Autor Tópico: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G (Resolvido)  (Lida 4154 vezes)

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G (Resolvido)
« Online: 27 de Abril de 2012, 21:06 »
Instalei a última versão do Ubuntu no notebook, mas ao conectar o modem, ele simplesmente não ligou, é como se eu não tivesse conectado nada. Pensei que era porque se tratava de um modem genérico (daqueles chineses sem marca), mas não é, pois o outro modem - um Nokia CS-11 - também não foi reconhecido.
Pesquisei por outros tópicos, mas a solução que davam era para os casos em que o modem é reconhecido como pendrive, mas não é o meu caso, pois os modens não são reconhecidos, nem como pendrives nem como modens. Eles simplesmente não ligam. O que eu posso fazer com relação a isto?
Como eu instalei só o conteúdo do CD e ainda não conectei à internet, será que alguma atualização poderia resolver este problema ou só fazendo algum ação específica eu poderei usar o modem 3G no Ubuntu?
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 15:03 por alissista »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2012, 23:21 »
Execute o comando abaixo antes de conectar seu modem:

lsusb

Depois plugue seu modem, aguarde 30s, e execute o mesmo comando novamente. Observe se há alguma alteração na saída.
Se houver alguma linha diferente, poste a mesma aqui. Do contrário, você tem um problema na porta USB que está usando; repita o teste em outra porta USB, até encontrar uma que funcione.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2012, 23:41 »
Acho que o problema não é com as portas USB, uma vez que meu pendrive e meu celular são prontamente reconhecidos pelo Ubuntu instalado, além disso, no mesmo computador, na partição do Windows, os dois modens funcionam perfeitamente. Se ao menos eles fossem reconhecidos como pendrive, eu poderia usar as dicas que eu vi em outros tópicos aqui mesmo no fórum.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2012, 23:47 »
As saídas dos comandos, alissista... antes disso, tudo é especulação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2012, 00:02 »
Bom, o que apareceu de diferente depois do modem foi isso aqui:

Bus 004 Device 003: ID 0685:7000

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2012, 00:15 »
Gostei deste resultado da busca no Google...
http://club.dx.com/forums/Forums.dx/threadid.1059368
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2012, 15:01 »
Olá,
Eu fiz conforme as instruções, mas como o Terminal não deu nenhum feedback, eu fiquei sem saber se o processo foi concluído com êxito, no entanto, o modem apareceu na lista das opções de rede e eu finalmente consegui conectar à internet, deve ter sido por causa das instruções. Obrigado pela ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu não está reconhecendo o modem 3G (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2012, 17:36 »
Quando conectar à internet, execute o comando

sudo update-usbids

Pra ver se o "lsusb" passa a identificar seu modem corretamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D