Autor Tópico: Teclado alterado sem motivo  (Lida 27602 vezes)

Offline mateuscps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Desenvolvedor sem rumo
    • Ver perfil
Teclado alterado sem motivo
« Online: 31 de Julho de 2011, 12:51 »
O problema que vim relatar é algo que nunca vi na minha vida.
Comprei um notebook CCE que veio com Satux Linux (atualzei para a versão 3.0)
Até gostei da aparência dele, similar ao Windows 7, mas começou a dar uns problemas, que se estendeu no Windows 7 e Ubuntu 11.04.
Quando você inicia, o teclado fica normal.
Com o uso (sem desligar), o teclado simplesmente fica maluco.
No Satux cada letra digitada muda para símbolos.
No Ubuntu e no Windows 7 o teclado se altera de layout, onde levando em consideração ser um tecvlado ABNT, ele toma a seguinte forma (tecla normal => para o que muda) :
U => 4
I => 8
O => 9
' => +
J => 1
K => 2
L => 3
N => 0
M  => ,
Trocando em miúdos : O 7 a 9 no teclado alfa numérico fica normal. Daí pra baixo é como se pegasse o teclado numérido e embutisse no lugar dessas letras (UIOP JKLÇ NM).
Fica um negócio muito louco.
Perde-se 10 letras do alfabeto gratuitamente de uma hora pra outra.
A diferença não para por aí.
No Windows 7 essa mudança torna permanente.
No Linux se reiniciar, volta ao normal.
Não sei o que fazer.
Nas configurações do teclado, fica como normal (ABNT).
É como se do nada, por alguma tecla de atalho que desconheço, mudasse de layout.
Obrigado.

Mateus

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2011, 13:42 »
Ola

Por acaso em seu teclado tem uma tecla escrito Fn em azul do lado esquerdo embaixo?

Por outro acaso seu teclado tem uma tecla escrito numlock também em azul do lado direito?

Por acaso voce tentou pressionar as duas ao mesmo tempo e ver se resolve? <Fn>+<numlock>

Verificou se nas letras que deixam "seu teclado louco", têm uns numerozinhos em azul ?

Por acaso voce leu o manual de seu aparelho?

[]'s


Movido para a a sessão Iniciantes

Offline mateuscps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Desenvolvedor sem rumo
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2011, 21:00 »
Se apertar Fn (que está em azul) + NumLock (que está em branco) não resolve, mas já descobri como contornar tal situação.
Obrigado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2011, 23:58 »
Ola

Teria como postar o que fez para ajudar a outros com o mesmo problema?

[]'s

Offline mateuscps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Desenvolvedor sem rumo
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2011, 22:58 »
Gostaria que visse como ficou o teclado depois de algum tempo usando o aMSN

¬¹²³£¢¬{[]}
/ €®Ŧ←↓→ØÞ´ª
ÆßÐĐŊĦJĸŁ'~
º«»©“”N  ̣/

Formato original do teclado é esse, onde os acima foram escrito em minusculo e a baixo em maiusculo.

'1234567890-=
QWERTYUIOP'[
ASDFGHJKLÇ~]
\ZXCVBNM,.;/

O que fazer nesse tipo de situação ?

Ola

Teria como postar o que fez para ajudar a outros com o mesmo problema?

[]'s

Respondendo sua pergunta, quando o teclado numérico toma lugar no do alfabético, apertei NUM LOCK (sem apertar Fn também).

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2011, 23:36 »
Eu tenho um note da CCE e esses caracteres:
¬¹²³£¢¬{[]}
/ €®Ŧ←↓→ØÞ´ª
ÆßÐĐŊĦJĸŁ'~
º«»©“”N  ̣/

só aparecem quando aperto e seguro a tecla "alt gr" e pressiono respectivamente as teclas:
'1234567890-=
QWERTYUIOP'[
ASDFGHJKLÇ~]
\ZXCVBNM,.;/

Como isso tá acontecendo em vários sistemas, ou é alguma coisa errada que você tá fazendo, ou o teclado do note tá com defeito.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2011, 00:03 »
Eu tenho um note da CCE e esses caracteres:
¬¹²³£¢¬{[]}
/ €®Ŧ←↓→ØÞ´ª
ÆßÐĐŊĦJĸŁ'~
º«»©“”N  ̣/

só aparecem quando aperto e seguro a tecla "alt gr" e pressiono respectivamente as teclas:
'1234567890-=
QWERTYUIOP'[
ASDFGHJKLÇ~]
\ZXCVBNM,.;/

Como isso tá acontecendo em vários sistemas, ou é alguma coisa errada que você tá fazendo, ou o teclado do note tá com defeito.

T+.

+1 (inclusivo o note é CCE também)

Offline mateuscps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Desenvolvedor sem rumo
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2011, 00:10 »
Eu tenho um note da CCE e esses caracteres:
¬¹²³£¢¬{[]}
/ €®Ŧ←↓→ØÞ´ª
ÆßÐĐŊĦJĸŁ'~
º«»©“”N  ̣/

só aparecem quando aperto e seguro a tecla "alt gr" e pressiono respectivamente as teclas:
'1234567890-=
QWERTYUIOP'[
ASDFGHJKLÇ~]
\ZXCVBNM,.;/

Como isso tá acontecendo em vários sistemas, ou é alguma coisa errada que você tá fazendo, ou o teclado do note tá com defeito.

T+.

+1 (inclusivo o note é CCE também)

O meu note também é da CCE.
O AltGR resulta mesmo naquelas letras estranhas, mas de nada resolve quando elas aparecem depois.
Vou entrar em contato com a CCE e se mais alguma outra pessoa fizer, gostaria de saber qual solução foi dada nesse caso em específico.
Farei o mesmo se tiver alguma resposta.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 00:18 por mateuscps »

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2011, 13:54 »
olá pessoal, tenho um Note CCE também e estou com este problema,,, principalmente no ubuntu 11.10, tenho duas partições, um com mint 11 e outra com 11.10, no Mint faço um backup da config pelo ubuntu-tweat e uma vez na vida da o problema e resolvo voltando o backup anterior, no 11.10 tento fazer a mesma coisa mais ele nao recupera, fica desconfigurado, principalmente as teclas do meio, as da laterais ficam normais,,,

teste de tec3ad6 = teste de teclado
bras53 = brasil

também estou tentando achar a solução... no mint e raro,, vamos dizer uma vez a cada 45 dias, no 11.10 somente reiniciar já fica isso, e o pior o ubuntu-tweak não consegue recuperar...  como estou em teste extremos entre unity e shell ( esse ganhando) estou reinstalando e nas três em menos de uma hora aconteceu, qto ao ubuntu-tweak acho questão de arquivos que ele copia, que podem variar no ubuntu e o mint, mais seria legal alguém descobrir qual comando ele usa para gerar este bkp que é guardado, pois tentei e não consegui descobrir,,, seria uma ferramenta de auxilio ate resolver definitivo...

Offline mateuscps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Desenvolvedor sem rumo
    • Ver perfil
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:52 »
O note tem uma tecla chamada Fn.
Quando você usa ele com NumLk verá que o I que está saindo como 5, tem um 5 impresso em azul pequeno e outras teclas próximas também tem isso.
Ou seja, você transformou essas teclas dando funcionalidades de teclado numérico (os números em azuis pequenos).
Eu mesmo tive tal problema e um outro, onde quanto mais utilizava o teclado, mais ele desconfigurava, a ponto de cada tecla que digitava, era como se digitasse essa mesma tecla, mas com o AltGR pressionado.
Se quiser ver como fica escrito, pode utilizar as mesmas palavras.
O AltGR está ao lado da barra de espaço.
Só consegui resolver esse problema instalando uma porrada de programas e Windows 7.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Teclado alterado sem motivo
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:33 »
O note tem uma tecla chamada Fn.
Quando você usa ele com NumLk verá que o I que está saindo como 5, tem um 5 impresso em azul pequeno e outras teclas próximas também tem isso.
Ou seja, você transformou essas teclas dando funcionalidades de teclado numérico (os números em azuis pequenos).
Eu mesmo tive tal problema e um outro, onde quanto mais utilizava o teclado, mais ele desconfigurava, a ponto de cada tecla que digitava, era como se digitasse essa mesma tecla, mas com o AltGR pressionado.
Se quiser ver como fica escrito, pode utilizar as mesmas palavras.
O AltGR está ao lado da barra de espaço.
Só consegui resolver esse problema instalando uma porrada de programas e Windows 7.

resolvido, coisa tão besta que até vergonha para um usúario de anos de linux,, hehehhe,  qdo o numlook esta ativado, ele fica com os numeros, como eu não uso o numlook ( a não ser qdo aperto errado) e também por causa da película do teclado que uso, não lembrei dos números azuis nas teclas, e por alguma coisa que instalei ele ativou o numlook e dai aparecia o suposto erro, agora é só dar um jeito de desativar esse numlook na inicialização....

obrigado pelo toque, foi ai que percebi o erro...
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 21:02 por lueneberg »