Autor Tópico: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits  (Lida 301208 vezes)

Offline jaimeinside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #135 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:31 »
Como que e a sua mesa? E do tipo mini arcade tipo esse? http://theretromachine.com/?page_id=2 ou e um gabinete arcade padrao, aqueles grandes, ou uma mesa mesmo de Pimball de bolinha?(Vo Tota lembra...era da nossa epoca tbm) os pimballs, alguem lembra do cavaleiro negro?


Amigo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo por me ajudar na realização do meu sonho, que é ter um equipamento que emule os jogos da minha coleção hehehe! As fotos do meu projeto estão na página 09. Devo ter me expressado equivocadamente sobre o termo ¨mesa¨.



O Wahcade tem varias versoes para vc usar, o problema dele e que e uma pouco chato de mexer nele vc tem que pegar os "macetes" porem um recurso que da muito pŕoblema no wahcade e com relação aos arquivos multimidia, por exemplo se vc quiser colocar pequenos filmes dos games, é onde o wahcade peca, ele crasha frequentemente. Se nao faz questao de ter esse recurso ele funciona muito bem, mas vai de vc testar tbm. Faz um tempo que nao dou uma olhada nesses programas, talvez tenham evoluido e os bugs estejam consertados agora..... ; )

Valeu mesmo! Estou fazendo os testes aqui, mas já digo que o WahCade dá erro quando aperto ESC e quando eu seto os snaps, ou seja, aparece uma janela de erro quando aperto ESC para sair do programa e quando eu seleciono outro jogo no menu (na hora que muda a tela de screensaver). Algo que devo acrescentar?


Reporta os erros aqui para vermos, os erros que vao aparecendo, para vermos e coloca as fotos do seu arcade claro!!!!! tem muuuuito material na internet, foruns de arcade, inclusive aqui no brasil muito bons.

O que eu puder ajudar por aqui também reportarei!



Tem esse mame aqui um pouco diferente tbm que coloquei esses dias com suporte a recordes de pontos;

https://www.dropbox.com/sh/73a1xaizlr65ju4/xq_6izDsbj/MAME/mame64-149Mkc.tar.bz2

Baixei seu pacote compilado 0.152. Percebi que a imagem do jogo aparece meio que ¨gradeada¨, lembrando muito um monitor de fliperama nas últimas pernas! Até que o efeito é bom, pois me lembra as telas de tubo de antigamente (muito judiadas) mas há algo que posso fazer para deixar a imagem sem esses gradeados?


tem ate uma ISO ja com tudo pronto e wahcade embutido, da para se divertir ; 0

Baixei o Groovy Arcade, mas prefiro fazer as coisas na unha!

Offline jaimeinside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #136 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:43 »

https://imageshack.com/i/g91np9j

Darius Gaiden rodando no meu televisor LCD 42¨!
Configuração do equipamento:
Processador Pentium Dual Core 1.8Ghz
HD IDE 80Gb
Mother Emax
1GB Ram
Placa de vídeo GeForce 210 com saída HDMI
Sistema GNU/Linux Ubuntu 12.04.4 LTS x64
MAME 0.152 64 compilado pelo Platão
WahCade compilado pelo Platão

Arestas a aparar mas dá para jogar muito bem!
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 00:06 por platao »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #137 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 16:48 »
Maravilha!!! Vc fez um controle arcade do tipo mesa portatil e vc pode levar ela para onde vc quiser ; ) e so conectar em alguma tv ou monitor e pronto.

Vamos ver algumas coisas para melhorar;

- Tem uma versao que compilei do mame a 149mkc com suporte a hiscores, ou seja ele grava a pontuação dos melhores jogadores, nao sao todos os games que tem esse suporte mas muitos tem, e seria uma adiçao legal na sua mesa arcade personalizada.

- O mame que compilei coloquei por default, um filtro scanlines para ficar parecendo aquelas telas antigas dos arcades, isso depende do tamanho da sua tela, como vc esta jogando com tela grade, pode ser que nao seja o filtro adequado, e que a tela fique muito "riscada" esse filtro e meramente opçional, se vc quiser nao precisa usar. Eles ficam na pasta do emulador em artworks e para definir outro filtro ou desativar e so ir ate o arquivo de controle chamado mame.ini. É esse arquivo de texto que comanda o emulador todo, procure em CORE SCREEN OPTIONS na linha effect e troque pelo padrao;

#
# CORE SCREEN OPTIONS
#
brightness                1.0
contrast                   1.0
gamma                    1.0
pause_brightness       0.65
effect                      scanlines_ag.png

e troque para o padrao;

#
# CORE SCREEN OPTIONS
#
brightness                1.0
contrast                   1.0
gamma                    1.0
pause_brightness       0.65
effect                     none

e salve.

Como a resolução dos arcades antigos e muito baixa, vc vai notar que as imagens ficam excessivamente quadradas sem os filtros, porem elas ficam mais nitidas tbm ; ). Vc pode definir qualquer outro filtro da pasta artorks, e so colocar o nome exato no mame.ini, eu ja coloquei diversos para vc testar, ja que o mame original vem com um ou dois somente.

- Uma coisa que vc deve estar passando no seu arcade de mesa e um pouco de lag ou a tela piscando um pouco se estiver usando o Unity e compiz padroes,...isso esta ocorrendo? Isso ocorre por causa do compiz, que e um aplicativo que faz aqueles efeitos de fechar, maximizar as janelas etc.

O problema e que o compiz por padrao detecta somente janelas que sao diretamente mostradas na tela por qualquer aplicativo, se vc tem um programa que e lançado(como o mame) e depois o mame lança outra opção de tela cheia, o compiz nao detecta essa nova janela e tenta decorar e coocar os efeitos como se fosse uma janela comum, gerando um lag que prejudica bastante a jogabilidade.

Entao ao invez de perdermos tempo configurando o compiz para ele entender que nao deve decorar a janela do nosso game, fiz um script simples que funciona bem no ubuntu 12.04, esse script mata o compiz e troca pelo openbox, que e outro gerenciador de janelas mais leve e que nao tem composição e que nao vai interferir no nosso game e nem no desempenho.

Vc pode fazer uma experiencia simples sem instalar nada so para teste, abra a pasta do mame e deixe aberta e tbm um terminal, va ate o monitor do sistema e clique em cima do processo chamado compiz e mate o compiz. Vc vai perceber que as decoraçoes das janelas sumiram, nao tem mais a barra de cima, agora clique no mame e abra um game para ver a diferença, faça esse teste para vermos como fica o desemprenho, para voltar ao normal reinicie o seu ubuntu, no terminal aberto coloque;

sudo reboot

aqui tem um video de um amigo;

http://www.youtube.com/watch?v=v-mRCiKZuIQ
http://www.youtube.com/watch?v=oK1Y7nDq1oo
http://www.youtube.com/watch?v=w-Ri-V8FEMk

- Quanto ao erro que vc tem quando da "esc" para sair vc precisa instalar esse pacote;

sudo apt-get install hal

Agora ele vai sair pelo atalho do whacade normalmente sem chashar, desabilite as screen savers no wahcade, vc tem que deixar ele estavel e ir modificando aos poucos.

- seria legal vc adquirir em graficas aquelas "skins" e fazer uma para o seu gabinete portatil, vc ja deve ter visto na sua cidade a lguns carros com propagandas coloridas de algumas marcas como esse http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/07/sticker_bomb.jpg que vc manda fazer em graficas, e um adesivo autocolante bastante resistente e vc cola em cima da sua mesa com o tema que vc achar legal. Assim http://www.joeltron.com/image:796 para isso vc precisa deixar bem liso a parte de cima ondetem os comandos e aplicar o adesivo da sua preferencia.

- Vc pode pintar com tinta automotiva,pode colocar botoes transparentes e vazados e colocar um led em baixo para os botos ficarem iluminados, tem varias opçoes.

- o Whacade e meio chato de mexer dependendo da parte que vc vai mexer nele, o wahcade nao fui eu quem compilou eu somente modifiquei.

Mostra como vc colocou os controles, sao de playstation mesmo ou sao controles usb? eles funcionam bem com o wahcade? esta tudo funcionando? vc vai ver que se dedicar um pouco para ter tudo funcionando ; )

- tem uma versao hack do darius gaiden bem legal, vc começa de tras para frente no game, ou seja as ultimas fazes sao as primeiras, heheh tem basante coisa interessante e esse mame ja vem com cheat codes por padrao habilitados.

Aqui tem outra iso ja com wahcade para vc testar;

http://www.arcadeinfo.de/showthread.php?16069-A-GNU-LINUX-ARCADE-DISTRIBUTION-0-92b
http://www.youtube.com/watch?v=tJvm6r3rlas
http://www.youtube.com/watch?v=TGmPC_6azR4
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, 18:40 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jaimeinside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #138 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 12:17 »
Testei suas dicas, Platão. Funcionaram sem problemas! Muito obrigado! Depois de graduar o sistema, partirei para os skins!

Offline jaimeinside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #139 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 12:20 »
Com relação aos controles, usei controles de Play2 genéricos de 15,00; retirei as placas e soldei os terminais; usei o conversor de controles de PS para USB. O Linux reconheceu logo de cara! Nem precisou instalar softwares de calibração! Funfou direitinho! Nesses momentos o Linux é mais plug and play que aquele outro OS!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #140 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 11:49 »
Heeheh interessante, por isso que eu perguntei, porque geralmente o pessoal usa controles usb para desmontar e aproveitar os comandos e a plaquinha, esses conversores davam muito problema no windows e vc tinha que instalar um driver antigo para funcionar, por isso que o pessoal ja optava por comprar controles sub, no linux estou vendo que vc nao teve esse problema.

Tem bastante coisa nesse topico que vc pode aproveitar, leia tudo com calma, aprsar de antigo vai te dar uma base boa para mexer com o emulador e o mame. Uma dica e acertar todo o mame primeiro, deixar ele bem fino e ajustado depois que estiver tudo certinho vc isntala o wahcade entende?

Olhando nas suas fotos, na sua tv, observei que as bordas da imagem do darius gaiden estavam um pouquinho fora, ou seja, a imagem estava maior que a televisao, mais ou menos uma polegada, vc pode resolver isso no proprio mame, no seus menus, ele tem ajustes de vertical e horizontal para vc usar e deixar tudo bem enquadrado na tela, inclusive deixar como no fliper original que e 4:3 e nao 16:9, o unico inconveniente e que nesse caso do 4:3 vao sobrar as bordas pretas na sua tv, com um filtro bem aplicado e o mame bem ajustado fica quase que uma maquina original arcade, ja que o mame preza pela fidelidade do hardware a ser emulado, em detrimento da velocidade.

Tem tbm um software que se chama antimicro ele basicamente mapeia qualquer tecla que vc quiser, atribui funçoes e ajustes.

http://www.webupd8.org/2013/09/map-keyboardmouse-input-to-your-gamepad.html

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 12:02 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #141 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 11:58 »
Novo mame na area!!!!

Mame64Mkc - (Mortal Kombat Champ patch);


- Mame 0.149 e 152 64 bits(oficial) compilado especialmente para o Ubuntu x64
- Fonte Ubuntu-Familiy Sans Bold
- Todas as pastas extras ja criadas e setadas no mame.ini
- Acrescentadas varias artworks(efeitos de suavização)
- Adicionado uma nova rom de teste Space Bomber(sbomber)(0.149)
- Adicionado uma nova rom de teste Strikers 1945 III(s1945iii)(0.152)
- Adicionado todos os samples
- Adicionado todas as bios
- Adicionado Cheats
- Adicionado pasta "hi"(hiscores)
- Adicionado hiscore.dat
- Adicionado history.dat
- Interface Web para games online(0.152)
- Adicionado Patch hiscores do MKChamp - (grava pontuação mais alta)
- Opção de desabilitar/habilitar o hiscores patch no mame.ini
- Opção de desabilitar/habilitar avisos de "warning","rom error", no mame.ini
- Opção de desabilitar/habilitar "white board", rom "loading", no mame.ini

o que tem de diferente nessa versao?

- Tem intereface web para games on line pelo navegador ja embutido e compilado no mame.(0.152)
- Tem o patch do mortal kombat champ aplicado e compilado, ou seja seu mame agora grava os escores mais altos nos games que tem esse suporte, alem de vc poder habilitar e desabilitar esses suporte atravez do arquivo mame.ini e nao e so isso, vc tbm pode habilitar e desabilitar as mensagens de alerta caracteristicos do mame, como a tela de loading,error e as bordas das janelas ao carregar os games.

MKc e um entusiasta do mame que criou o patch nesse post lendário em arcadecontrols.com http://forum.arcadecontrols.com/index.php?topic=64298.0 com o auxilio de outros usuarios, que e aplicado na compilação do mame padrao trazendo algumas funcionalidades extras como descrito anteriormente.

Vc encontra esse mame especial no dropbox;

https://www.dropbox.com/sh/73a1xaizlr65ju4/e4P8ZrSZN6
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 15:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 15:20 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #143 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 15:22 »
E ai? quem e fã do Ryan Hart(Sagat)??? Eu sou!!! E do Sakonoko??? ; )

http://www.youtube.com/watch?v=kKLZyDVAztk
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 15:26 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jaimeinside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #144 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 18:08 »
Amigo platao, eu linkei o Fusion no Wah!Cade, mas quando eu seleciono o emulador na interface do Wah!Cade (botão 6) e seleciono  o jogo, ao invés de cair direto na tela do jogo, o mesmo não é carregado, aparecendo apenas a tela do emulador, ou seja, eu tenho que setar o jogo novamente. Existe algum comando que falta?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #145 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:09 »
Entao, quando vc inclui um emulador no wahcade vc da um nome e ele gera um arquivo .ini na pasta oculta do wahcade na sua home.

encontre o arquivo .ini exemplo;

/home/platao/.wahcade/ini

altere o parametro de inicialização conforme esse texto;

http://www.maximus-arcade.com/pages/maximus-arcade-setup-documentation
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 21:13 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jaimeinside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #146 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 12:13 »
Muito obrigado pelo link, platao!

Pena que o Kega Fusion não funciona nem a pau com o comando para ele, que consta na lista do Maximus. A tela fica toda preta e só sai quando dou ESC. Já setei a extensão do arquivo, testei outros comandos e nada. Uma pena.

Já o Dgen funcionou, mas o Kega seria muito mais prático, pois eu já setaria para minhas roms de Master, 32x e Game Gear.


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #147 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 19:24 »
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2014, 21:02 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sir Allan Robs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #148 Online: 23 de Abril de 2014, 09:00 »
ola.
estou tentando seguir o tuto, mas fiquei por esta parte.

allan@AMD:/usr/local/share/games/mame$ wget http://www.mamechannel.it/emulator/mame/mame0141b.exe
--2014-04-23 07:58:15--  http://www.mamechannel.it/emulator/mame/mame0141b.exe
Resolvendo www.mamechannel.it (www.mamechannel.it)... 62.149.142.29
Conectando-se a www.mamechannel.it (www.mamechannel.it)|62.149.142.29|:80... conectado.
A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta... 200 OK
Tamanho: 11034696 (11M) [application/x-msdownload]
mame0141b.exe: Permissão negada

Não foi possível escrever em “mame0141b.exe” (Permissão negada).
allan@AMD:/usr/local/share/games/mame$

sucesso.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #149 Online: 23 de Abril de 2014, 09:18 »
Citar
mame0141b.exe: Permissão negada
Não foi possível escrever em “mame0141b.exe” (Permissão negada).
allan@AMD:/usr/local/share/games/mame$

Olá

A pasta /usr/local/share/games pertence ao root


Você invocou o comando wget como usuário apontando para o diretório /usr e o sistema não permite este tipo de ação

Citar
allan@AMD:/usr/local/share/games/mame$ wget http://www.mamechannel.it/emulator/mame/mame0141b.exe

ou você troca de pasta e baixa para /home(1)  ou utiliza sudo para baixar para o diretório /usr(2)

1)
Código: [Selecionar]
wget http://www.mamechannel.it/emulator/mame/mame0141b.exe /home/allan/mame0141b.exe
2)
Código: [Selecionar]
sudo wget http://www.mamechannel.it/emulator/mame/mame0141b.exe /usr/local/share/games/mame/mame0141b.exe
[]'s