Tem como remover uma partição montada do desktop?

Iniciado por la_de_longe, 26 de Julho de 2011, 03:01

tópico anterior - próximo tópico

la_de_longe

Seguinte,  o meu sistema esta em tri boot ( Windows 7, Lion e Ubuntu 11.04), todos os sistemas estão instalados num HD de 300gb dividido entre eles e num segundo HD de 1tb formatado em NTFS esta meu arquivos pessoais (musicas, filmes, fotos, documentos e etc). 

A minha ideia é compartilhar os arquivos com todos os sistemas. No Windows e movi o local das pastas pessoais para o HD de 1tb, assim oq eu salvar na pasta "minhas imagens" por exemplo ja fica nesse HD de 1tb, não sei se todos costumam fazer isso.

No  Lion eu tabém movi minha pasta pessoal para o mesmo HD comapartilhando  as mesmas pastas, então o que eu salvo em  "meus documentos" do  windows fica também disponivel no "documentos" do Lion e vise-versa.

Agora no Ubuntu eu não conheço nenhuma forma de mudar a pasta Home de HD  senão formatando esse HD para ext4 ou outro formato nativo do Linux, então a minha solução foi apenas criar links dessas pastas dentro do meu Home no Ubuntu. Mas pra isso funcionar adeaudamente eu editei o fstab para montar o HD de 1tb automaticamente no boot.

Até ae tudo bem, mas eu não quero que a partição NTFS apareça montada no desktop, eu sei que tem como desmarcara opção de montar volumes no desktop pelo gconf-editor, mas ae ele não apareceria o DVD e Pen Drives também. Eu quero que os discos externso apareçam ainda no desktop qd montados, mas esta partição especifica que é montada automaticamente no boot não. 

Tem como remover somente esta partição do desktop?

ciceroevc

Primeiramente instale o ubuntu tweak depois abra ele vá em configurar ícones da área de trabalho e desmarque a opção de mostrar volumes montados na área de trabalho.

Acson

Olá!
Use o comando mount, vai listar o que está montado e o caminho. Por exemplo se o nome do seu HD que você quer desmontar é DADOS, procure pela palavra DADOS na lista dos montados, veja onde está montado (por exemplo /dev/sda6) e é só da um umount /dev/sda6  ^^!
O problema é que ele vai fazer isso novamente ao reiniciar, mais vou da uma olhada como resolver isso :)!