Autor Tópico: O que há com o Tartaruntu?  (Lida 2563 vezes)

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
O que há com o Tartaruntu?
« Online: 22 de Julho de 2011, 20:31 »
Pessoal,
sou usuário de linux há anos, ao menos uma década. A cada versão da distribuição ubuntu a coisa parece ficar pior, em termos de desempenho (gostei da nova interface no ubuntu 11). É extremamente hard hyper nitida a diferença do desempenho do firefox ou chrome no windows 7 e no ubuntu 11.04 64 bits. Rolar páginas no windows é perfeito, continuo, total. No ubuntu parece que está usando quase todo o processador o simples uso da barra de rolagem das páginas (mesmo estando apenas com o navegador aberto e nada mais), as páginas dessem em "soquinhos". Navegar na web com o ubuntu é literalmente tosco, se comparar com o windows. Como pode? O que fazem com o sistema para ele ficar tão tartaruga assim? Como deixar ele com desempenho de windows ao menos na mera tarefa de abrir uma página web?
Na época do kurumim primeira geração, navegar na web era tão leve ou mais com o kurumim do que com o windows xp, que já é mais leve que o windows 7.

Gostaria de entender o porque dessa nítida diferença e se é possível contornar esse problema.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2011, 22:41 »
Camarada, boa noite!
Realmente você está pedindo muito e fornecendo pouco.
Se não for pedir em demasia, o nobre colega poderia dar algumas informações adicionais. Qualquer coisa, um sinal de luz, um abraço, uma oração, ou quem sabe informações sobre seu hardware, as páginas que está acessando, se está usando o flash...
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2011, 23:06 »
Ola

Complementando o Adriano R.N., voce testou outros browsers?

Estou tendo pau no ffox 5 aqui no Mac. Tá um lixo. E o safari no OSX Lion deu uma melhorada excepcional, comparável ao Opera.

No meu Ubuntu o ffox também está ruim, logo não é problema do Ubuntu e sim do ffox.

[]'s

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2011, 23:46 »
Opa! Minha experiencia está sendo em um Athlon X2 7750 (2.7 Ghz dual) com 4 GB RAM dual channel 800 Mhz. Uma configuração normal mas que não era pra estar tão lento.

Meu navegador preferido é o firefox, as vezes tenho que usar um chrome (que é ligeiramente mais rápido no ubuntu, mas ainda lamentável) e também testei o Epiphany, que também é um pouco mais rápido mas também lastimável... Já passei pelas etapas de desativação de coisas em massa (o que até fez com que o youtube parasse de funcionar no FF mas não nos outros navegadores). Estou usando a versão 6 do firefox no Ubuntu 11 64 bits.

Quanto ao flash, é completamente inviável navegar sem flash hoje em dia. Abro mais de 10 abas de youtube no ff em ruindows. se abro mais que 4 no ubuntu... coitado...

« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 23:49 por virtualhjs »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2011, 00:05 »
Experimenta o Ubuntu 11.04 32-bit e o Firefox 5 pra ver se acontece a mesma coisa.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2011, 00:38 »
Só gostaria de entender alguns pontos do seu tópico:
1- Se quer ajuda, me diz o motivo de iniciar um tópico desprezando o sistema operacional (Tartaruntu?)
2- Você inicia o tópico dizendo: "sou usuário de linux há anos, ao menos uma década.". Não parece pois usuários linux e principalmente do Ubuntu enfrentam os problemas e procuram soluções. Não ficam caçoando disso ou daquilo.
3- "Rolar páginas no windows é perfeito, continuo, total." Depoimento de usuário Windows e não usuário Linux. Gosta do Windows, use Windows. Ninguém aqui te forçou a usar o Ubuntu.
4- "...as páginas dessem em "soquinhos". Realmente é um problema perceptível mas no Chrome resolvi com a extensão SmoothScroll (https://chrome.google.com/webstore/detail/cccpiddacjljmfbbgeimpelpndgpoknn)
5- "Navegar na web com o ubuntu é literalmente tosco, se comparar com o windows." Tosco em que sentido? É ou não é uma declaração de um Windows User?
6- "Na época do kurumim primeira geração, navegar na web era tão leve ou mais com o kurumim do que com o windows xp, que já é mais leve que o windows 7.". A internet mudou, as páginas tem cada vez mais recursos. Flash? Sim, o flash roda bem aqui pra mim mas é um problema para alguns usuários linux e principalmente para Mac Users. Mas você acha que os usuários de Mac deixam de usar o sistema por esse simples inconveniente? É claro que não.
7- Pela sua configuração, memória não seria um problema. Veja como as coisas são relativas. Tenho o Windows 7, o Bodhi Linux e o Mint 11 instalado. O meu Windows 7 Ultimate consome mais de 500 MB de RAM sem abrir nenhum programa (além do antí-virus). No meu Ubuntu inicio ele com pouco mais de 200 MB.
8- Já vi que você é crítico ao extremo. Criticou o sistema, criticou o Chrome (uso e recomendo),...
9- "Já passei pelas etapas de desativação de coisas em massa". Confirmado: Windows user. Não é assim que funciona no Linux. Desativar "coisas em massa" não resolverá nunca seu problema. Vai criar outros.
10- "Estou usando a versão 6 do firefox no Ubuntu 11 64 bits." A versão estável (atente-se a isso) é a 5. Uso ela de vez em quando e nunca tive problemas.
11- "Quanto ao flash, é completamente inviável navegar sem flash hoje em dia". Não deixe o Steve Jobs ler isso. Acho que ele (e outros tantos) vai discordar.
12- "Abro mais de 10 abas de youtube no ff em ruindows". Quer que eu repita? Windows user. Não quero entrar no mérito da questão mas abrir várias abas com flash inclusive no Windows não é muito recomendável mas cada um é cada um.
13- Sabe o que eu digo pra você? "coitado..."

Conclusão: Gosta de Windows, de como as coisas funcionam lá? Fique com ele. Se te atende, não deixe de usá-lo. Quer ajuda no Linux? Aprenda a respeitá-lo. A comunidade e inclusive eu estarei disposto a ajudá-lo.

PS.: Lastimável!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2011, 01:21 »
Meu povo, trago a boa nova!

Encontrei uma "solução" para meu problema! Bem, ainda estou testando, por enquanto está dando certo, mas se tudo ocorrer bem, caramba, finalmente encontrei algo que venho procurando há anos!

Pesquisei muito antes de abrir o tópico. Cheguei a pesquisar até sobre recompilação de kernel, parecia não haver jeito.

 Pouco importa o nome da modificação/distribuição que eu estiver usando. Tudo que quero é um sistema linux (por ser seguro / uso internet bank) e que seja rápido (as vezes dá preguiça de esperar o lerdo ruindows iniciar).

Primeiro encontrei o Lubuntu, uma versão do ubuntu que promete ser mais rápida. Pelos reviews no youtube, parecia rolar as paginas do mesmo modo que o ubunutu, lentamente, aos "soquinhos". O conheci num tópico onde um usuário procurava o mesmo que eu. Então outro usuário falou de um tal de puppy linux. Vi no youtube e pareceu ótimo.. O melhor de tudo, tem míseros 128 MB de tamanho e roda direto da memória RAM, não do CD. Baixei em alguns minutos e testei.

Meu-deus-do-céu! O sistema rodou o firefox 4 mais rapidamente que o firefox no windows xp, tipo, superou total o windows!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! eeeeeeeee!!!!!!!!!!!!! O sistema é extremamente rápido para iniciar. Tota, acho que deve ser ubuntu mesmo, pois o desempenho do FF no Puppy foi completamente diferente.

Muito simples de configurar, instalei o firefox (não vem nativo mas já vem link que puxa e baixa direto), não instalei diretamente o flash (veio de alguma forma). O desempenho de flash nele é muito superior ao de qualquer distribuição que já testei nos últimos tempos.

Pesquisando mais a fundo, achei uma subdistribuição dele mantida por brazukas, é a Bigpupbr, uma versão aportuguesada do sistema. Será meu próximo alvo para teste.
http://bigpupbr.blogspot.com/
http://www.bigpupbr.tk/forum/index.php

Puppy é uma distribuição muito enxuta mas praticamente pronta pra navegar. Só coloquei as configurações de rede, baixei o firefox e já estava navegando. Estou digitando esse post do Puppy.

Bem, continuarei com o ubuntu instalando por enquanto, inclusive aproveitando eventuais dicas que eu encontre por aqui para otimizar o desempenho. Só que agora tenho uma nova menina dos olhos...  ;D

Valeu pela atenção Adriano R.N. , Tota e eliseu_carvalho

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: O que há com o Tartaruntu?
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2011, 11:48 »
até março deste ano eu tinha uma configuração bem mais modesta do q tenho hj e o ubuntu sempre teve desempenho ruim, firefox mto lento também. vou ver como fica agora q melhorei um pouco de hardware.