Autor Tópico: distribuição de rede e web | Ubuntu 6.06 -> Win XP  (Lida 2424 vezes)

Offline LightBlue Core

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
distribuição de rede e web | Ubuntu 6.06 -> Win XP
« Online: 18 de Julho de 2006, 14:20 »
Gente, peço desculpas por abrir mais um post com a mesma pergunta que já foi feita milhões de vezes... Porem, nenhuma das respostas resolveu o meu caso.

Estou tentando montar uma rede com 11 computadores.
A rede tem que ficar assim:

A internet (cabo) chega no Ubuntu 6.06 (IP fixo)...
O Ubuntu chega em um hub...
O hub leva internet pra todos os outros PCs (todos Win XP, IP dinamico)...


Obs: O Ubuntu, além de servidor de internet, vai ser servidor de arquivos também.
Ou seja, todos os winxp da rede devem pegar arquivos no Ubuntu e podem se ver.

O Ubuntu armazena arquivos...
Todos os computadores da rede podem pegar arquivos no Ubuntu...
Cada computador da rede pode pegar arquivos em outro computador qualquer na rede...


Sou realmente novato com Linux, tenho apenas uma semana de experiência.
Grato pela ajuda desde já...

[edit]
Eu já consigo fazer os wins acessarem o Ubuntu, mas sempre pede senha.
Procurei aqui no forum e achei uma solução, adcionar uma senha pra cada usuario win no Ubuntu.
Mas pelo que entendi não tem como tirar a senha.
So que toda vez que eu tento acecssar os arquivos no Ubuntu, o WinXP pede senha. Eu coloco a senha e ele para de pedir.
Se eu reiniciar o win ele pede a senha de novo. Eu coloco a senha e ele para de pedir.

E mesmo que não pedisse a senha todas as vezes, eu preciso criar uma usuario pra cada win, e como estou configurando a rede do meu serviço, os computadores podem mudar sem aviso prévio, e então tenho que criar uma nova senha.
Tem como driblar isso?

NemoStein - LightBlue Core
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 10:13 por LightBlue Core »

alexubuntu

  • Visitante
Re: distribuição de rede e web | Ubuntu 6.06 -> Win XP
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2006, 16:41 »
Brother seguinte: Acho que vc deve fazer assim: Configura corretamente o samba fazendo com o que todos os micros trabalhem no mesmo Grupo de Rede, com sua sua perfeitas máscaras e broadcast corretos. Feito isso vc deve usar um firewall para determinar que e quais os sites acessados, sim a quanto a senha vc vai resolver da mesma forma que eu. Evitar a senha é impossível, mas detalhe ao ligar os pcś em windows e mapear a unidade de rede pedindo a senha só uam vez e reconectar ao fazer longon, esta senha não será exigida novamente. Porém acredito que no processo de filtragem de rede vc deva, configura no Linux o Filter e usar também o transp.no, pois as máquina tem que ter acesso total a net e pra isso vc deve usar estes acessórios. Agora cara quanto as permissões de acesso as pastas, existem matérias aqui neste forum que retratam esta tua dúvida.

T+