Autor Tópico: Servidor internet  (Lida 1515 vezes)

Offline williamont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Servidor internet
« Online: 11 de Agosto de 2011, 18:07 »
Pessoal, não sei se está é a seção correta, peço desculpas caso não seja.

Sou usuário avançado em windows e rede porém sou iniciante ainda no ubuntu, passei alguns dias pra conseguir colocar pra rodar o apache+php+mysql e fazer acesso externo mas consegui finalmente e esta 100%.  ;D

Agora estou tentando fazer com que meu ubuntu controle toda minha rede, minha ideia e desejo e que eu consiga fazer do ubuntu que ele funcione como um router, distribuindo IP, fazendo firewall, redirecionando portas e etc; um verdadeiro servidor de internet. Alguém conhece algum tutorial ou material sobre este assunto para me indicar?

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor internet
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2011, 22:46 »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Servidor internet
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2011, 23:45 »
Pessoal, não sei se está é a seção correta, peço desculpas caso não seja.

Sou usuário avançado em windows e rede porém sou iniciante ainda no ubuntu, passei alguns dias pra conseguir colocar pra rodar o apache+php+mysql e fazer acesso externo mas consegui finalmente e esta 100%.  ;D

Agora estou tentando fazer com que meu ubuntu controle toda minha rede, minha ideia e desejo e que eu consiga fazer do ubuntu que ele funcione como um router, distribuindo IP, fazendo firewall, redirecionando portas e etc; um verdadeiro servidor de internet. Alguém conhece algum tutorial ou material sobre este assunto para me indicar?

Obrigado!

Se vc quer que o seu ubuntu seja um roteador vc terá que baixar o pacote dhcp3-server e depois configurar o arquivo. feito isso é só criar um arquivo de configuração bem simples e aí vc terá um servidor de insternet, ok?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Servidor internet
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2013, 16:34 »
Como assim pra ser roteador instalar o dhcp3-server..?

Isso é para o computador trabalhar como Servidor DHCP não como roteador..!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor internet
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2013, 17:52 »
Pra ser roteador, realmente não precisa desse pacote [que aliás, está obsoleto; o pacote recomendado é o "isc-dhcp-server"]. Mas pra ser o gateway da rede local, é uma boa instalar esse pacote sim.
Mas isso tudo é explicado (muito bem explicado, aliás!!!) no link que eu postei...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D