Autor Tópico: Problemas com modem 3G - Que se passa?  (Lida 8038 vezes)

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Online: 10 de Setembro de 2011, 17:31 »
Recentemente comprei um modem 3G da Vivitech (pelas minhas pesquisas, marca dastricamente desconhecida) que tragicamente não teve funcionamento efetivo no GNU/Linux Ubuntu 11.04 (versão que uso). O modem teve perfeito funcionamento no S.O. Windows XP - que não uso -, com uma instalação rápida e eficiente; sem problemas.
Na versão do GNU/Linux Ubuntu que uso, apenas me aparece o ícone de dispositivo removivel "Modem Disk" (nem ao menos no Desktop, mas em <computer:///>), que não consigo abrir ou fazer qualquer configuração. É apenas um ícone, pelo que parece. Antes dessa postagem, acreditem, passei dias procurando solucionar esse problema com dicas encontradas na internet (muitas deste fórum), mas nada pôde me ajudar. Algumas exigiam a instalação de um aplicativo chamado wvdial, que baixei em formato .deb mas não consegui instalar - logo posso antecipar que soluções que exigem acesso a internet são de provável falha para mim.

Eu estou realmente em estado de frenesi em busca de uma solução, sedento, mas por mais que procure, nada parece ajudar, frente a muitos problemas como a minha completa inexperiência no uso do GNU/Linux Ubuntu (pouco conheço do Terminal mas já controlo a parte gráfica modestamente) e a ausência total de acesso a internet que só posso acessar por Lan Houses.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês, para que meu problema possa ser solucionado definitivamente, ou ao menos que eu possa ter uma resposta; quero saber derradeiramente se é possível que eu consiga acessar internet 3G com meu modem ou não.

As configurações e características do Vivitech que comprei são (segundo diz o verso da caixa):
-Tecnologia/Bandas
HSDPA/WCDMA-21000MHz
-Modo Auto rádio de Transmissão (HSDPA/WCDMA/EDGE/GPRS/GSM)
-Rádio Modo de seleção:
3G/3.5G somente (WCDMA/HSDPA)
Apenas 2G (GSM/GPRS/EDGE)
2G+3G (3.5G dual-mode)
-Velocidade máxima de dados HDSPA:
Download: 7.2Mbps
Upload: até 384Kbps
-Antena internet
-Indicação por Led
-Plug and Play com instalação automática
-Expansão de armazenamento via MicroSD até 8G
-Compatível com Windows Vista/XP/2000 e Mac OS

Imagens do modem (todo adesivado, hihi)

Imagens com mais de 40kB - Leia as regras do forum
http://img21.imageshack.us/img21/8976/modem3g2.jpg
http://img220.imageshack.us/img220/6130/modem3g.jpg
Imagens com mais de 40kB - Leia as regras do forum

...e é isso.

Sou muito grato a toda ajuda.
[]s
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 18:23 por Tota »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2011, 03:49 »
Poste a saída do comando com o modem plugado. (no terminal)

$lsusb

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2011, 13:06 »
Olá, Andry!
Obrigado pela sua atenção, mas, bem... é que eu acho que já consegui solucionar o problema, seguindo as dicas desse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,86682.0.html. O meu resultado foi semelhando ao que foi alcançado nesse tópico. Lamento por criar um tópico sem ter pesquisando mais. Entretanto, ainda há um problema: não consigo me conectar usando o Chip da Vivo, apenas estabelece-se conexão com a TIM, o que é uma pena, tendo em vista que moro vizinho a uma torre de transmissão da Vivo.
O que ocorre é que quando uso o chip da Vivo, tento conectar em "Vivo padrão 1" - que eu mesmo configurei, mas a conexão não é estabelecida. Quando faço o mesmo processo com uso do TIM Chip, voilá, eu consigo na primeira tentativa - uma internet excessivamente lenta, mas melhor que nada  :P
Não se se o problema é relacionado ao modem, ao software ou á Vivo, mas, de qualquer modo, se puderem me ajudar, ficarei muito grato.  :)

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2011, 15:53 »
Primeiro é preciso saber se esse modem é compatível com a Vivo, porque ela usa frequências diferentes das outras.

E se o modem não é bloqueado para outras operadoras.

Veja as configurações de conexão, porque não é a mesma da TIM.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2011, 13:15 »
RonaldoRG,
obrigado pela sua atenção, e desculpe-me mantê-lo sem resposta por certo tempo. Bem, provavelmente este modem é realmente compativel com a Vivo, pois consegui conectar-me usando ele duas vezes. De qualquer modo, não sei se o fator pode ser algum tipo de interferência. Não sei se estou dizendo bobagem ou se essa informação pode ajudar a resolver o meu problema, mas o computador no qual tento conectar fica em um quarto fechado de janela pequena. Por falar nisso, me perdoem se for uma besteira o que vou dizer, mas... depois que mudei a CPU de lugar que esse problema foi realmente impulsionado (antes, quando ficava na direção da janela da cozinha que fica na direção da torre de transmissão, conectava cambaleando mas conectava); será que existe ligação nisso?

Grato pela ajuda, pessoal.
[]s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2011, 14:31 »
Com certeza tem a ver, HonjCorie. Toda conexão sem-fio depende da qualidade da recepção do sinal, e a conexão 3G não é exceção.

Um bom teste seria você pegar um celular com chip da mesma operadora e ver como ele funciona na posição onde o modem 3G está. Se picotar, ou ficar com sinal fraco, a conexão vai ser mais difícil.

Eu mesmo passo por esse problema em meu apartamento: só tenho recepção boa se eu ficar até 1 ou 2 metros da janela. Se eu me afastar mais do que isso, o celular começa a pipocar, e é um parto pra conectar o serviço 3G.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2011, 12:07 »
zekkerj,
obrigado pela explicação. Já me sinto melhor sabendo que o problema pode ter relação com a estrutura física influindo no sinal - minha preocupação era ter que mudar de distribuição ou S.O. - mas mesmo mudando a CPU de lugar ainda não consigo me conectar. Ainda creio que o problema seja a localização do computador. Bem, vou tirá-lo da sala pequena onde fica e coloca-lo na sala de estar. Seria uma mudança drastica, por isso antes de faze-lo, gostaria de conselhos, dicas que podem me ajudar a estabelecer uma conexão com sinal no mínimo mediano sem mudar muito a posição do PC. Mas estou disposto a muda-lo de cômodo.

Obrigado pela atenção de todos.
[]s

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2011, 17:50 »
Tive uma idéia que não sei se pode ajudar a resolver o meu problema, enfim... gostaria de saber uma coisa: se eu comprar um cabo extensão USB para que eu possa instalar o modem na janela do meu quarto - onde o chip da Vivo recebeu sinal - a conexão poderia acontecer ou algo mais pode atrapalhar?  ???

Grato pelas respostas.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2011, 18:47 »
Se o cabo não for muito longo, pode funcionar. Mas já aconteceu comigo do cabo impedir o reconhecimento do modem. :(

Uma alternativa seria usar um modem que tivesse entrada pra antena. Se não me engano, o Huawei E220 tem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2011, 17:22 »
Comprei pelo mercado livre um cabo extensão USB, quando chegar vou testar e postar aqui os resultados. Estou ansioso, creio que agora vai funcionar. Espero não impeça na identificação do modem  :-X

Offline HonjCorie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2011, 17:18 »
Olá!
O cabo extensão USB finalmente chegou, testei e... nada.  :(
Agora estou definitivamente confuso, não tenho uma ínfima idéia do que pode estar acontecendo. Instalei o modem na janela usando chip da Vivo e da TIM, mas nenhum sinal.

Realmente não sei se esse problema tem solução, então se puderem me dar uma luz, uma ajuda, eu ficaria muitíssimo grato!   :)

Bons dias a todos!
[]s

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Problemas com modem 3G - Que se passa?
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2011, 19:15 »
Se o sistema reconhece o modem, então a questão ai tá na qualidade do sinal.

Se você morar longe da torre de celular, ou se tiver obstáculos como prédios, muitas paredes entre seu modem e a torre, ai fica difícil ter sinal bom.

T+.
Ubuntu 12.04