Autor Tópico: Dell Inspiron 64 bits (core i3) não reconhece placa de rede com Ubuntu 10.04 LTS  (Lida 3304 vezes)

Offline renatofer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Pessoal, boa tarde.

Sou iniciante no mundo do Linux (há cerca de 4 meses) e não estou conseguindo detectar a placa de rede do meu laptop, tanto com fio (cabo de rede) como sem fio (wireless).

Após algumas pesquisas na internet, vi algumas dicas de algumas pessoas, porém todas convergiam para a resolução do problema no terminal, que até aí não sabia o que era. Mais e mais pesquisas, comecei a interagir com o terminal e familiarizar-me.

Tenho um Dell Inspiron 14, com 4gb de ram, 320 de HD, processador core i3 primeira família de 64 bits e instalei nesta máquina o Ubuntu 10.04.3-desktop-amd64.

O resultado de minhas "peripécias" no terminal segue no arquivo .txt no link abaixo: (não conseguir postá-los aqui devido ao número máximo de caracteres ser 20.000, e só descobri isso na hora de postar)

http://www.4shared.com/document/WlOneI1u/Resultados_do_Terminal.html

O último código "sudo dmesg" ficou cortado em suas primeiras linhas, pois não consigo vê-las pelo terminal, a não ser que estas são as primeiras linhas e eu não soube identificá-las.

Agradeço a atenção de todos e qualquer ajuda será muito bem vinda.

Agradeço também ao nosso amigo fatecano que me ajuda aqui na Universidade Federal do ABC, pois tem me dado grandes dicas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 64 bits (core i3) não reconhece placa de rede com Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2011, 09:18 »
O seu problema ocorre por você estar usando uma versão do Ubuntu com kernel que não tem suporte para seu hardware de rede!

Já tentou usar uma versão mais recente ou terá que colocar um kernel mais novo nessa versão do 10.04.3!

Tenta o 11.04 ou  Mint 11, eles devem reconher suas placas de rede de primeira.


Outra dica é verificar o suporte do seu notebook oficialmente no site do Ubuntu. Mas você vai precisar do nome completo do seu Notebook, Dell inspiron 14 pol é genérico demais!


https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupport/Machines/Laptops?action=show&redirect=HardwareSupportMachinesLaptops

https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam/Old

https://wiki.ubuntu.com/Testing/Laptop
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 64 bits (core i3) não reconhece placa de rede com Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2011, 09:27 »
Citar
O seu problema ocorre por você estar usando uma versão do Ubuntu com kernel que não tem suporte para seu hardware de rede!

Ou seja, é mais um motivo para rodar o Ubuntu pelo Live CD antes de fazer a instalação.

Galactus, no caso dele o que eu sei é que ele gostaria de ter o LTS e se preocupar menos com estabilidade. A gente sabe que as outras versões também são estáveis, mas o LTS é melhor nesse sentido.  :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dell Inspiron 64 bits (core i3) não reconhece placa de rede com Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2011, 12:21 »
Não dá pra simplesmente executar aqueles comandos que eu costumo passar? É uma saída mais sucinta, e basta pra resolver, sei lá, uns 95% dos problemas que aparecem por aqui.

sudo lshw -C network

iwconfig

ifconfig -a

nm-tool


Como pode ser problema de não-reconhecimento, é bom incluir também a saída do lspci:

lspci

OBS: Os comandos devem ser executados exatamente como passados, observando letras maiúsculas, minúsculas e espaços. Observe também a diferença entre o L minúsculo (l) e o i maiúsculo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 64 bits (core i3) não reconhece placa de rede com Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2011, 16:12 »
A placa dele não é Atheros?
Se for, basta botar o driver...

A solução, reportada no seguinte "site", foi originalmente exposta em nosso fórum, pelo brilhante colega vascaíno aí de cima...:-)..

http://www.msilva.org/2010/12/como-instalar-placa-de-rede-atheros.html

Funcionou também no meu Lenovo.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2011, 16:18 por alevian »
Linux User 586375

Offline renatofer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 64 bits (core i3) não reconhece placa de rede com Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2011, 17:25 »
zekkerj, com os seus comandos descobri que minha placa é a Atheros, do mesmo modelo que o alevian disse. (Obrigado pelas dicas)

Executei como foi descrito no link de nosso amigo. O Ubuntu reconheceu minha placa, chegou a instalá-la mas mesmo assim não conectava. Ficava carregando como se estivesse conectando mas aí pára. Enfim, frustrado com este passo resolvi "rodar" pelo live CD só que com o Pen Drive, e com o Pen Drive deu certo! Conectei-o no computador e rodei sem instalar, automaticamente ele instalou o driver e consegui acessar a rede.

Definitivamente não sei o que está acontecendo quando tento usar o LTS amd64.

De qualquer forma, instalei o Ubuntu 11.04 32 bits, nesta máquina de 64 e está rodando bem. Não precisei instalar a placa de rede ou qualquer outro hardware que seja. Ele fez tudo automaticamente. Agora é esperar a LTS 12.04. (ansioso)

Obrigado pela ajuda de todos e tenha um ótimo fim de semana!