Olá galera,
Atualizei à dois dias meu ubuntu 11.04 para o 11.10 e tenho algumas observações a compartilhar.
Fiquei irritado com algumas coisa, mas outras me surpreenderam muito.
A primeira coisa que notei é que o Unity funciona com um pouco mais de estabilidade que no 11.04, mas tem um lance chato, o Gnome Classic não é mais do mesmo jeito, a barra de tarefas tá menos funcional e rola um problema com relação ao compiz bem irritante. Se você recarregar o gerenciador de janela o ambiente muda para o Unity sozinho e fica sem decoração nas janelas deixando-as sem possibilidade de movimentação. Isso me irritou tanto que preferi me render ao Unity.
Agora, sobre o Unity, exsitem duas coisas que me incomodam com relação ao ambiente de trabalho. Uma é o fato da barra de ferramentas dos aplicativos ficarem presos na barra de tarefas impossibilitando sua utilização quando solta da mesma. Essa questão torna bem desconfortável a utilização o Gimp. A outra coisa que me incomoda é a impossibilidade de adicionar aplicativos a barra de tarefas como o fusion-icon e o netspeed (que não têm a mesma funcionalidade sendo usado no cairo-docs). Espero que esses erros sejam corrigidos com o passar das atualizações.
O ponto positivo foi a estabilidade do Unity que aumentou. Mas ainda está lá o erro, basta tentar configurar o compiz e notar que dá erro com a decoração da janela e outras coisas como desktop 3D, cubo da área de trabalho e etc, que ficou dificílimo configurar, chatíssimo. Não conseguí obter o cubo pois não conseguí encontrar como alterar a disposição das áreas de trabalho como se fazia quando o alterador de área de trabalho ficava na barra de tarefas. Consegui obter um plano de dois lados em que se trabalha duas áreas de trabalho de cada vez, é como virar uma folha de papel, ficou legal, mas não era o que eu queria.
Um ponto positivo de verdade é o fato dos jogos que eu tinha instalados no wine estarem funcionando com desempenho superior, assim como o Dolphin emu e os jogos nativos como Heroes of Newerth. Não sei se em detrimento do Unity (pois grande parte das travações do wine eram pela utilização dos efeitos compiz no ambiente gnome), só sei que melhorou muito mesmo!!
De qualquer forma o Ubuntu continua muito estável, só que estou me sentindo sendo obrigado a deixar de usar o que já achava maravilhoso, para usar algo em que ainda não confio 100% (que é o Unity).