Autor Tópico: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub? [resolvido]  (Lida 27517 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #30 Online: 19 de Julho de 2011, 01:53 »
É assim mesmo, eles sempre voltam a forma original quando a alteração é feita na cmdline.
A alteração na cmdline vale apenas para a sessão, nunca é uma mudança definitiva no sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #31 Online: 19 de Julho de 2011, 02:03 »
Repita os procedimentos antes vistos para tentar atingir um terminal, agora usando a linha do "Modo de Recuperação".

Nessa linha do "Modo de Recuperação" vai estar anotado single, então é só acrescentar o --verbose text

Como sempre, Ctrl+x para carregar.

Se parar em um quadro com "Menu de Recuperação", escolha a opção netroot  ----> esqueça isso, até aparece a tela mas fica sem função, porém v. já está no modo tty e com internet.

Editar:

Só um alerta: ele deverá ir direto para o tty do "Modo de Recuperação", só que pode ocorrer do prompt ficar "escondido" atrás de uma tela de fundo.
Experimente dar sucessivos Enter para rolar e melhorar a visualização do prompt. Se perceber que está lá digite clear para limpar a tela.
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 02:10 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #32 Online: 19 de Julho de 2011, 02:15 »
Se ainda não deu para atingir tty ainda temos uma opção, que é ir pelo LiveCD e verificar como está o grub, mas isso detalho amanhã, que o horário já venceu.
 :-)

Na verdade temos ainda outra opção para atingir tty, mas essa é um pouco mais trabalhosa para escrever aqui (e também para realizar), entretanto, se for necessário faremos.

[]'s

Fui..
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 02:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #33 Online: 19 de Julho de 2011, 02:20 »

 Nada acredita? na verdade deu o mesmo erro, que coisa heim!?

 ok, eu tbm estou cansado, valeu por ter me ajudado tá? só te peço para não desistir de mim, pois não sei mais o que fazer, fucei pra todo canto e não achei nada...

se puder continuar me auxiliando te agradeço!! até amanhã boa noite!!

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #34 Online: 19 de Julho de 2011, 14:30 »
   Druida eu tive aqui umas idéias, não sei se elas terão alguma aplicação, mas acho que não custa nada dizer quais são. Você disse que nós teremos que conseguir acesso ao terminal para descobrir quais o parâmetros que eu coloquei estão impedindo a inicialização correta do SO certo?
  
   Pois bem, não seria mais eficiente rápido e certo descobrirmos quais os parâmetros corretos pelo modo de teste do "LiveCD"? (pois ele só executa se eu colocar os parâmetros como já te disse, ou alguns deles acredito).
  
   Assim, quando tivermos a certeza sobre os parâmetros corretos, basta reinstalar o Ubuntu utilizando os parâmetros corrigidos!

   Agora uma pergunta, pela opção "c" do menu de sistemas operacionais eu entro no grub certo? Por ali não é possível fazer isso que estamos querendo? ou pelo menos chegar até o terminal ?

   Mais uma pergunta, quando eu desligo o Cpu pela tecla  "start" eu corro o risco de danificar minha máquina?
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 14:33 por issao »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #35 Online: 19 de Julho de 2011, 18:48 »
Olá issao,

Seu raciocínio quanto a identificação dos 'cheat codes' está correto, no final das contas é isso mesmo que terá de ser feito, apenas que no seu caso está mais fácil de fazer pois você já sabe quais são os parâmetros que fazem com que o LiveCD suba, embora possivelmente alguns deles, ou muitos deles, e possivelmente quase todos eles, sejam desnecessários.

Entretanto, até mesmo para efeitos de comparação posterior, permitindo melhor análise, sugiro que antes v. antes melhor identifique a situação atual, olhando o que está gravado na configuração do grub.

Tentando sistematizar:

A) Identificar a situação atual do sistema já instalado.

1) Inicie pelo LiveCD, como normalmente faz.

2) Carregado o sistema, acesse pelo ambiente gráfico o disco correspondente em que está instalado o Ubuntu --> Barra superior/Locais

Nota: Como neste primeiro momento não se irá alterar nada, apenas ver e anotar como está, então pode ser o acesso simples pelo ambiente gráfico. Quando se quer alterar usando o ambiente gráfico então o caminho é um pouco diferente, é abrir um terminal de depois nele digitar "gksudo nautilus", sem as aspas, o que o coloca no ambiente gráfica na forma 'root', isto é, administrador do sistema, permitindo alterações, mas não é o caso no momento.

3) Vai aparecer lá algo como Sistema de Arquivos de xx GB, clique naquele correspondente ao Ubuntu. Normalmente você terá ali duas partições, uma em que está o Win7 e a outra do Ubuntu.

4) Click na pasta 'etc', dentro dela na pasta 'default', dentro desta localize e dê dois clicks no arquivo grub.

Note, para que não haja confusão, que quando carrega pelo LiveCD você tem o grub, assim como todos os demais arquivos, do próprio LiveCD, evidentemente não é esse que interessa e sim o sistema de arquivos que está no disco, na partição em que está instalado o sistema.

5) Nesse arquivo grub identifique a linha abaixo e veja o que já há gravado nela em termos de parâmetros (eventualmente cole aqui no Fórum para podermos acompanhar).

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

6) Feche tudo e reinicie o sistema.

B) Identificando o conjunto mínimo de parâmetros que fazem o sistema subir.

1) Sabemos, a partir das informações que v. passou, que v. tem iniciado o LiveCD utilizando os seguintes 10 (dez!) parâmetros:

apm=off acpi=off noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pci=nomsi

2) Inicialize pelo LiveCD experimentando sucessivamente, um a um, os parâmetros acima, até descobrir qual é o conjunto mínimo necessário para subir o sistema.

Assim, por exemplo:

1a. carga:
kernel   /boot/vmlinuz-2.6.38-10-generic root=UUID=1e966084-5f25-4407-9894-d4e46000c211 ro apm=off

2a. carga:
kernel   /boot/vmlinuz-2.6.38-10-generic root=UUID=1e966084-5f25-4407-9894-d4e46000c211 ro acpi=off

3a. carga:
kernel   /boot/vmlinuz-2.6.38-10-generic root=UUID=1e966084-5f25-4407-9894-d4e46000c211 ro noapic

e assim sucessivamente.

Qualquer um que isoladamente faça o LiveCD subir é o que basta.

Note, entretanto, que essa é uma abordagem inicial para identificar os parâmetros mínimos, que eventualmente fará funcionar, porém não necessariamente, já que na verdade o universo de possibilidades é uma análise combinatória de cada um desses 10 parâmetros, o que dá um número bastante elevado de combinações possíveis, nada obstante sabemos que dificilmente são necessários mais de dois.

Na prática não é feito desse modo, alguns parâmetros do kernel já se afasta desde logo em função do conhecimento do hardware especificamente instalado.

Assim, por exemplo, não faz muito sentido usar nopcmcia se não tenho nada de pcmcia no equipamento, dá mesmo forma, não vou testar apm=off se aparentemente não tenho nenhum problema de gerenciamento de energia, e assim vai.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #36 Online: 19 de Julho de 2011, 18:56 »
Oops, faltou respondeu essa parte:

Esse prompt do grub que se abre com a tecla 'c' no menu do grub serve para outro finalidade, é para configurar o bootloader, o boot propriamente dito, em sentido restrito, dizendo respeito à área de MBR (Master Boot Record) e não guarda relação com essa questão que discutimos neste tópico.

Usar a tecla 'start', que estou entendendo seja genericamente o botão de liga/desliga, *não* causa dano físico ao equipamento, entretanto, pode causar dano lógico ao sistema de arquivos, fazendo com que haja fechamento incorreto dos arquivos, corrompendo arquivos, enfim, isso pode ocasionar problemas lógicos que, no limite, podem obrigar a uma reinstalação do sistema, isso para qualquer que seja o sistema operacional.


    Agora uma pergunta, pela opção "c" do menu de sistemas operacionais eu entro no grub certo? Por ali não é possível fazer isso que estamos querendo? ou pelo menos chegar até o terminal ?

   Mais uma pergunta, quando eu desligo o Cpu pela tecla  "start" eu corro o risco de danificar minha máquina?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #37 Online: 19 de Julho de 2011, 20:39 »
Olá issao,

Não entendi bem porque você perguntou sobre o desligamento a partir do botão "start" (liga/desliga), entretanto, no Linux em geral é possível utilizar-se da chamada "Magic System Request Key" (ou apenas Magic SysRq Key) como forma de reinicialização e desligamento.

No teclado desse seu notebook tem uma tecla com a identificação SysRq (no seu caso, lado direito superior, segundo botão da direita para a esquerda). Normalmente é a mesma tecla do PrtScn (Print Screen).

A forma geral que isso é anotado usa a expressão RSEIUB ou RSEIUO

 
Alt+SysRq+R+S+E+I+U+B

Alt+SysRq+R+S+E+I+U+O


Como mnemônico: “Reboot Even If System Utterly Broken”
(algo como reinicie mesmo se o sistema está todo quebrado)

Utilize a seguinte combinação:

Alt+SysRq+R  --> controle teclado para o X (Raw)

Alt+SysRq+E  --> termina os programas corretamente (tErminate)

Alt+SysRq+I  --> mata os programas que não obedeceram (kIll)

Alt+SysRq+S  --> sincroniza os discos (Sync)

Alt+SysRq+U  --> remonta os discos somente leitura (Unmount)

Alt+SysRq+B  --> reboot (reBoot)

Alt+SysRq+O  --> desliga (shutdOwn)

(origem: Raw (take control of keyboard back from X), tErminate (kill -15 programs, allowing them to terminate gracefully), kIll (kill -9 unterminated programs), Sync (flush data to disk), Unmount (remount everything read-only), reBoot or shutdOwn)

A boa pratica é pelo menos sincronizar e só depois reiniciar ou desligar.

Entretanto, se está havendo problema para reinicializar ou desligar é o caso de testar na cmdline o parâmetro reboot=b
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 20:43 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #38 Online: 20 de Julho de 2011, 00:11 »
   Nossa, não sei nem por onde começar, rsrsrsrsrsrsrs!! Olha só, em relação a linha que voçê pediu, acredito que não havia parâmetros nela, como não sei identificar corretamente se tem ou não, decidi copiar tudo o que havia no grub.
   
 # If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update
# /boot/grub/grub.cfg.
# For full documentation of the options in this file, see:
#   info -f grub -n 'Simple configuration'

GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

# Uncomment to enable BadRAM filtering, modify to suit your needs
# This works with Linux (no patch required) and with any kernel that obtains
# the memory map information from GRUB (GNU Mach, kernel of FreeBSD ...)
#GRUB_BADRAM="0x01234567,0xfefefefe,0x89abcdef,0xefefefef"

# Uncomment to disable graphical terminal (grub-pc only)
#GRUB_TERMINAL=console

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480

# Uncomment if you don't want GRUB to pass "root=UUID=xxx" parameter to Linux
#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true

# Uncomment to disable generation of recovery mode menu entries
#GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"

# Uncomment to get a beep at grub start
#GRUB_INIT_TUNE="480 440 1"


    Com relação a minha pergunta da tecla (liga/desliga) do Note, é que eu estava preocupado com relação ao hardware, pois em minha batalha pelo linux, eu tive que usar e muito essa tecla.

    Pois bem, vou fazer o dever de casa proposto por ti, e assim que obter resultados postarei!!

    Valeu pela dica do "magic sytem request key", ela pode ser útil um dia!!

    Só mais uma coisa antes de ir, você trabalha nessa área, ou estuda ciência da computação ou eng. da comptutação? Se não, como sabe dessas coisas?

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #39 Online: 20 de Julho de 2011, 01:29 »

   Eu tenho mesmo que colocar esse comandos ------> "kernel   /boot/vmlinuz-2.6.38-10-generic root=UUID=1e966084-5f25-4407-9894-d4e46000c211 ro"      antes de inserir os de inicialização? não posso fazer da maneira que eu fazia antes?

   antes eu só colocava ------>  linux ( aqui os comandos )

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #40 Online: 20 de Julho de 2011, 11:34 »
Ola issao,

Eita, deixa ver se entendi bem a questão. :-(

O que mencionei (kernel /boot/vmlinuz etc e tal) é só um exemplo, foi só para ilustrar que deve ser um a um os parâmetros.
Quando se vai fazer o boot pelo LiveCD/USB a linha inteira já está lá (nem é exatamente daquela forma do exemplo na parte inicial), o que há a fazer é apenas acionar o F6, que abre uma janela de parâmetros mais comuns, depois o ESC para tirar essa janela da frente e acrescentar o parâmetro na linha que fica visível, como dito, primeiro um a um.

A linha real do LiveCD é algo assim (mas isso não é importante, ja é o padrão que vem lá, nisso não altere nada):

Opções de ini@seed file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper initrd=casper/initrd.lz quiet splash --

Tire aquele quiet de lá (ou nem tire, também não faz diferença) e acrescente um a um os parâmetros a serem testados.

Exemplo:

Opções de ini@seed file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper initrd=casper/initrd.lz pci=nomsi splash --




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #41 Online: 20 de Julho de 2011, 16:58 »
  Nossa, eu passei mal, perdi um tempão fazendo errado!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  Mas tudo bem, o que importa é que no fim eu descobri (uhuuuuuuuuuuu). O cheat code correto é o "acpi=off". Será que se eu reinstalar o Ubuntu agora só com ele, vou obter sucesso?

 :)
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, 17:01 por issao »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #42 Online: 20 de Julho de 2011, 17:20 »
Ok, melhorou no sentido de não termos mais 10 (!!!) parâmetros sendo carregados mas apenas 1, como previsto. :-)

Por outro lado, não é lá muito bom que seja esse parâmetro - "acpi=off" - que está pedindo para poder carregar. :-(

Minha expectativa é que fosse outro, na verdade não deveria estar pedindo nenhum para esse equipamento.

Você chegou a testar todos os 10, digo, individualmente?
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, 17:23 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #43 Online: 20 de Julho de 2011, 17:28 »
Bem, vamos ser práticos, depois vemos o que fazer como resultado final.

Agora simplesmente inicie normalmente o sistema (pelo disco, pelo grub que está instalado).
Vai parar no menu do grub do disco.
Entre na cmdline dele (do mesmo jeito, com a tecla 'e') e acrescente o parâmetro acpi=off
Ctrl+x para carregar.

Vamos ver se carrega o sistema que já está instalado e qual é o resultado, antes de pensar em reinstalar.

Como já expliquei aí em algum post deste tópico, essa mudança só vale para essa sessão, depois decidimos se a tornamos permanente.
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, 17:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como salvar novos parâmetros de inicialização no grub?
« Resposta #44 Online: 20 de Julho de 2011, 17:32 »
   Então, eu acabei ficando com uma coceirinha na mão e resolvi testar os outros também, e acabei descobrindo que o "noapic" também carrega. Na primeira vez que carreguei com ele, deu um bug, eu conseguia conectar a rede sem fio, mas não conseguia abrir o firefox. Decidi entrar novamente com ele para checar, e na segunda vez deu certo.


Obs: em todos os casos eu removi o "quiet"