Ubuntu 11.04 Com tela preta em Notbook Acer aspire 4736z

Iniciado por jaums1n, 17 de Setembro de 2011, 11:30

tópico anterior - próximo tópico

jaums1n

Ola pessoal, estou tendo problemas com o Ubuntu no meu not, eu so consigo usalo com um monitor ligado ao not, ja que a tela do not fica toda preta, sem imagem alguma.
A imagem aparece apenas no monitor"auxiliar", nas configuraçoes de tela, aparece que esta reconhecendo a tela do not e o monitor, mas tenho que configurar para usar apenas o monitor, ja que a tela do not fica toda escura
Gostaria de saber como faço para arrumar isso, ja que sou novo no linux e nao tenho conhecimento algum em comandos nele, gostaria se possivel, de um passo a passo bem "mastigado", ja que ate achei alguns posts na net com o mesmo problema, mas nao faço a minima ideia de como usalos, obrigado pela atenção de todos

druidaobelix

Ao que parece a tela está presente, apenas que sem brilho.

O link abaixo, e nele mais especificamente no post #3, aponta uma solução, também mencionando o seu específico modelo de notebool, então é o caso de tentar para ver o que dá.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1743301&highlight=black+screenw

Nesse post acima indicado há um erro potencial quando manda executar o comando:

setpci -s 00:02.0 F4.B=00

Essa referência 00:02.0 é o identificador da placa de vídeo, cuja numeração pode variar de computador para computador, então, antes, é necessário verificar qual é o específico identificador do seu equipamento e não apenas executar tal e qual mencionado.

Também esse número ao final do comando é uma escala, pode ser qualquer valor entre 0 e 99.

Caso o comando funcione, regulando o brilho, você pode torná-lo permanente adicionando-o em /etc/rc.local, antes do "exit 0"

sudo gedit /etc/rc.local

De uma forma um pouco mais organizada:

1) Edite o arquivo /etc/default/grub acrescentando acpi_osi = Linux

sudo gedit /etc/default/grub

Onde tiver a linha (ou muito similar a isso) GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Acrescente  acpi_osi=Linux

Fica assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_osi=Linux"

Salvar e sair

Atualize o grub executando:

sudo update-grub

É necessário reiniciar o sistema para que passe a fazer efeito.

2) Verifique qual é o identificador (endereço) de sua placa de vídeo

Para localizar o endereço da placa de vídeo:

lspci | grep VGA

Exemplo de saída:

01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation GT215 [GeForce GT 240] (rev a2)

O endereço no exemplo acima é 01:00.0

Dependendo do equipamento poderia ser outro número, como por exemplo, aquele 00:02.0 antes mencionado, enfim, importa saber exatamente o número que aparece como resultado do comando acima.

3) Execute o comando relativo ao ajuste do brilho

sudo setpci -s 01:00.0 F4.B=N

onde N é um valor de 0 a 99, que é o brilho do seu monitor (e o identificador 01.00.0 concreto é aquele apurado no passo 2).

4) Caso tenha funcionado, torne esse comando permanente acrescentando o comando no arquivo rc.local para que seja feita a cada inicialização sem que v. tenha que digitar.

sudo gedit /etc/rc.local

Acrescente o comando anteriormente mencionado antes do "exit 0" que existe nesse arquivo rc.local.

Por exemplo, para um brilho de intensidade 70:

sudo setpci -s 01:00.0 F4.B=70

Não tenho equipamento idêntico ao seu e, portanto, não tenho como testar previamente para saber se realmente funciona, então só mesmo fazendo aí.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Consulte também esse tópico, existem sugestões interessantes lá, que eventualmente podem funcionar:

"Tópico: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn"

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65831.0.html

www.arredondar.org.br

jaums1n

Quando digito no terminal : sudo gedit /etc/default/grub , aparece command not fond, gostaria de saber como proceder com os comandos

druidaobelix

Olá jaums1n,

Sinceramente, não sei o que dizer à respeito disso. :-(

O comando está correto, é só colocar corretamente no prompt do terminal e apertar a tecla Enter, vai pedir uma senha, colocar a senha, e pronto.

Erro de digitação, talvez? Não precisa digitar, basta copiar e colar no terminal e aí dar Enter pelo teclado.

O "terminal" a que estamos nos referindo é aquele que aparece no menu Aplicativos/Acessórios/Terminal, ou ainda podendo ser aberto mediante o uso das teclas Ctrl+Alt+T

Só para testar copiei e colei exatamente o que v. digitou em sua resposta e funcionou perfeitamente. É algo bastante simples :-(

Entendendo o comando:

- a primeira parte,que é o 'sudo' é apenas uma autorização para que o usuário não administrador possa executar uma ação que nativamente pertence ao administrador;

- gedit é um simples editor de texto no ambiente gráfico Gnome;

- /etc/default/grub é apenas o caminho em que se encontra o arquivo 'grub' a ser editado, isto é, está dentro da pasta (diretório) 'etc', dentro do qual se encontra a pasta (diretório) default e dentro do qual se encontra um arquivo texto de nome 'grub'

Outra forma de fazer isso, também bastante simples, é usando o próprio ambiente gráfico.

Abra um terminal como explicado acima (Ctrl+Alt+T) e nele digite:

sudo nautilus

Vai pedir a senha, entre com a senha.

Abre-se uma janela na qual se está na condição de 'root', isto é, como administrador do sistema.

Click em 'Sistema de arquivos", depois na pasta 'etc', dentro dela na pasta 'default' e dentro dela localize o arquivo de nome 'grub', aí é só fazer as modificações, salvar e sair (possivelmente terá que usar Ctrl+C no terminal para encerrar o processamento da janela do root, o que é um pequeno 'bug')  e atualizar o grub, conforme já explicado em post anterior.

Outra hipótese para você não estar conseguindo pelo modo simples do terminal é que v. não esteja na verdade usando o Ubuntu com o ambiente gráfico do Gnome e sim o Kubuntu, com o ambiente gráfico do Kde, então aí o editor de texto não seria o 'gedit' e sim o 'kedit', portanto, a sintaxe ficaria sendo:

sudo kedit /etc/default/grub

Não me ocorre mais nada além disso, exceto que seria interessante a leitura de algum material de instrução básica sobre Linux.
Verifique algum post do nosso coordenador 'platao', no qual na assinatura consta uma relação de apostilas que podem ser bastante úteis.
www.arredondar.org.br

jaums1n

DEU CERTO!

utilizei o comando: "sudo nautilus" e consegui alterar as linhas de comando que precisavam, muito obrigado!

vgallorj

Caros colegas,

Será que algum de vocês poderiam me orientar como digitar tais linhas de código se a tela fica permanentemente preta ?
Ao contrario do colega que iniciou este tópico, meu note não reconhece um segundo monitor.

Fico desde já grato.

Citação de: druidaobelix online 18 de Setembro de 2011, 15:59
Olá jaums1n,

Sinceramente, não sei o que dizer à respeito disso. :-(

O comando está correto, é só colocar corretamente no prompt do terminal e apertar a tecla Enter, vai pedir uma senha, colocar a senha, e pronto.

Erro de digitação, talvez? Não precisa digitar, basta copiar e colar no terminal e aí dar Enter pelo teclado.

O "terminal" a que estamos nos referindo é aquele que aparece no menu Aplicativos/Acessórios/Terminal, ou ainda podendo ser aberto mediante o uso das teclas Ctrl+Alt+T

Só para testar copiei e colei exatamente o que v. digitou em sua resposta e funcionou perfeitamente. É algo bastante simples :-(

Entendendo o comando:

- a primeira parte,que é o 'sudo' é apenas uma autorização para que o usuário não administrador possa executar uma ação que nativamente pertence ao administrador;

- gedit é um simples editor de texto no ambiente gráfico Gnome;

- /etc/default/grub é apenas o caminho em que se encontra o arquivo 'grub' a ser editado, isto é, está dentro da pasta (diretório) 'etc', dentro do qual se encontra a pasta (diretório) default e dentro do qual se encontra um arquivo texto de nome 'grub'

Outra forma de fazer isso, também bastante simples, é usando o próprio ambiente gráfico.

Abra um terminal como explicado acima (Ctrl+Alt+T) e nele digite:

sudo nautilus

Vai pedir a senha, entre com a senha.

Abre-se uma janela na qual se está na condição de 'root', isto é, como administrador do sistema.

Click em 'Sistema de arquivos", depois na pasta 'etc', dentro dela na pasta 'default' e dentro dela localize o arquivo de nome 'grub', aí é só fazer as modificações, salvar e sair (possivelmente terá que usar Ctrl+C no terminal para encerrar o processamento da janela do root, o que é um pequeno 'bug')  e atualizar o grub, conforme já explicado em post anterior.

Outra hipótese para você não estar conseguindo pelo modo simples do terminal é que v. não esteja na verdade usando o Ubuntu com o ambiente gráfico do Gnome e sim o Kubuntu, com o ambiente gráfico do Kde, então aí o editor de texto não seria o 'gedit' e sim o 'kedit', portanto, a sintaxe ficaria sendo:

sudo kedit /etc/default/grub

Não me ocorre mais nada além disso, exceto que seria interessante a leitura de algum material de instrução básica sobre Linux.
Verifique algum post do nosso coordenador 'platao', no qual na assinatura consta uma relação de apostilas que podem ser bastante úteis.

TKratos

Opa, estou com o mesmo problema do #vgallorj, na verdade eu até consigo ver em outro monitor, mas fica com o brilho muito baixo também, se poderem da uma força porque não quero ter que formatar novamente, e eu uso dual boot, então é um saco fazer isso de novo.