GRUB não aparece e NÃO reconhece o Windows.

Iniciado por Esquisitofilosofo, 14 de Setembro de 2011, 12:15

tópico anterior - próximo tópico

Esquisitofilosofo

Meu problema é o seguinte. Do "nada" o windows sumiu do GRUB2 (Ubuntu x86 versão 10.10). Pensando que o problema fosse o GRUB, eu reinstalei o mesmo seguindo vários tutoriais na internet. Executei o comando 'update-grub', mas o problema persistiu. Não contente, formatei novamente o notebook, dessa vez com o Ubuntu x86 10.04.2 LTS... E o GRUB? Não apareceu! Vai direto pro login do Ubuntu! Dessa vez, nem GRUB, nem windows.

Executando o 'fdisk -l':

'Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1          13      102400    7  HPFS ou NTFS
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda2              13        6540    52428800    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3            6540       56885   404396032    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4           56885       60802    31458304   83  Linux'

Executando o 'update-grub':

'[Searching for GRUB installation directory ... found: /boot/grub
Searching for default file ... found: /boot/grub/default
Testing for an existing GRUB menu.lst file ... found: /boot/grub/menu.lst
Searching for splash image ... none found, skipping ...
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.32-28-generic
Found GRUB 2: /boot/grub/core.img
Found kernel: /boot/memtest86+.bin
Updating /boot/grub/menu.lst ... done'

Até no Grub-Customizer não aparece o windows:

http://img710.imageshack.us/img710/8413/grub.png

Fica as duas perguntas:

1 - porque o GRUB2 desapareceu?
2 - Porque o windows sumiu?
"Quem consegue ver o todo é Filósofo, quem não consegue não é."

xluisfernando

É difícil entender o que estava acontecendo, quando você usava o Ubuntu 10.10, mas, pela descrição que você fez e pela resposta do fdisk -l, aparentemente a partição em que o windows estava instalado foi corrompida (ou formatada por engano) no processo de instalação. Então, como você fez uma nova instalação e ainda não atualizou o sistema, existe apenas um único kernel genérico detectado pelo grub2 e como ele não detectou a instalação do windows, o sistema carrega diretamente o kernel em questão, pulando o menu do grub e passando direto ao Ubuntu.

Para ter certeza disso, você deve observar pelo Ubuntu como está a situação do HD, pelo utilitário de unidades (Sistema>Administração>Utilitário de Unidades). Pelo utilitário é possível verificar a situação da partição da instalação windows, observado se a mesma é rotulada como inicializável e qual é o estado dela no SMART.

As vezes o HD apresenta erro e uma partição deixa de ser reconhecida. Nesses casos, o melhor seria excluir toda a tabela de partições e depois reparticionar o disco, para que o sistema possa automaticamente isolar os setores com defeito (isso quando o estado do disco no smart é bom)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

clodoaldops

Partindo do principio que vc não deletou o windows inadvertidamente , sugiro que instale e rode o startupmanager e deixe o tempo de espera de boot entre 5 e 10 segundos.

Esquisitofilosofo

Sabe o que acontece. A partição onde fica o Windows não foi apagada. Tanto é que o dono do laptop em questão me pediu para voltar com o Windows7 e eu apenas restaurei o MBR do Windows pelo prompt de comando. E, é claro, quando isso acontece, a partição do Ubuntu "some".

Não olhei o status SMART do HD. Vou ver se ele está com defeito e digo algo.
"Quem consegue ver o todo é Filósofo, quem não consegue não é."

NewWave

Eu estou com o mesmíssimo problema do cidadão aí. Alguém já descobriu a solução ou eu vou ter que reinstalar o win7 do zero e correr o mesmo risco de novo?

blayd2015

Citareu apenas restaurei o MBR do Windows pelo prompt de comando. E, é claro, quando isso acontece, a partição do Ubuntu "some".

será q vc podia ensinar como vc fez isso???desde já agradeço...vlw

xluisfernando

Estava observando com mais atenção os argumentos de resposta ao comando update-grub e achei muito estranha a resposta:
'[Searching for GRUB installation directory ... found: /boot/grub
Searching for default file ... found: /boot/grub/default
Testing for an existing GRUB menu.lst file ... found: /boot/grub/menu.lst
Searching for splash image ... none found, skipping ...
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.32-28-generic
Found GRUB 2: /boot/grub/core.img
Found kernel: /boot/memtest86+.bin
Updating /boot/grub/menu.lst ... done'

Aparentemente, na reinstalação do grub você pode ter seguido um tutorial para o grub1 (hoje chamado grub-legacy).
O grub2 está na versão 1.98, se não me engano, e é padrão do sistema a partir do ubuntu 9.10. Esse grub2 possui uma estrutura diferente do grub-legacy e não usa mais o menu.lst. Em vez disso usa o grub.cfg, que é um scripit que se alimenta de dados do /etc/default/grub e dos scripts existentes em /etc/grub.d.

Pela resposta do comando acredito que você substituiu o grub2 pelo grub-legacy, que não tem suporte para o windows7
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS