Autor Tópico: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.  (Lida 1884 vezes)

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Online: 08 de Julho de 2011, 22:18 »
Olá pessoal,

Venho presenciando este problema a algum tempo já...
Normalmente aplicativos que exigem mais do meu laptop (como jogos e derivados) travam a tela do meu Ubuntu, ao iniciar ou ao sair.

80% das vezes não ocorre problema algum, mas quando ocorre sou obrigado a forçar o desligamento segurando o power do laptop... E isso me da uma pena pois pode acabar estragando meu hardware.

O que ocorre: Clico em um jogo (normalmente que use aceleração 3D / OpenGL e seja fullscreen) ou inicio o mesmo pelo terminal, e as vezes, a tela do Ubuntu pisca (como se tivesse entrado no jogo) mas volta e se "congela" na imagem da área de trabalho, se reduzindo ao formato 3:4 (O meu normal é widescreen 16:9). Ao mesmo tempo que a imagem fica congelada em uma Área de trabalho 3:4 eu escuto os sons do jogo, ou seja, o sistema entra no aplicativo mas eu não vejo o que ocorre.

Se eu consigo sair do jogo "na sorte", apertando (Esc, Enter, tentando clicar no quit, etc) o Ubuntu volta ao normal para a minha área de trabalho, em seu formato 16:9, mas ainda sim tudo travado, conseguindo apenas movimentar e ver o mouse. Não é possível clicar nos menus, muito menos tentar desligar normalmente, nada acontece, nada responde aos comandos nem combinação de teclas após o ocorrido.

Alguem teria idéia do que pode ser? Algum pacote, atualização, driver?

Agradeceria muitíssimo a quem puder me ajudar. No aguardo :)

Minha placa de vídeo é OnBoard 1,7gb de memória:

Citar
$ glxinfo | grep render
direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: Mesa DRI Mobile Intel® GM45 Express Chipset GEM 20100330 DEVELOPMENT


OS: Natty 64bits
Processador: Intel Core 2 Duo 2,2gHz
RAM: 4Gb
« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 22:47 por giovanni94 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2011, 00:51 »
Sabe dizer qual é o chipset gráfico de sua máquina?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2011, 18:46 »
Chipset gráfico...

Não é esse: Mesa DRI Mobile Intel® GM45 Express Chipset GEM 20100330 DEVELOPMENT
??

Eu coloquei em quote no primeiro post ._.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2011, 18:54 »
No terminal rode o comando lspci a primeira letra é "ele minusculo"

Copie a saida do terminal e cole aqui para que o pessoal possa analisar melhor

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2011, 19:58 »
Chipset gráfico...
Não é esse: Mesa DRI Mobile Intel® GM45 Express Chipset GEM 20100330 DEVELOPMENT
??
Eu coloquei em quote no primeiro post ._.
Não necessariamente. Éu prefiro a informação do lspci, ou, melhor ainda, a saída do comando abaixo.

sudo lshw -C video
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2011, 14:40 »
Saída do "lspci":

Citar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 6 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation ICH9M/M-E SATA AHCI Controller (rev 03)
02:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR2427 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 03)
_______

Saída do lshw -C video:

Citar
  *-display:0             
       description: VGA compatible controller
       product: Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 2
       bus info: pci@0000:00:02.0
       version: 09
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=i915 latency=0
       resources: irq:46 memory:fd800000-fdbfffff memory:d0000000-dfffffff ioport:cc00(size=8)
  *-display:1 UNCLAIMED
       description: Display controller
       product: Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 2.1
       bus info: pci@0000:00:02.1
       version: 09
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list
       configuration: latency=0
       resources: memory:fdd00000-fddfffff

Outra coisa que eu percebi é que a maioria das vezes em que ocorre o problema eu estou rodando em modo bateria.




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu trava tudo ao sair/iniciar aplicativos 'pesados'.
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2011, 18:24 »
É um adaptador de vídeo intel, rodando com o driver i915, que é um driver muito estável (é o que eu uso em minha máquina).

Seu problema pode estar relacionado com outros módulos, como o suporte 3D. Tente desabilitar os recursos avançados de vídeo, veja se o problema continua se manifestando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D