Autor Tópico: Vamos pedir um dicionário para Linux?  (Lida 3178 vezes)

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Online: 04 de Outubro de 2010, 15:59 »
Olá!
O Dicionário Caldas Aulete é um dicionário digital e gratuito, se pode baixá-lo e instalar, repassar, mas é só para Windows. Não mais se encontra este dicionário impresso, embora os editoras tenham vontade de relançá-lo, algum dia.
Já que é gratuito, por que não ter para Linux também?
Vamos pedir: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=contato_salvar
Se todos nós pedirmos, é bem provável que nos atendam. Somos muitos!

Obrigado!

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2010, 16:37 »
Já mandei o pedido.  Não custa nada né =D
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2010, 19:11 »
Eu mandei o e-mail e eles retornaram:

Citar
Prezados Senhor Guilherme,
 
Muito obrigado pela mensagem.
 
Informamos que não temos previsão para o lançamento de uma versão para Linux do Aulete Digital. No entanto, não se trata de um projeto que descartamos para o futuro.
 
Já que o senhor demonstrou interesse, tomamos a liberdade de lhe perguntar se há interesse também em um serviço por assinatura, e se estiver, qual preço considera justo. Dessa maneira, poderei encaminhar informações completas da sugestão para o setor responsável.

Vamos, pessoal! Isso é um sinal de que temos chance. Vamos mandar e-mails para eles!

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2010, 15:26 »
Também pedi para o Aulete. Conheci o Aulete desde 2007 e gostei muito desse dicionário. Tomara que Aulete o desenvolva para nós usuários do Linux!

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2010, 11:10 »
Acho que seria melhor transferir este tópico para a seção de traduções. Apesar de não se tratar de traduções, o pessoal discute bastante sobre língua portuguesa..

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2011, 10:27 »
Não mandei o pedido. Talvez eu o faça. Penso que vou fazer, sim. Mas suponho que já seja possível usar o Aulete Digital via WINE. Não vou tentar por que não gosto de aplicações via WINE, em sistemas GNU/Linux, e não estou fazendo tanta questão do Aulete Digital no desktop principalmente por que descobri o iDicionário Aulete, que pode ser integrado à "caixa de pesquisa" do Firefox. Um contra é que isso exige conexão com a Internet, ao contrário do Aulete Digital (software offline).

Edição de terça-feira, 2 de agosto de 2011, às 10:33h:

Enviei o seguinte a eles:

Citar
Olá!

Para vocês disponibilizarem o Aulete Digital (offline) para sistemas GNU/Linux, basta empacotar RPM e DEB fazendo o programa executar via WINE e criando itens de menus. Isso atingiria as distros mais comuns, começando por Red Hat, Ubuntu, Debian e derivadas.

Eu uso Ubuntu e gostaria de ter o Aulete Digital facilmente instalável em meu desktop. Não testei o WINE por questões de conveniência. Por enquanto, estou me contentando com iDicionário, via "caixa de pesquisa" do Firefox. Obrigado por ele.

Alexandre Magno
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, 10:34 por alexandre.mbm »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:44 »
Desculpem a ignorância, não existe nenhum dicionário para linux, free ou pago?

Realmente acho importante, visto que muitos usam notes importados que muitas vezes não tem o ç (c cedilha).
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2011, 12:30 »
Ola pigdin

Não entendi, desculpe, mas o que a ausência da tecla "ç" altera no uso de um dicionário?

Visto qualquer teclado ter todas as teclas da tabela de caracteres ( podem estar ocultos, mas as têm ) por ex. no meu teclado US, existem ocultos todos os caracteres como "ç"( acento agudo+c), “‘««≠ºª•¶§∞¢£™¡, etc.

Para agilizar a digitação sem cedilha e usar um corretor ortográfico eu até entendo, mas dicionário?

Dicionário não é dentre outras coisas, para definições de sinônimos?

[]'s

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Vamos pedir um dicionário para Linux?
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2011, 13:05 »

Para agilizar a digitação sem cedilha e usar um corretor ortográfico eu até entendo, mas dicionário?

Dicionário não é dentre outras coisas, para definições de sinônimos?

[]'s

Tem razão.

Ola pigdin

Visto qualquer teclado ter todas as teclas da tabela de caracteres ( podem estar ocultos, mas as têm ) por ex. no meu teclado US, existem ocultos todos os caracteres como "ç"( acento agudo+c), “‘««≠ºª•¶§∞¢£™¡, etc.

[]'s

Um pouco trabalhoso e chato ficar procurando caracteres.
Como você, disse um corretor resolve.
Editado
Desculpem desvirtuar o tópico, mas o problema do cedilha tem solução:
http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&source=hp&q=cedilha+teclado+linux&pbx=1&oq=cedilha+teclado+linux&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=133l1234l3l1981l3l3l0l0l0l1l1348l4087l5-1.1.2l4l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=5b88414624e28f25&biw=1024&bih=629
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, 13:53 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin