Autor Tópico: Módulos deixaram de ser carregados após executar comando  (Lida 2040 vezes)

Offline RodrigoPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Módulos deixaram de ser carregados após executar comando
« Online: 23 de Agosto de 2011, 09:19 »
Executei o seguinte comando para remover um módulo do sistema:

Código: [Selecionar]
sudo rm -f /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/droidcam_v4l.ko
Após executá-lo, o sistema apresentou uma série de problemas. Vários módulos deixaram de ser carregados, dentre eles o wireless.

O Unity também não é mais carregado. Ao invés dele, o Gnome clássico é carregado.

Confesso que executei o comando acima pensando que apenas o módulo droidcam_v4l seria removido, mas alguma errada aconteceu.

O que pode ter acontecido ? Como faço para carregar os antigos módulos automaticamente no boot a fim de que o sistema volte ao que era ? 

Desde já, agradeço a ajuda.






Offline RodrigoPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Módulos deixaram de ser carregados após executar comando
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:40 »
Olá pessoal. Resolvi o problema!

Reinstalei o pacote linux-image e tudo voltou ao normal

Offline Johnny Stark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • The Parachute!!!
    • Ver perfil
Re: Módulos deixaram de ser carregados após executar comando
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:27 »
Ótimo amigo.
Cuidado ao remover módulos. Eles tem dependências, e se esta for excluída alguns podem parar de funcionar(como foi o caso)

  Vlw!!!
 
Aguardo aflitamente por uma luz que iluminará meu caminho e mostrará-o para os demais que me cercam e não descobriram o que criticam...Linux é não só meu pai.É meu professor.

AMD Athlon II X2 2.5GHz,Nvidia Geforce 7025 256MB 128 bits,4GB RAM DDR3,Placa Phitronics N68C-M,Ubuntu11.04 amd64 e mais...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Módulos deixaram de ser carregados após executar comando
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2011, 23:36 »
Eu vou ser ainda mais incisivo.

Não tente remover módulos!!!

Se você não quer que eles sejam carregados, bloqueie-os via blacklist. Pra isso, crie um arquivo em /etc/modprobe.d com extensão ".conf", e o conteúdo abaixo:

blacklist droidcam_v4l
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D