Autor Tópico: cliente openvpn executando script após a conexão.  (Lida 2602 vezes)

Offline marcoscg72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
cliente openvpn executando script após a conexão.
« Online: 31 de Agosto de 2011, 12:00 »
Caros amigos,

Eu implementei um servidor openvpn no Ubuntu 10.04 tendo como cliente um notebook com windows xp SP3.
Eu consigo estabelecer a vpn, consigo pingar as máquinas na rede interna, consigo mapear um compartilhamento manualmente.
Criei um arquivo de lote chamado compartilhamento.bat com o seguinte conteúdo:

net use X: \\servidor\compartilhamento.

Após eu estabelecer a vpn e executar o script eu consigo mapear e acessar o compartilhamento normalmente.
Eu preciso automatizar esse processo de forma que ao estabelecer a vpn um script seja executado e que no final do processo o compartilhamento já esteja disponível para o usuário .
Inseri no arquivo cliente.ovpn a diretiva:

up compartilhamento.bat

Ao estabelecer a conexão o cliente openvpn  executa o arquivo de lote  compartilhamento.bat mas após alguns segundos ele retorna  "erro 67".
Se após estabelecida a vpn executar o arquivo de lote manualmente o mapeamento ocorre sem erros.

Como eu posso automatizar a execução desse arquivo de lote logo após a vpn ser estabelecida de forma que esse mapeamento seja transparente para o usuário?
Caso isso não seja possível exite alguma outra forma de atingir esse mesmo objetivo? Qual?

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: cliente openvpn executando script após a conexão.
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2011, 23:21 »
Se eu entendi direito você está com problemas na execução de um arquivo BAT numa máquina Windows, correto? Isso limita muito o que podemos fazer por você aqui, no fórum Ubuntu.

O que eu te sugiro é que você tente executar o seu script indiretamente. Ao invés de disparar diretamente o script, faça o script de up disparar seu script, mas só depois de algum tempo "dormindo". Isso pode resolver o problema.

Outra alternativa seria você ver se há alguma diretiva "post-up", ou coisa parecida, pra executar um script depois da conexão ser estabelecida, e não no momento em que ela está sendo estabelecida.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D