Ubuntu 11.10 Fiasco ??

Iniciado por edsonnota1000, 15 de Outubro de 2011, 11:36

tópico anterior - próximo tópico

rafaelsarilho

Aqui não tive nenhum problema no Gnome Shell, coloquei até login automático nele, estou achando ele bem superior ao Unity, mas cada um com sua opinião, alias, achei o Gnome Shell mais personalizável que o Unity.
Até Breve...  :D

cygnusx-1

Esse Gnome 3 vai bombar daqui pouco tempo.  ;D
Precisam urgentemente melhorar o nautilus, o brasero e o empathy.

linuser104

É o seguinte, também estava com esse problema nos acentos dos dias da semana, mas não fiz absolutamente nada, apenas, como de costume, as atualizações do sistema e então percebi neste sábado que o problema se foi, portanto acho que seguir a dica comentada aqui não é mais necessária para resolver o problema caso vocês atualizem constantemente o sistema.

Agora se o sistema está desatualizado a dica deve resolver segundo o Ioca100, entretanto resta saber se para ele resolveu porque havia também atualizado o sistema ou se foi com os procedimentos que ele realizou.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

cygnusx-1

Citação de: linuser104 online 29 de Outubro de 2011, 15:21
É o seguinte, também estava com esse problema nos acentos dos dias da semana, mas não fiz absolutamente nada, apenas, como de costume, as atualizações do sistema e então percebi neste sábado que o problema se foi, portanto acho que seguir a dica comentada aqui não é mais necessária para resolver o problema caso vocês atualizem constantemente o sistema.

Agora se o sistema está desatualizado a dica deve resolver segundo o Ioca100, entretanto resta saber se para ele resolveu porque havia também atualizado o sistema ou se foi com os procedimentos que ele realizou.
antes da meia-noite de sábado as atualizações estavam em dia aqui, pouco depois da virada de sexta pra sábado tentei entrar no GS mas ficava só o papel de parede. Na mesma hora usei a dica do Ioca100 e o problema foi resolvido. Assim q entrei no GS vi se tinha alguma atualização, só havia 3 para o empathy.
Agora vi aqui q tinham 2 para time zone, antes de instalá-las, comentei as linhas q eu tinha acrescentado no arquivo pra fazer o GS funfar pra ver se depois de instaladas alguma das atualizações resolveria, instalei, reiniciei e o problema voltou. Ou seja, pra mim, ainda não veio atualização pra corrigir, até mudei o servidor do principal para o brasileiro mas nenhuma atualização apareceu.

Ioca100

Aqui mantenho o sistema atualizado e nestas últimas atualizações  fiz o teste e não funcionou o gnome shell e o utf-8 permaneceu na data lá na barra, aí fiz o procedimento e tudo funcionou, esta dica eu vi aqui: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/indicator-datetime/+bug/874755    no comentário de Adriano.
Usuário Linux- 449417

linuser104

Vai entender, no meu Ubuntu 11.10 instalado no HD o erro nos acentos da data foram corrigidos e não fiz nada a não ser as atualizações do sistema, mas no mesmo Ubuntu, agora virtualizado no VirtualBox, o erro continuava e como lá estava desatualizado, fiz as atualizações e fui verificar permanecendo com o erro, então eu fiz assim:

sudo gedit /var/lib/locales/supported.d/local

e nele acrescentei a linha:

pt_BR.UTF-8 UTF-8

depois digitei:

sudo gedit /etc/default/locale

e troquei a linha:

LANG="pt_BR"

por

LANG="pt_BR.UTF-8"

e por fim executei os comandos:

sudo locale-gen -purge

e

sudo dpkg-reconfigure locales

E reiniciei o Ubuntu virtualizado e assim corrigiu o problema também.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

andremedeiross

Fiz uma instalação limpa, estava com fedora 14 antes
mas...
muito lento, e olha que meu note não é dos piores, o fedora e o windows 7 estão dando de 10 a 0 em desempenho

config no meu notebook:
Core i7 Q740
6gb de Ram DDR3
Nvidia Geforce Cuda de 1gb não compartilhada

o cooler está sempre em alta no ubuntu, creio q está havendo um super aquecimento
apenas com o firefox aberto está consumindo 2,5gb de ram

está apresentando lentidão ao abrir os aplicativos

achteutis

Citação de: andremedeiross online 29 de Outubro de 2011, 18:29
Fiz uma instalação limpa, estava com fedora 14 antes
mas...
muito lento, e olha que meu note não é dos piores, o fedora e o windows 7 estão dando de 10 a 0 em desempenho

config no meu notebook:
Core i7 Q740
6gb de Ram DDR3
Nvidia Geforce Cuda de 1gb não compartilhada

o cooler está sempre em alta no ubuntu, creio q está havendo um super aquecimento
apenas com o firefox aberto está consumindo 2,5gb de ram

está apresentando lentidão ao abrir os aplicativos

verifica o que está causando esse excesso no processamento, no monitor do sistema. Por vezes é um aplicativo específico. Aqui, por exemplo, ficquei receoso quando instalei o 11.10 e ele ficou beeeem lento no início. Depois vi que era na verdade o tracker, que instala junto, e que estava indexando meus documentos. Depois de tudo indexado, perfeito. Se for isso, espere um pouco até ele indexar, ou desative as opções no aplicativo do tracker.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

andremedeiross

demorou uns 3 minutos para desligar, mas agora liguei parece que melhorou o quadro, pelo menos a memória esta entre 600 e 700mb de uso, antes havia alguma rotina usando o phyton que estava consumindo processamento, agora não, mas ainda demora uns 5 segundos para abrir alguns programas ou pelo menos dar um feedback que foi clicado para abrir, o cooler tbm não está o tempo todo em alta também, vou ver se permanece assim, caso contrário baixo novamente a imagem iso e instalo só para tirar dúvida

vlw

mgrabelo

Também senti dificuldades como citado acima. No entanto antes de opinar resolvi passar um tempo com o unity. O problema, em alguns momentos, talvez seja nosso costume com o gnome. No entanto ao instalar o 11.10 e tento usar o gnome no modo clássico ele dá alguns problemas. Foi fazer uma apresentação o broffice impress e coloquei algumas fotos e aí começaram os problemas. A primeira vez travou e tive que voltar a trabalhar com o unity, e ficou bom. Para quem quer a opção de voltar ao gnome clássico pode se dar mal com o 11.10. Já até tentei usar o gnome-shell, mas por enquanto não acredito, para mim ser a hora. As novidades com o unity foram muitas, mas o velho e bom gnome do 10.10 ainda está instalado no meu computador e quando me dá uma saudade retorno a ele. Procurei até dá uma revisada na minha instalação, mas está tudo correto, no lugar certo. Posso neste momento concluir que se você instalar o unity permaneça com ele, só se houve uma necessidade muito grande para um retorno ao gnome clássico. Vale lembrar que testei tanto o clássico com efeito como o sem efeito. O gnome clássico sem efeito aqui na minha máquina deu mais travamentos do que o com efeitos. Tive a oportunidade de experimentar somente dois travamentos, mas no sem efeitos é grave.
Desde que comprei este computador sempre utilizei nele o ubuntu, seja com a instalação particionada com outras versões, seja com a instalação só ubuntu. Nunca deu um travamento e minha máquina, modéstia parte, é muito boa ainda. E ainda mais agora, a um ano atrás, troquei placa-mãe. Talvez a troca para unity tenha sido muito brusca, ou então eu estou ficando velho demais para experimentar novidades.
Talvez pelo saudosismo de querer permanecer no gnome, ou ainda de estar preso às amarras da tradição gnômica, estou preferindo variar no momento. Usei outras distribuições linux também, como debian com gnome, linux educacional com kde,  e passei um tempo com o xubuntu e o kubuntu, mas meu foco sempre foi o gnome. Experimentei outras distribuições com gnome também e nunca tive esta crise como agora com o unity. Posso chamar crise ou transformação, de aceitação - ou não - do novo.
Valeu pessoal, espero ter colaborado com a minha experiência pessoal do último mês já utilizado o 11.10. Observações: desde que saiu a versão beta desta versão do ubuntu venho experimentando em cd e pendrive. O mais interessante é que senti os maiores problemas só quando instalei definitivamente na versão final. Agora vou partir para o 12.04 LTS, porque meu objetivo é utilizar por mais tempo o ubuntu.

platao

Ola, se vcs ja usavam o Ubuntu+Gnome-do nao vao sentir quase nada de diferença ao usar o Unity.....inclui nas apostilas da assinatura abaixo manuais do software center e Unity e so baixar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rml

Pessoal, primeiramente gostaria de parabenizá-los pela grande disponibilidade de dicas e tutoriais sobre o ubuntu neste ambiente. Como sou novato em linux, fico receoso em entrar em maiores detalhes devido a falta de experiência com o sistema. Mas vou começar dizendo que o sistema não é m fiasco não, porquê:

-Instalei o Ubuntu 11.10 em dual boot com o windows 7 em meu note Lenovo U350 sem problemas, ou seja apenas seguindo os tutoriais disponíveis na comunidade. Até o temido particionamento tirei de letra, criação da pasta home, swap, etc....
- Já na instalação coloquei para baixar os drives de terceiros/baixar atualizações e bingo, assim que terminei a instalação estava tudo funcionando perfeitamente. Rede sem fio, rede cabeada, web cam, microfone, placa de video reconhecida, tudo mesmo.
-Depois fui na central de programa e instalei o navegador Chromium, também sem problemas. O pacote de escritório libreoffice também em português, na versão mais atualizada.
- Abrir as partições do hd e exportei todas minhas musicas também sem problemas. Não gostei do banhsee então instalei o VCL, via central de programas, muito bom.
- Tudo funcionando nos conforme, comecei a customizar o sistema, seguindo as dicas do Ubuntued, sem problemas, instalação de screenleste, temas, icones, tudo perfeito.

Em fim, uma experiência muito agradável com o ubuntu 11.10, achei o sistema perfeito, não posso reclamar de nada até agora. Simplesmente excelente, se as versões anteriores eram melhores que essa, agora fiquei com inveja.

shiguemoto25

Voltei pro 11.04.

De fato a lentidão deve ser porque não fiz instalação limpa mas a atualização. Mas o 11.10 deu-me problemas como icones do desktop sempre bagunçados a cada inicialização, a não possibilidade de personalização de cores de um tema (coisa que era simples no 11.04) e, por fim, a impossibilidade de definir quais os aplicativos de sessão (pra mim foi a gota d'água! Uso um gerenciador de área de transferência que iniciava com o sistema, mas no 11.10 não consegui fazer isso de jeito nenhum).
Por isso voltei ao 11.04. Espero que na versão 12 essas coisas mudem.

eliseu_carvalho

Griô

Citação de: linuser104 online 16 de Outubro de 2011, 18:06
Isso ocorre porque o libreoffice é gtk assim como o firefox, portanto você tem que usar algo nas configurações do kde (seria painel de controle?) chamado de gtk style algo parecido com isso para melhorar a aparência de aplicativos gtk no kde.

As fontes tem que usar o antialiasing, também nas configurações do kde.

Isso ainda é o que me faz gostar mais do Gnome que do KDE, meus aplicativos são mais em gtk e as fontes são melhores no Gnome. As dicas que falei antes são mais paliativos que melhoram muito o aspecto, mas não é como no Gnome.

Olá amigo,

Como vai?  Diga-me, você sabe como eu tiro o efeito cerrilhado, aliasing do Debian 6? Teoricamente o Debian usa biblioteca GTK também, mas as fontes não têm boa apresentação. Queria só ressaltar que uso GNOME lá!

Abraços

Griô