Autor Tópico: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga [resolvido]  (Lida 27828 vezes)

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #30 Online: 24 de Julho de 2011, 14:52 »
Ok, vou testar os comandos agora mesmo, mas enquanto isso, uma dúvida. Você disse que talvez o meu caso seria necessário compilar um kernel certo? Se o problema for nele (e eu não sei se é, o que vc acha?) a instalação de um kernel anterior não seria uma solução possível? Estou pensando em testar uma versão 32 bits, já que vc disse que houve um caso semelhante ao meu, e a solução foi essa. Mas estou querendo criar um pendrive de instalação e não um livecd, vc acha que que isso seria um problema? ( fazer um livependrive?)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #31 Online: 24 de Julho de 2011, 15:05 »
Olá Issao,

Um kernel anterior para esse processador, que é recente, não né, embora haja relato de alguém que instalou na versão 10.10 e funcionou, embora sem conseguir ajustar a resolução do vídeo.

Usar LiveCD ou LiveUSB (pendrivre), em princípio tanto faz, só muda a mídia, funciona igualmente.

Acho que o caminho, mesmo como experimentação e aprendizado e, depois de testar os parâmetros antes mencionados, gravar uma iso do 32bits e ver o que acontece. Depois, nela, na 32bits, instalar o PAE e igualmente ver o que acontece.

Esses processadores tendem a se tornar comuns, já estão razoavelmente baratos, então serve também como registro para outras pessoas que venha a adquirir equipamento similar, ou mesmo da Positivo, que vende muito por aqui.

[]'s

« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 15:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #32 Online: 24 de Julho de 2011, 15:21 »
A parte que eu ainda não havia contado: tenho também um SIM 7710, da Positivo, Sandy-Bridge, só que com o Core I5-2410M.

Funciona tudo, webcam, bluetooth, touchpad, e-sata, wireless, hdmi 1.4, com dois monitores tanto pela vga quanto pela hdmi, ligado em monitor 1920x1080, ligado em TV LG Infinity FullHD 46", teclado e mouse sem fios adicionais, igualmente BIOS Phoenix, enfim, tudo, instalado o 11.04 Unity, sem problema nenhum, chega até a ficar sem graça pela falta de problema. :-)

Exatamente isso é que causa a curiosidade, por que aí com o Core I7-2620M está havendo essa questão da ACPI?
« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 15:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #33 Online: 24 de Julho de 2011, 16:35 »
Qual ubuntu você instalou, o 64 ou 32? Você sabe se pode dar algum tipo de problema se eu realizar a instalação da versão 32 bits, sendo que eu desejo continuar com o dual boot e o outro sistema operacional ser o win 7 64?

editado:

esqueci de mencionar, os parâmetros não funcionaram...   :-\
« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 16:37 por issao »

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #34 Online: 24 de Julho de 2011, 16:41 »
O que é PAE?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #35 Online: 24 de Julho de 2011, 18:16 »
Olá issao,

Previsivelmente já instalei e desinstalei 32 e 64bits, todos os modos disponibilizados pelo Ubuntu, versões 10 e 11, fora a compilação de kernel, tudo isso várias vezes e mais algumas coisas.. :-)

Evidentemente para substancial parte dos usuários deste Fórum, e de outros, pesquisar, experimentar e tentar entender é um hobby; tem pessoas que gostam de jardinagem, nós gostamos de computação. :-)


Qual ubuntu você instalou, o 64 ou 32?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #36 Online: 24 de Julho de 2011, 18:20 »
Como já havia dito, PAE (Physical Address Extension).

Dá uma lida aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Physical_Address_Extension

Essencialmente é um kernel para sistema de 32 bits que consegue endereçar os 4GB de memória ram que tem aí.

Editando:

Se usar o kernel simples ele vai usar mais ou menos 3,3GB da ram disponível.

É fácil de instalar, se digitar PAE na 'caixa da lupa' aqui no Fórum vai encontrar dezenas de referências de como fazer isso rapidamente.

Faça uma instalação de 32bits comum no pendrive, depois nele mesmo instale o PAE, como ainda estamos na fase de testes, não precisa desde logo mexer no que v. já tem instalado aí.

Independentemente disso, que recomendo que v. experimente também, porque é muito fácil de fazer, vamos então dar uma olhada por dentro dessa ACPI.

O que é PAE?
« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 18:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #37 Online: 24 de Julho de 2011, 18:38 »
Agora entendi melhor sua dúvida, não, não dá problema, são partições distintas, trabalham de forma independente.

Vamos expandir o entendimento, na verdade, você pode ter vários sistemas operacionais instalados no seu sistema, não apenas dois, cada um deles instalado em uma partição independente.

Assim, posso ter facilmente um dual boot, mas também um trial boot, mas também uma partição Win7, uma partição Vista, uma partição XP, mais 10 partições Linux, ou quantas queira, cada uma delas com um sistema operacional (distribuição, distro) diferentes, configuradas de vários modos.

Essencialmente essa é a liberdade do Linux, caracterizada pelo enorme flexibilidade. :-)

continuar com o dual boot e o outro sistema operacional ser o win 7 64?
« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 18:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #38 Online: 24 de Julho de 2011, 19:12 »
Reiterando o que disse antes, creio que podemos seguir agora duas linhas paralelas.

Na primeira delas, você instala aí em um pendrive o 32 bits, depois o kernel PAE e vamos ver o que acontece.

Na segunda, vamos dar olhada por dentro da ACPI para tentar identificar exatamente onde está o problema e quem sabe seja possível corrigí-lo, ou se não for possível (nem sempre é), pelo menos teremos meios de fornecer informações adequadas ao pessoal responsável pelo desenvolvimento da acpi-kernel, o que pode levar a que façam um patch (modificação, ajuste, correção) em kernels futuros, eventualmente útil para futuros proprietários de igual equipamento.

Isso, penso, tem uma importância um pouco maior na medida em que estamos falando de um fabricante brasileiro, a Positivo, que como sabemos vende muito (já algo como 10 milhões de computadores no mercado nacional, creio), entretanto, com nula penetração no mercado externo, em contraposição às marcas internacionais, portanto, um problema qualquer existente num sistema de montagem nacional tem a tendência de levar muito mais tempo para chegar essa informação aos grupos de desenvolvimento do Linux, até mesmo pela barreira do idioma, a menos que façamos o esforço de levar até eles essas questões que mais diretamente nos interessam.

A hipótese aqui é trabalhar sobre o que já tem instalado no disco fixo fazendo a carga usando o parâmetro nolapic (é esse o outro que também funciona?).

Para que eu não fique endereçando comandos com caminho errado, preciso inicialmente saber alguns dados do que tem aí, então execute os seguintes comandos:

Esse aqui é só para confirmar a compilação da ACPI:

cat /var/log/dmesg | grep MSFT

Esse outro é para confirmar o caminho do arquivo que iremos inicialmente trabalhar, o DSDT, isto é, se ele está realmente aí disponível, pois caso não esteja teremos que fazer uma certa ginástica para ir buscar o seu conteúdo no outro sistema operacional:

ls /sys/firmware/acpi/tables/*

« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 19:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #39 Online: 25 de Julho de 2011, 19:30 »
   Olá Druidaboy!

  Legal, gostei das opções, mas fiquei um tanto reticente quanto a nova instalação de um sistema 32 bits em uma nova partição. Vou explicar o motivo. Antes de coseguir(mos) instalar essa versão (11.04) eu tinha aqui uma versão anterior instalada por um amigo meu. Eu tive que removê-lo pois ele não conseguiu fazer com que a rede fosse reconhecida e nem atualizar o SO.

  Acho que a essa altura você já deve estar imaginando qual foi o meu problema certo? Pois é, foi ele mesmo, o Sr. Grub em pessoa! Bem, onde quero chegar? O problema é que não desejo perder parte de um Hd com um sistema que não usarei, pois terei outro instalado, e se tudo der certo, funcionando adequadamente. Pois bem, após "brincarmos" com o SO de 32, dada as minhas limitações técnicas de conhecimento sobre o assunto, sei que ficarei em uma situação chata no momento de obter de volta o espaço perdido no Hd.

  E como já te pentelhei demais, não sei se seria conveniente tomar mais uma significativa parte do seu tempo com o Mr. Grub! Mas, de qualquer maneira vou executando os passos sugeridos por você enquanto aguardo sua resposta sobre o assunto.


  O outro "cheat code" que funciona é o noapic.

Obs: Eu não pude ler direito tudo o que escreveu pois tenho um compromisso, respondi rapidamente para o caso de alguém estar acompanhando com o mesmo problema. Se faltou eu responder algo, quando eu voltar postarei. um Abraço!!

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #40 Online: 25 de Julho de 2011, 21:53 »
   Estou de volta!
Vamos lá, o comando inicial que vc pediu para eu inserir para "confirmar a compilação da ACPI" (o que isso quer dizer?) não deu nada, já o comando para buscar o "DSDT" deu isso:

issao@issao-POSITIVO-MOBILE:~$ ls /sys/firmware/acpi/tables/*
/sys/firmware/acpi/tables/APIC  /sys/firmware/acpi/tables/HPET
/sys/firmware/acpi/tables/BOOT  /sys/firmware/acpi/tables/MCFG
/sys/firmware/acpi/tables/DMAR  /sys/firmware/acpi/tables/SLIC
/sys/firmware/acpi/tables/DSDT  /sys/firmware/acpi/tables/SSDT1
/sys/firmware/acpi/tables/FACP  /sys/firmware/acpi/tables/SSDT2
/sys/firmware/acpi/tables/FACS

/sys/firmware/acpi/tables/dynamic:
SSDT3  SSDT4  SSDT5
issao@issao-POSITIVO-MOBILE:~$

A propósito, muito interessante o lance do PAE, eu sempre quis saber se é possível utilizar os 4 Gb de ram com um sistema de 32 bits. Você poderia me passar um link com informações de qualidade sobre o assunto? É que possuo outro note com 4gb de ram da positivo, com win 7 32, e desejo utilizar a memória disponível integralmente. É necessário muito conhecimento sobre o assunto para conseguir endereçar os Gb ociosos?
 

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #41 Online: 25 de Julho de 2011, 22:16 »
Insistindo um pouco mais no "lance" do PAE, eu encontrei uma informação on line dizendo que se eu digitasse os comandos "cat /proc/cpuinfo | grep -i pae" e obtivesse algo semelhante ao que está logo abaixo, eu poderia obter um kernel PAE. O engraçado é que eu ainda nem sei o que é um kernel, mas vou descobrir!! rsrsrsrsrs!

flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 xsave lahf_lm ida dts tpr_shadow vnmi flexpriority

mas o que recebi aqui no meu terminal foi diferente:

issao@issao-POSITIVO-MOBILE:~$ cat /proc/cpuinfo | grep -i pae
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx smx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx lahf_lm ida arat epb xsaveopt pln pts dts tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx smx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx lahf_lm ida arat epb xsaveopt pln pts dts tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx smx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx lahf_lm ida arat epb xsaveopt pln pts dts tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx smx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx lahf_lm ida arat epb xsaveopt pln pts dts tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid


Você entende alguma coisa aqui? mais uma coisa, vc tem, ou sabe onde posso encontrar, um  manual com informações sobre comandos do Ubuntu?

 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #42 Online: 25 de Julho de 2011, 23:05 »
Olá issao,

Só para esclarecer: o kernel é o núcleo do sistema operacional, é o Linux propriamente dito, todo o resto vem depois e em torno dele.

Essa relação de flags que v. encontrou por aí em algum link não vai ser igual mesmo, a menos que tivesse sido feita com base em um processador idêntico ao seu, que é um Core I7-2620M, sandy-bridge, 2a. geração, o que não parece ser o caso, aliás, vou até usar o que v. postou aí para comparar com o que obtenho aqui no Core Core I5-2410M.

Vou ver se acho um link já pronto para instalar o PAE (para economizar dedo e tendinite), mas tem vários bons, completos, aqui mesmo no Fórum.

Chegou a fazer a instalação do 32bits normal?

[]'s


Editando:

Expliquei mal :-(

Note nas flags que v. postou que elas contém pae, isso quer dizer que o processador possui suporte a essa especificação. É isso.

flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx smx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx lahf_lm ida arat epb xsaveopt pln pts dts tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 23:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #43 Online: 25 de Julho de 2011, 23:11 »
Dê uma olhada nesse link aqui, postado recentemente pelo 'EdvaldoSCruz', está bastante bom, muito explicativo:
É melhor uma compreensão mais extensiva da questão, pois aí vai incorporando conhecimento.
   
Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84601.0.html

Mas se perder aí meia hora procurando no Fórum vai achar bastante material esclarecendo essas idéias.

Editando:

Nesse post do 'platao' temos o seguinte:

"Uma dica para quem tem processador 32bit ou 64 e tem 4g de memoria ou mais e vai instalar o Ubuntu 32bit e deixar a internet conectada, ja na instalação, o sistema detecta que vc tem mais de 4g de memoria e ele se encarrega e  instala o PAE automaticamente."

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83495.0.html

« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 23:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #44 Online: 25 de Julho de 2011, 23:18 »
Essa eu já tinha respondido antes. :-)

Não existe propriamente um "manual com comandos do Ubuntu", o que existe são comandos do Linux

Existe muito material bom, insisto na indicação que já fiz antes, sempre mencionadas nas mensagens de rodapé do nosso Coordenador 'platao', que é uma excelente relação para começar a se inteirar desse mundo novo:

Apostilas;

Apostila Junior Madrigal http://apostila-ubuntu.juniored.com/

Orgulho Geek http://opiratadigital.files.wordpress.com/2010/05/livro_ubuntu2.pdf

Igor Abreu http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/ (embora antiga os conceitos se aplicam ainda)

Guias;

Guia de Sobrevivencia  http://tales.linuxhard.org/documentos/Manual_Sobrevivencia_Linux.pdf

Guia Foca Linux http://www.guiafoca.org/?page_id=51

Guia de instalação Lucid http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx

Guia de instalação Maverick http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-10-maverick-meerkat

Guia de instalação Natty  http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal


[...] sabe onde posso encontrar, um  manual com informações sobre comandos do Ubuntu?
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 23:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.