Autor Tópico: Vincular extensão (.alguma_coisa) a um aplicativo específíco!  (Lida 5879 vezes)

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Vincular extensão (.alguma_coisa) a um aplicativo específíco!
« Online: 30 de Julho de 2006, 15:29 »
Olá comunidade!
No Windows existe um recurso que vinculo extensão de arquivos a um aplicativo específico, por exemplo: arquivos .DOC abrem como o Word, etc...

Não consegui encontrar onde faço isso no Kubuntu.

Hoje, por exemplo, quando baixo uma apresentação .PPT na tela de Download o sistema operacional não sugere aplicativo. Ele pede para eu escolher um aplicativo, ou gravar no disco e depois abrir. Como fazer para que na tela de Download já apareça como sugestão o aplicativo que eu determinar???

Um fraterno abraço,

João Zanella
Florianópolis, Brasil
« Última modificação: 30 de Julho de 2006, 15:31 por joao.zanella »
O conhecimento amplia a vida.

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Vincular extensão (.alguma_coisa) a um aplicativo específíco!
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2006, 16:26 »
Vincular arquivos a determinados aplicativos no momento do download, que eu me lembre, nem no Windows é possível.

Para associar tipos de arquivos a aplicativos no Kubuntu após o download, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha "abrir com".

Serão mostrados alguns aplicativos com os quais se pode abrir o arquivo e, caso você deseje abrir com algum que não esteja listado, escolha a opção "Outro...".

Um diálogo abrirá para que você escolha entre todos os aplicativos instalados aquele que deseja usar para a tarefa.

Caso queira que o aplicativo escolhido seja usado por padrão para aquele tipo de arquivo, basta marcar a caixa "Lembrar da associação de aplicativo para este arquivo".

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Vincular extensão (.alguma_coisa) a um aplicativo específíco!
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2006, 20:59 »

Galera,

Posso afirmar com 100% de certeza de que essa falta de vinculação automática das extensões aos aplicativos tem sido um dos grandes dificultadores para a migração definitiva dos usuários Windows para o ambiente Linux.

Imagina aquele usuário que recebe um arquivo *.ppt ou *.pps por e-mail e está acostumado a apenas clicar em abrir e o ambiente identifica que é uma extensão Power Point e abre automaticamente. No GNU/Linux Ubuntu é preciso vincular manualmente, na primeira execução, cada tipo de arquivo.

Sugestão: poderíamos criar um aplicativo para Linux que gerenciasse estas extensões em todos ambientes, do tipo *.ppt seriam abertas pelo OpenOffice por padrão. Caso usuário quisesse abrir com outro aplicativo, ai sim, deveria mudar as configurações.

Por incrível que pareça, no Linux as pessoas não estão sabendo identificar o que é um arquivo executável, tampouco o diretório onde encontram. Isso faz com que não se saiba vincular as extensões aos executáveis corretamente. Noutro dia, uma amiga me dizia que o Linux não abria as apresentações que recebia de suas amigas por e-mail. Fui a sua casa, e verifiquei que não havia a vinculação dos arquivos ao OpenOffice. Aí fica difícil, né?

Que tal? Quem é parceiro para criar esta ferramenta??

Um fraterno abraço, Zanella.
O conhecimento amplia a vida.

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Vincular extensão (.alguma_coisa) a um aplicativo específíco!
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2006, 10:09 »
Não dá para fazer vinculação automática com todas as extensões, porque as possibilidades são muitas. E existem extensões que não são exclusivas para um programa X.

Além disso, existem diversas distribuições Linux, cada qual com sua própria seleção de programas pré-instalados. Nem no Windows ou Mac isso acontece. O que acontece é que a MS já coloca suas extensões pré-configuradas no Windows. Tenta rodar um arquivo do RealPlayer sem tê-lo instalado. O Windows também irá pedir um programa para executá-lo. Até aqui, não há nada de diferente, pois o Linux também pede um programa para executar o arquivo.

Aqui no meu PC, os arquivos .ppt estão associados ao OpenOffice.org, mesmo eu não tendo feito absolutamente nada, já que não utilizo arquivos nesse formato (eu uso o Kubuntu 6.06). E mesmo que o .ppt não estivesse vinculado, é absolutamente fácil tornar uma extensão vinculada a um programa específico. Ao clicar no arquivo com extensão desconhecida (para o sistema, lógico), aparece uma janela perguntando qual programa deve abrir o arquivo. Até aqui, nada de diferente do Windows. Aliás, está até melhor, porque quando clica o "abrir com" abre uma janela com os programas disponíveis no menu K, sendo que no Windows é preciso procurar o caminho do programa.

Quanto aos arquivos executáveis, é questão de costume. Quem viveu anos no ambiente DOS/Windows imagina que há alguma extensão que indique que um arquivo é executável ou não. No ambiente Unix, isso não existe, são as permissões que indicam se um arquivo é executável ou não. Em tempo: o Unix é mais velho que o Windows. A própria MS admite que esse método é melhor e mais seguro, o que indica que no futuro é possível que eles troquem as extensões por permissões. O método atual é um caso em que a facilidade leva à insegurança.

Estou usando Linux a fundo só desde abril, ou seja, não sou nenhum expert na área, mas tenho interesse de aprender as coisas. Em uma semana já estava enturmado com as características do Linux, sem sentir saudades de um recurso ou outro do ambiente Windows.

Offline adrianoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Falar é fácil, me mostre o código.
    • Ver perfil
    • uaihost
Re: Vincular extensão (.alguma_coisa) a um aplicativo específíco!
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 16:31 »
tá certo que não dá pra fazer a vinculação com todas as extensões ... mais ao menos as mais usadas, como: doc, xls, zip, mp3, ppt, pps, wri e mais algumas.

O que eu faço hoje é configurar isso tudo na  mão atualizando o perfil do firefox,  daí copio a pasta de  /home/usuario/.mozilla para a pasta /etc/skel, de tal maneira que os novos usuários terão o firefox devidamente configurado.

mas sinceramente, essas vinculações já poderiam vir padrão no kubuntu.
O mesmo vale para o thunderbird.
Adriano C. de Moura
O complexo nada mais é do que uma fila extensa de simplicidades.