Autor Tópico: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado  (Lida 7908 vezes)

Offline vmarinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Online: 22 de Agosto de 2011, 15:09 »
Boa Tarde,

Instalei o linux em um notebook da SIM 380 (positivo), quando ele liga a placa wireless não é detectado pois tem que apertar fn+f11 para ativar, depois de feito isso continua do mesmo jeito, sendo que eu tenho que reiniciar o notebook, com o ícone do wireless já acesso,  para que ele detecte a placa e volte tudo ao normal. Gostaria de saber se tem solução para isso.
Obs: tenho que fazer isso toda vida que ligo o notebook para usar.

Atenciosamente,


Victor Ramos
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 00:15 por vmarinho »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2011, 13:35 »
Quando você desliga a máquina com o dispositivo wireless ligado, ele permanece ligado ao religar, ou desliga de novo?
Pergunto isso pq qualquer coisa que aconteça durante o período em que a máquina está desligada não é responsabilidade do sistema operacional, e sim do BIOS da máquina...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vmarinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2011, 17:11 »
Bom, eu acho que é a Bios, porque era assim no windows 7 e ta sendo assim no ubuntu. Quando eu faço o procedimento de ligar o notebook eu tenho que apertar fn+11 para ativar o wireless, depois eu reinicio porque ele não liga, depois que ele reinicia a internet volta ao normal. Agora toda vez que eu desligo o notebook ela não fica ligada, fazendo que que eu faço o procedimento supra citado toda vez. Mesmo sendo configuração na Bios do notebook, tem como alterar isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2011, 17:23 »
Citar
Bom, eu acho que é a Bios, porque era assim no windows 7 e ta sendo assim no ubuntu.
Entre em contato com a assistência técnica da Positivo, veja se há correção pro BIOS de sua máquina.

O que a gente pode tentar fazer pra contornar o problema é forçar a carga do módulo da rede wireless mesmo sem o dispositivo estar listado como instalado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vmarinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2011, 21:08 »
a placa ta instalada certinha e tudo mais, é porque quando eu aperto fn+11 a placa da como ligada e não aparece nenhuma rede, então eu sou obrigado a reiniciar que é como se ele fosse carregar o drive do wireless, ai ele detecta todas as redes e tudo mais. Queria que ficasse pelo menos como no windows, que quando eu aperto fn+11 ele liga ou desliga sem problema algum

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2011, 21:10 »
Faça o procedimento pra ativar a placa, quando a placa estiver funcionando execute os comandos abaixo.

sudo lshw -C network
iwconfig wlan0
ifconfig -a
nm-tool

lsmod
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vmarinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Não Ativa Quando Notebook é Desligado
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2011, 00:14 »
Resolvi aqui!
Seguinte, na hora do boot, quando aparece a tela de splash eu apertei o tal do fn+11 para ativar a placa wireless e a luz indicadora dele acendeu no notebook, ou seja, como foi ativado logo no inicio do boot o drive da placa wireless foi carregado, agora ta tudo normal! sendo que toda vida que eu desligar e ligar o notebook eu vou ter que fazer isso, mais sem problema, agora ficou beleza!

Agradeço sua disponibilidade e interesse de ajudar, muito obrigado!

Victor Ramos