Autor Tópico: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu  (Lida 9349 vezes)

Offline Kakuma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Online: 05 de Dezembro de 2009, 00:03 »
Olá a todos!

Sou um desenvolvedor de jogos independentes e sempre tive interesse em portar meus projetos para Linux e optei pela distribuição Ubuntu por ser mais amigável com iniciantes.

Possuo outros dois SOs, XP Professional e Windows 7 64 Business. Instalei o Ubuntu 9.10 pelo Ubuntu Installer for Windows, pelo Windows 7. Até aí tudo correu bem, configurei o Ubuntu para suportar desenvolvimento e etc. Em um teste de um dos meus projetos o aplicativo rodou em fullscreen, mas eu não conseguia sair deste, tentei todas as teclas de atalho que eu conhecia para encerrar a aplicação ou para minimizá-la, mas sem sucesso tive que reiniciar o PC manualmente. Quando fui iniciar o Ubuntu novamente ocorreu um erro no GRUB que começou a apresentar apenas a sua bash:

Grub  version 1.97 beta 4
[Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists the possible completions of a device/filename. ]

Busquei na rede soluções para o problema, mas sem sucesso, muitos deles diziam para verificar se era um erro 13, 15 ou 17, mas para fazer eu precisava entrar com vários comandos que não eram reconhecidos pelo bash, como find e kernel. Ou então diziam para entrar pelo Live CD, o que não possuo.

Espero não parar de usar o Ubuntu por algo tão banal já que não posso usar um SO que, devido a uma comum reinicializarão forçada devido a um erro de programação, pare de iniciar e tranque meu trabalho em uma partição que (logicamente) o Windows não consegue sequer ver.

Partição 1: Windows 7
Partição 2: Windows XP
Partição 3: Projetos (Ubuntu instalado)

----- Editado um dia depois

Continuei procurando soluções e encontrei muita informação.

Aparentemente o erro é causado não pela reinicialização forçada, mas pelo fato de eu ter feito update no sistema na mesma sessão, este update modificou o GRUB (apropósito a versão 9.10 utiliza o GRUB2 Alpha, o que foi considerado por muitos usuários uma bela "cagada" por parte dos desenvolvedores da distribuição). Nesta modificação o GRUB já não encontra o Kernel uma vêz que ele está dentro de uma partição NTFS do Windows (instalação via instalador para windows(Wubi)), assim ele entra em Rescue Mode onde é preciso setar novamente a configuração do Kernel.

Aparentemente este erro é causado quase que aleatóriamente devido a versão do GRUB e a atualização da versão do Kernel para a versão 2.6.31-15, mas, aparentemente, não ocorre na versão -16.

As instruções mais úteis que encontrei são as da página oficial de Help do GRUB2:

1. ls -This will display the known devices and partitions. From this information, the user must determine the device and partition on which the system is installed.

2. set root=(hdX,Y) - X is the device/drive, starting with 0. Y is the partition, starting with 1. (Example: (hd0,1) is sda1. (hd3,5) is sdc5.

3. set - Note the $prefix listing. It should match the root designation above, in the following format: prefix=(hdX,Y)/boot/grub. If it doesn't, accomplish Step 3a.

3a. set prefix=(hdX,Y)/boot/grub - If incorrect, "no such disk" or "not found" errors will occur later.

4. ls /boot - Inspect the contents. The user should see varioius kernels, initrd images and the grub folder. If not, use the ls command to inspect the device and attempt to find these files and folders. If necessary, set another device as root.

5. insmod /boot/grub/linux.mod - Load the linux module. Without this module loaded, the user will receive an "Unknown command linux" message when trying to load the kernel.

6. linux /vmlinuz root=/dev/sdXY ro - Load the linux kernel, substituting the correct designations for "X" and "Y" (example: sda1). The user will see a message showing the kernel has been loaded. (See graphic in the previous section above)

7. initrd /initrd.img - Load the initrd image. When pressing enter, the user may or may not see a message in the terminal. (See highlighted graphic above)

8. boot - Load the initrd image. When pressing enter, the user may or may not see a message in the terminal. (See highlighted graphic in the previous section above)

Esta solução ainda não funcionou para mim pois no passo 4 os arquivos que encontro não condizem com nada sobre o sistema de arquivos do Linux. Talvêz por eu ter tentado muitos outros passos antes e sei lá se eu modifiquei alguma coisa a mais.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2009, 19:38 por Kakuma »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2009, 10:33 »
Se vc não tem o live-cd, então trate de arrumar um, baixe-o do site do Ubuntu pq o live-cd é uma mão na roda pra consertar problemas relativos ao sistema, principalmente a função "recuperar sistema defeituoso".
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline pjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2009, 16:52 »
olá

se estão com problemas na versão 9.10, aconselho a voltarem a usar a versão 9.04 pelo menos a versão 9.04 do ubuntu não tem problemas no grub, pois o grub2 da versão 9.10 é bata ainda e na minha opinião a canonical errou feio lançando as pressas o ubuntu com um grub na versão beta e cheio de bugs espero que corrijam esses problemas logo, pois eu voltei a usar a versão 9.04.

Offline Kakuma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2009, 19:38 »
Post principal Editado.

Offline bimector

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2012, 15:55 »
Quando corro o cd live do ubuntu não consigo ver a opção recuperar o sistema e a pasta do grub do wins está vazia.

Creto

  • Visitante
Re: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2012, 16:06 »
Olá bimector

Dê uma olhada nesse tópico que com quase certeza irá lhe auxiliar no seu problema, leia com atenção e tente executar os passos com calma:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.msg77378.html#msg77378

Boa sorte e espero ter sido útil de alguma forma.

T+

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Erro no GRUB, não consigo mais iniciar o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2012, 23:00 »
Se vc quer realmente usar o ubuntu.
remove esta instalação pelo "adicionar remover do windows". reparticiona seu HD. e instala realmente o ubuntu numa partição.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049