Autor Tópico: Como criar um servidor FTP?  (Lida 2554 vezes)

Offline TCP/IP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Como criar um servidor FTP?
« Online: 15 de Setembro de 2011, 19:45 »
Gente eu to com uma duvida, não sei mexer muito no linux e to precisando criar um servidor FTP na minha casa.
Eu quero usar ele como um servidor FTP e Backup, e como eu trabalho viajando preciso acessar esse servidor pra fazer uns backups meus e transferir uns arquivos, so que os arquivos sao a maioria grandes de 3 a 4GB e um amigo comentou que um servidor FTP seria o ideal pra mim.
So que eu não sei como criar um servidor FTP e muito menos um servidor de Backup,outra coisa, minha internet é Velox 5mega e dai me vem outra duvida, é possivel ter um servidor em casa, porque eu não sei se o IP que a Velox me disponibilizou é um IP FIXO, esse mesmo amigo meu falou que esse IP que eu uso da Velox não é por isso essa minha duvida!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como criar um servidor FTP?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2011, 01:26 »
Pq não usa o serviço do Ubuntu One?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Como criar um servidor FTP?
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2011, 07:45 »
Primeiro: Para vc acessar o se pc de outro pc, vc terá de deixar ele acesso.
Segundo: Vc terá que usar um serviço de ip gratuito e um script para sempre poder acessar sua máquina.
Terceiro: Um servidor de FTP, é simplificando, uma pasta com um conjunto de arquivos que vc pode transferir via FTP ou http.

Quarto: No seu caso, parece ser que o Ubuntu One resolveria. (eu pessoalmente tenho um espaço pago na internet meu pessoal, pois não tenho interesse de deixar meus arquivos por ai, se forem importantes saiba que em qualquer nuvem existe esse risco.)


Offline marcionugas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: Como criar um servidor FTP?
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2011, 19:35 »
1º - Instale o software "ProFTPd". Tem inumeros artigos na internet que te explica como fazer, o processo é bem simples e rápido.
2º - Voce precisa configurar o seu modem ou roteador para que voce possa acessar seu ftp pelo endereço válido pela internet, a porta é a 22. Para descobrir seu ip válido, pode entrar no site meuip.com.br.
3º - Eu não entendi bem em relação ao backup, mas voce pode criar um script para fazer o backup automaticamente e agenda-lo com o Crontab.