Autor Tópico: Não consigo acessar via NFS/samba/ssh  (Lida 1275 vezes)

Offline eduardohem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Não consigo acessar via NFS/samba/ssh
« Online: 12 de Outubro de 2011, 17:36 »


  Olá pessoal, estou com uma pequena dúvida sobre o que pode estar acontecendo nos computadores aqui do trabalho. Algumas máquinas onde há instalado servidor de NFS, samba e ssh só permitem o acesso a esses serviços se houver algum usuário logado na máquina servidora. Alguém sabe o que poderia ser isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo acessar via NFS/samba/ssh
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2011, 11:24 »
Essas máquinas provavelmente estão com a rede configurada via NetworkManager. O NM é ativado pelo usuário, assim a conexão de rede só é ativada quando o usuário entra na máquina.

Duas formas de resolver: primeiro, passe a configuração da rede dessas máquinas para o arquivo /etc/network/interfaces, assim ela vai ser ativada no boot. O NM vai passar a dizer que a rede é "não gerenciável", mas tudo bem, isso é esperado e não afeta em nada o funcionamento.

A segunda é transformar a conexão, no próprio NM, em "conexão de sistema". Só que me parece que pra isso vc vai ter antes que mexer no PolicyKit, liberando o uso de "conexões de sistema" no Ubuntu. Nunca fiz essa alteração, então não posso te ajudar mais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eduardohem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar via NFS/samba/ssh
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 16:17 »
Irei tentar na segunda depois posto o resultado.