá suporte até 2013, portanto ainda há tempo para que o unity e gnome-shell amadureça.

E assim, o unity/gnome-shell possa ser facilmente usado pelo iniciante. Sei que sou suspeito para falar, pois prefiro o KDE.

T+

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:19 »
Gnome-shell traz umas das coisas mais bizarras que já vi: Não tem a opção desligar no menu principal. Para aparecer você precisa apertar ALT para que a opção suspender se transforme em desligar.

Quem foi o gênio que criou isso?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:29 »
Gnome-shell traz umas das coisas mais bizarras que já vi: Não tem a opção desligar no menu principal. Para aparecer você precisa apertar ALT para que a opção suspender se transforme em desligar.

Quem foi o gênio que criou isso?

Talvez aquele que ache que computador tem de ficar ligado 24h por dia, 7 dias da semana, kkkkkkkkk....
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:31 »
O unite pode ser usado por qualquer iniciante sem problemas, me animo a dizer que até por crianças.
Ele muito intuitivo e rápido, o problema é para o intermédio em linux ou os mais avançados, estamos habituados a flexibilidade do sistema. Os novatos nem sentem, e o sistema está muito estável, mais estável que o papai debian.

Inclusive a estabilidade do java que nesta versão melhorou muito. O pessoal fez um excelente trabalho tendo em vista que o do oracle passou a ser pago.

O windows cobra não só o sistema como cada driver, e a microsoft fez uma dinheirada invejável com o redhat linux, vendendo drivers proprietários que colocou no sistema.

Não acredito que nenhum novo usuário se afate pelo unite, inclusive por que eles não conheceram o gnome 2.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:39 »
O unite pode ser usado por qualquer iniciante sem problemas, me animo a dizer que até por crianças.

Não. Testei com meu filho de 7 anos.
Menus escondidos e janelas que se agrupam num único ícone não são intuitivos.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:39 »
Acho que está havendo um equívoco, o java da antiga Sun, hoje Oracle, não passou a ser pago, apenas o seu dono não renovou a licença para o mesmo ser distribuído como pacotes (.deb, .rpm, etc) pelas distros linux nos seus repositórios, sendo necessário agora ir ao site do java e baixá-lo por lá. Somente isso.

Quanto ao Unity acho que ele está mais fácil de usar pelos que já conhecem o sistema ao invés dos usuários novatos, pois no fantástico menu de procura basta apenas algumas letras do nome dos aplicativos para abri-los e quem conhece o sistema sabe o que quer, o que tem no Ubuntu, já um novato vai ficar perdido um pouco de início.

Acho que tá tendo é muito mimi dos usuários veteranos quanto ao Unity/Gnome Shell, tão parecendo o tiririca: se não voltar ao modo clássico eu vou moreeeeeeeé!
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 14:41 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:58 »
Acho que tá tendo é muito mimi dos usuários veteranos quanto ao Unity/Gnome Shell, tão parecendo o tiririca: se não voltar ao modo clássico eu vou moreeeeeeeé!

hahaha!

Parafraseando o grande filósofo citado: "Pior que tá não fica" (Tiririca, Palhaço. 2010 TM).

Eu acho que está ficando legal. Com um pouco mais de maturação ficarão legal.
PS: Eu uso o Gnome-Shell.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2011, 15:01 »
Discussão interessante. Acho que o Unity é intuitivo sim, mas do jeito errado. Explicando: 1) não há necessidade daquele "Filtrar resultados" (isso só atrapalha os iniciantes), as categorias deveriam ficar sempre visíveis; 2) aquela "home" (primeira aba) é uma derma, seria mais interessante se ela fosse de programas mais usados e/ou de favoritos adicionados pelo usuário (isso eliminaria a necessidade de haver "usados mais frequentemente" em toda categoria na segunda aba); 3) "Aplicativos disponíveis para download" é outra porcaria que só ocupa espaço. Resumindo: a ideia é boa, o que falta é uma simplificação, de modo que você acesse o que quer mais rapidamente. Por outro lado, o campo de pesquisa e o painel lateral compensam esses obstáculos produtivos do menu.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2011, 16:35 »
Essa discuçao ainda vai persistir muito, no caso de leigos ou iniciantes é inegavel que o gnome-classic é mais intuitivo, mas nao pelos motivos que se diz, ele é mais intuitivo por que tem uma semelhança maior com o sistema operacional que 99.99% das pessoas começa usando: o windows.

o unity, IMO, tem uma seria crise de identidade, a versao 11.10 é uma evoluçao grande da 11.04, mas ainda assim é confusa, pouco intuitiva e essas perdas nao sao compensadas por qualquer outro recurso oferecido. As melhorias da 11.10 sao (como qualquer usuario do gnome-shell pode perceber) alguns passos do unity em direçao a interface do gnome-shell (da qual todo mundo tambem reclama).

mais uma vez IMO, o gnome-shell é muito mais intuitivo que o unity, apesar da sua interface em geral demandar um clique a mais para realizar algumas operaçoes, mas pra coisas como "abrir um aplicativo que nao esta na sua barra de favoritos" o gnome-shell é muito mais eficaz. Apesar de disso, tambem nao considero o gnome-shell intuitivo pra leigos pelo menos motivo ja citado acima, ele difere muito do lugar comum de S.O. em que a maioria das pessoas começa.

No caso especifico do gnome-shell o clique a mais e alguma perda de intuitividade foram compensados com uma interface enxuta, bonita, inacreditavelmente rapida e, se voce assim como eu considera isso importante, incrivelmente original. Quem ainda esta de mimimi pelo gnome-classic deve aproveitar o momento, pois a tendencia (pra todos os S.O.) é essa, a unificaçao da interface adaptavel para celular, tablet, notebook e desk, nao vai ter como fugir disso por muito tempo. 
Ubuntu Linux 10.10

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Unity estaria afastando novos usuários?
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2011, 16:56 »
Discussão interessante. Acho que o Unity é intuitivo sim, mas do jeito errado. Explicando: 1) não há necessidade daquele "Filtrar resultados" (isso só atrapalha os iniciantes), as categorias deveriam ficar sempre visíveis; 2) aquela "home" (primeira aba) é uma derma, seria mais interessante se ela fosse de programas mais usados e/ou de favoritos adicionados pelo usuário (isso eliminaria a necessidade de haver "usados mais frequentemente" em toda categoria na segunda aba); 3) "Aplicativos disponíveis para download" é outra porcaria que só ocupa espaço. Resumindo: a ideia é boa, o que falta é uma simplificação, de modo que você acesse o que quer mais rapidamente. Por outro lado, o campo de pesquisa e o painel lateral compensam esses obstáculos produtivos do menu.

Concordo com você, mais nos pontos 2 e 3 do que no 1. Esse tal de Aplicativos disponíveis para download é uma piada, completamente desnecessário. Quando ainda testava o Ubuntu 11.10 beta1 no VirtualBox, uma vez eu vi nesse menu a indicação do Unity 2D para instalação sendo que ele já vem instalado por padrão no Ubuntu 11.10. Acho que inventaram isso mais para ocupar espaço no menu, pois sem ele o menu fica muito reduzido, kkkkk.

Aqui eu só tenho usado a barra lateral esquerda e a telca super do teclado para abrir o menu onde digito as primeiras letras do aplicativo que quero e depois de listado abaixo clico nele e pronto.


... Quem ainda esta de mimimi pelo gnome-classic deve aproveitar o momento, pois a tendencia (pra todos os S.O.) é essa, a unificaçao da interface adaptavel para celular, tablet, notebook e desk, nao vai ter como fugir disso por muito tempo.  

Concordo com você neste ponto. Mesmo que o Unity e o Gnome Shell não prosperem num futuro próximo, outra solução do gênero irá aparecer no seu lugar, mas modo clássico será coisa do passado e quem vive de passado é museu.

Não gostou dos rumos do Gnome, mude para kde, xfce, lxde, openbox, etc. Ou use Debian que terá o gnome2 no seu modo clássico por mais tempo.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 17:07 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].