Autor Tópico: samba e mac os  (Lida 1486 vezes)

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
samba e mac os
« Online: 15 de Julho de 2011, 16:35 »
Caros,

tenho o samba configurado e funcionando perfeitamente na minha rede - ou quase. As máquina Windows (e mesmo as Linux) conseguem visualizar e acessar o compartilhamento via SMB. A máquina Mac é que, de um dia para o outro, deixou de visualizar o compartilhamento, no browsing. Se eu vou lá e configuro explicitamente para acessar o servidor eu consigo conectar normalmente. Mas o compartilhamento não tem aparecido mais no finder como alguns dias atrás. No servidor não houve nenhuma mudança ou atualização. No mac, o usuário disse ter atualizado mas depois que o problema já havia sido percebido uma vez. Alguém uma idéia do que pode ser?

[]'s

Luiz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: samba e mac os
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2011, 21:29 »
Se o problema estiver no Mac, vai ter pouco que possa ser feito aqui.

Tente ligar a depuração no samba, adicionando o controle "log level = 3" ao seu arquivo de configuração.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: samba e mac os
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2011, 16:33 »
OK, o farei - apesar de duvidar muito que o problema esteja no servidor. Postei a dúvida aqui pois, como uso Ubuntu no meu ambiente, tenho o costume de sempre vir aqui procurar informação - e quem sabe alguém já havia passado pelo mesmo...
De qualquer forma, também postei a mesma dúvida em um fórum de MacOS. Tendo alguma resposta, coloco aqui pro caso de mais alguém passar pelo mesmo.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: samba e mac os
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2011, 19:58 »
Os logs no sistema sempre ajudam, vão mostrar o que o cliente está fazendo de errado.

Só complementando a informação anterior, o log do Samba fica, por padrão, em /var/log/samba, e ele vai criar um arquivo de log pra cada máquina que se conecta. Caso a máquina se identifique, ele vai usar o nome netbios da máquina; do contrário, vai usar o seu IP.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D