Autor Tópico: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?  (Lida 6160 vezes)

lcquerido

  • Visitante
O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Online: 11 de Maio de 2011, 07:08 »
Ou o que o faria mudar  de SO ou mesmo distro?

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2011, 08:20 »
sou profissional, trabalho com web desde 2001 (época que todo mundo me desencorajava e só davam atenção a programação desktop)
De la para ca tenho visto a necessidade de entender os servidores que alojo minhas páginas e as tecnologias que rodam neles.
A diferença foi alarmante!

Outros fatores foi o amadurecimento de muitos softwares e do meu jeito de produzir as coisas também
 

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2011, 08:45 »
Para mim, necessidades.

Em meu Mac, uso obviamente o OSX, e virtualizo o XP, Seven e Ubuntu 11.04

MacOSX porque veio instalado e estou aprendendo BSD/Unix, XP para meu programa de Consultório (agendamento/administração), Seven (para me manter atualizado neste sistema - faço consultoria ) e Ubuntu para utilizar no dia a dia.

Em meu EeePc 701 Ubuntu exclusivamente ( celeron 900 e 4gigas de ssd não permitem outro sistema )

Nos desktops, tenho XP, Vista, seven e outros Ubuntu 9.10, 10,10 e 11,04

Já tive um cluster com 5 maquinas pentuim III intercalares com ubuntu 6.10 e torre de CD com 8 leitoras. ( pifou por excesso de poeira ).

Necessidades, apenas necessidades.

[]'s

lcquerido

  • Visitante
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2011, 09:18 »

Já tive um cluster com 5 maquinas pentuim III intercalares com ubuntu 6.10 e torre de CD com 8 leitoras. ( pifou por excesso de poeira ).

[]'s
:D
« Última modificação: 11 de Maio de 2011, 13:16 por lcquerido »

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2011, 11:41 »
No meu caso foi cansaço do Windows e curiosidade.
Em outubro de 2007 resolvi testar  o Ubuntu.
Penei, insisti, pesquisei aqui e no Google e consegui me entender com o pinguim.
As atualizações semestrais foram sem grandes traumas até a 9.04, quando o tal do Plymouth me deu
muita dor de cabeça.
Aí resolvi testar o Mint Helena (9.04) e fui ficando.
Usei LXDE, KDE e acabei mesmo no Gnome.
No final de 2010 resolvi testar o Mint LMDE, baseado no Debian Testing, com Gnome e estou nele até hoje.
Me dei bem com essa coisa de "rolling release". Nem quero saber mais de atualizar/reinstalar a cada 6 meses.
Testei o Ubuntu 11.04 no live DVD, para fuçar o Unity. Acho que dá para usar numa boa.
Mas não vou sair do LMDE. estou feliz e tranquilo e isso me basta.
Ainda tenho XP e Vista instalados mas com uso muito limitado: troca de cartuchos da impressora no XP e gravação de TV no Vista.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2011, 07:24 »
A minha história de mudança foi longa, primeiro pesquisei muito para ter certeza de que conseguiria lidar com o tal de GNU/Linuxque causava tanta aversão em quem eu conhecia e conversava sobre o assunto.
La um dia... (hoje por falta de tempo peço que leiam aqui http://paulocorra.blogspot.com/)

Offline porubu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2011, 22:23 »
Usava o XP e sempre gostei de explorar o sistema, experimentar novas aplicações,  tentar obter o melhor desempenho para o pc, etc. Quando o Ubuntu começou a ser muito falado, resolvi tentar. Entendi que iria necessitar de algum tempo disponível, que não tinha, para entender e poder beneficiar do novo sistema. Há cerca de dois anos, com mais tempo disponível, repeti a experiência. Foi ainda na era do Vista, que não me atraía absolutamente nada.

Li bastante sobre o Linux e o Open Source e gostei da filosofia inerente a ambos. Pareceu-me ser um projecto que merece o apoio do público, por promover um modelo de desenvolvimento capaz de trazer progresso e inovação na área do software, e por permitir o acesso do público à informática, sem ficar sujeito a exploração monetária exercida pela microsoft. Os primeiros meses foram difíceis, porque era tudo novo e diferente. Mas não desisti, motivado pelas razões explicadas acima. Mais tarde, vim a concluir que podia fazer com o Linux quase tudo o que fazia com o windows. Em vários casos, até muito melhor. As pequenas desvantagens (para mim) eram amplamente compensadas pelas muitas vantagens do Linux. A parte mais difícil, foi encontrar entre as centenas de distribuições que existem disponíveis, aquela que se adaptava melhor à utilização que faço do meu pc,
 
Durante muitos meses fui um distro-hopping "fanático", e ainda hoje sou, mas muito mais calmo e selectivo. Gradualmente, fui usando cada vez menos o windows, até que deixei mesmo de precisar dele, de todo.  Em grande parte, isso foi devido à rapida evolução do Linux nestes últimos dois anos. O Linux só apareceu nos computadores domésticos muitos anos depois do Windows, mas tem evoluido muito mais rapidamente. Normalmente, tenho mais do que uma distribuição instalada em simultâneo. Embora use apenas uma delas com frequência, gosto de manter espaço disponível em disco, para testar as novas distribuições interessantes que vão saindo e acompanhar a evolução que vai ocorrendo

É verdade que o Linux pode não ser para todos, mas tenho a certeza que serve bem para a maior parte dos utilizadores residenciais, que não precisam de usar aplicações profissionais em casa, como o fotoshop, CAD, ou jogos avançados. Fora isso, o Linux tem tudo: o libre office é suficiente para as necessidades de qualquer utilizador doméstico. Há bons programas para editar e reproduzir som e audio. Temos tudo o que é preciso para usar a internet, seja para navegar, comunicar, transferir ficheiros, etc. Existem inúmeros programas educativos, para crianças e adultos, grátis e excelentes. Temos tudo o que é necessário para a manutenção e segurança do computador, como back-ups, firewalls e muito mais. Além disso, não há virus, os nossos computadores não ficam lentíssimos com o passar do tempo, como acontece no windows e também não temos que pagar licencas à Microsoft que apenas permitem usar dos programas, mas proibem-nos de modificá-los, porque são consideradas licensas apenas de aluguer, apesar dos preços exorbitantes.

Por tudo isto, os meu conselhos para quem decidir experimentar o Linux, são dois:

1º - Se utilizar programas comerciais muito específicos, confirme que existe uma versão em Linux
2º - Confirme que todo o seu hardware é suportado em Linux, e se não for, analise se compensa monetariamente a sua remoção ou troca.

Finalmente, não espere que o Linux seja igual ao Windows, porque são bastante diferente. Por esse motivo, deve estar preparado para um período inicial de adaptação e aprendizagem. Se as primeiras impressões forem negativas, não desista. Comigo também foram e fiz bem em ter insistido. No final, garanto que vai concluir que compensou, e muito.

Offline berserkdude

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2011, 15:37 »
O que me fez mudar de SO, foram os antivirus, firewalls, antispyware e lentidão do windows vista e 7 (o ubuntu é quase imediato ou imediato no que eu mando fazer.....já o windows se lhe apetece deixa-me vários segundos à espera).

Comecei a pensar, se a utilidade que eu dou ao pc justificava o windows que não é nada seguro. Basicamente ir à internet, ler livros, ver filmes e anime. Para office, o libreoffice chega e sobra e ainda tenho a opção online google docs.


Só mantenho o windows para jogos que não funcionam mesmo no ubuntu. Actualmente estou a jogar apenas minecraft, e como ele funciona em ubuntu, o windows está praticamente parado só a ocupar espaço XD

clodoaldops

  • Visitante
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2011, 21:47 »
Mudei do xp p/ ubuntu por curiosidade. Apesar de manter dual-boot raramenet uso win2.
Minah distro principal é ubuntu no desktop e mageia nop notebook.
Mas no desk testo "zilhões" de distros e qto mais testo mais eu decido ficar com ubuntu.lts.

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2011, 12:00 »
O que me fez mudar foi viroses no WinXP, infelismente da minha família a pessoas leigas que não sabem diferenciar um anexo em .pps de um .exe (vírus), como essas pessoas não usam um programa em especifico estão atualmente usando apenas o Ubuntu, no meu caso ainda tenho que ter o Windows em dual boot para rodar alguns alguns programas (acredito que dual boot seja a opção da maioria)
Não tenho experiencia com o Win7, mas para uma pessoa usar o WinXP e ter um bom desempenho com ele, precisa ter um bom conhecimento para deixa-lo limpo e rápido, acho que conceito "dificil de usar" para o Ubuntu é tanto controverso.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2011, 14:07 »
O que me fez mudar foi viroses no WinXP, infelismente da minha família a pessoas leigas que não sabem diferenciar um anexo em .pps de um .exe (vírus), como essas pessoas não usam um programa em especifico estão atualmente usando apenas o Ubuntu, no meu caso ainda tenho que ter o Windows em dual boot para rodar alguns alguns programas (acredito que dual boot seja a opção da maioria)
Não tenho experiencia com o Win7, mas para uma pessoa usar o WinXP e ter um bom desempenho com ele, precisa ter um bom conhecimento para deixa-lo limpo e rápido, acho que conceito "dificil de usar" para o Ubuntu é tanto controverso.
Faço parte da menoria então!! Ainda bem.

Offline arthuraccioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2011, 13:25 »
O que me fez mudar foi viroses no WinXP, infelismente da minha família a pessoas leigas que não sabem diferenciar um anexo em .pps de um .exe (vírus), como essas pessoas não usam um programa em especifico estão atualmente usando apenas o Ubuntu, no meu caso ainda tenho que ter o Windows em dual boot para rodar alguns alguns programas (acredito que dual boot seja a opção da maioria)
Não tenho experiencia com o Win7, mas para uma pessoa usar o WinXP e ter um bom desempenho com ele, precisa ter um bom conhecimento para deixa-lo limpo e rápido, acho que conceito "dificil de usar" para o Ubuntu é tanto controverso.
Faço parte da menoria então!! Ainda bem.

Paulão! Tem uma leitura muito interessante sobre Windows x Linux. Nós, usuários há mais de 15 anos, nos identificamos bastante com o texto. Aqui vai o link: http://www.tuxresources.org/blog/archives/51

Offline mr_rune

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2011, 20:08 »
infelizmente aqui terei que voltar para o dual boot com W7, por causa do meu iphone 4; a conectividade infelizmente nao foi a esperada, ja que o banshee bagunçou as capas dos cds e o gtkpod sequer leu corretamente as tags das musicas

Paulo Correa

  • Visitante
Re: O que o fez mudar de sistema operacional ou distribuição?
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2011, 20:30 »
O que me fez mudar foi viroses no WinXP, infelismente da minha família a pessoas leigas que não sabem diferenciar um anexo em .pps de um .exe (vírus), como essas pessoas não usam um programa em especifico estão atualmente usando apenas o Ubuntu, no meu caso ainda tenho que ter o Windows em dual boot para rodar alguns alguns programas (acredito que dual boot seja a opção da maioria)
Não tenho experiencia com o Win7, mas para uma pessoa usar o WinXP e ter um bom desempenho com ele, precisa ter um bom conhecimento para deixa-lo limpo e rápido, acho que conceito "dificil de usar" para o Ubuntu é tanto controverso.
Faço parte da menoria então!! Ainda bem.


Paulão! Tem uma leitura muito interessante sobre Windows x Linux. Nós, usuários há mais de 15 anos, nos identificamos bastante com o texto. Aqui vai o link: http://www.tuxresources.org/blog/archives/51
Desculpe-me arthuraccioly por não ter dado retorno a sua mensagem, ótimo texto mesmo.