Autor Tópico: ODF 1.2 inclui nova padronização para planilhas  (Lida 1123 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
ODF 1.2 inclui nova padronização para planilhas
« Online: 06 de Outubro de 2011, 14:36 »
Um anúncio oficial ainda deve ser feito pelo grupo OASIS, mas em sua lista de discussão oficial já se encontra o anúncio de Chet Ensign, Diretor do Desenvolvimento de Padrões, de que o padrão ODF 1.2 já foi aprovado. O Open Document Format for Office Application foi atualizado pelo última vez em fevereiro de 2007, com a aprovação do padrão ODF 1.1.

A principal mudança no ODF 1.2, de acordo com o arquiteto do padrão Rob Wier, é a introdução do OpenFormula, suporte a formato de metadados XML RDF/RDFa, e o acréscimo de suporte à assinatura digital. O OpenFormuça define, pela primeira vez no padrão ODF, o formato das fórmulas de uma planilha. A falta dessa especificação nas versões anteriores causou problemas com a interoperabilidade entre diferentes implementações de planilhas ODF 1.0 e 1.1. A OpenFormula da nova versão deve fornecer uma maneira padronizada para que qualquer programa possa trocar definições de fórmulas.

ODF é um dos formatos com reconhecimento e padronização ISO para aplicativos de produtividade, baseado em XML. Ele se encontra implementado em diversos softwares abertos, como o OpenOffice, LibreOffice, GNUmeric e Abiword e até mesmo em software "na nuvem", como é o caso do Google Docs.



Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz