Autor Tópico: ubuntu lamp e sql  (Lida 2434 vezes)

Offline Ziden

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
ubuntu lamp e sql
« Online: 06 de Julho de 2011, 10:30 »
ola a todos
gostaria de saber se existe algum tutorial a respeito de ubuntu lamp
apenas tenho o terminal, e nao sei como instalo algo para 'ver' minhas tabelas sql. O lamp ja veio instalado e nao sei como configura-lo, nao consigo usa-lo

eu consigo conectar nele

mysql -h localhost -u root -p

só que nao sei como crio as databases
se eu digito create database minhadb nao aparece nada, aparentemente nao faz nada !!!!!! e eu nao consegui instalar aqui em casa (que eh linux ubuntu também) nenhum software que consiga ver minha SQL no servidor.

por favor, alguem me ajude, estou desesperado !! isto é urgente pois estou precisando deste sql para grandes empresas.

 agradeço MUITO quem puder ajudar.
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 10:57 por Ziden »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2011, 11:40 »
Porque não instala o PhpMyAdmin?
Só terminal? Não tem acesso remoto?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2011, 22:44 »
Citar
gostaria de saber se existe algum tutorial a respeito de ubuntu lamp
http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/instalando-servidor-lamp.html
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ziden

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2011, 16:01 »
olá =] Obrigado pelas respostas.

Eu instalei o LAMP com sucesso ! O sql funciona perfeitamente, e se eu digito localhost/ no browser mostra a pagina It Works do apache, só que eu não consegui 2 coisas:

1-) Instalar o PhPMYAdmin, eu dei apt-get install phpmyadmin, instalou com sucesso
mas qnd dou localhost/phpmyadmin ele nao acha nada :(

2-) ENcontrar a pasta web ou www ou htdocs, nao sei como chama. Procurei muito por ela e não encontrei pra colocar meus phps =(

Agradeço des de ja a quem puder ajudar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2011, 16:54 »
1) Tente: http://localhost/phpMyAdmin
EDIT: Apesar de que em minha máquina está em http://localhost/phpmyadmin mesmo. Chegou a reiniciar o apache? :-/

2) As pastas "padrão" estão em "/var/www/html".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ziden

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2011, 18:58 »
valeu zekker, mas nao existe pasta var na pasta base do servidor =( e o case sensitive no phpmyadmin nao era o problema. Eu nao sei como reinicio o apache. Eu instalei o Ubuntu LAMP no servidor, e testei o MySql, tava funfando, achei que tava tudo supimpa. Como vejo se o APache e o PhP estão funcionando ?

 Ja que nao tenho tal pasta var acho que algo pode estar errado :P mas localhost/ entra numa pagina It Works !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2011, 19:55 »
Ah, sim, tem a pasta /var no seu servidor. Pode não ter servidor, mas a pasta /var tem sim...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ziden

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: ubuntu lamp e sql
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2011, 11:16 »
realmente, tinha :D mas ela ficava na 'pasta base' , eu estava procurando na etc/

valeu pela ajuda =]

o phpmyadmin nao consegui instalar =( e o sql tem muitos reads/writes ta deixando o servidor bem lento. Existe meios de otimizar isso ? Tenho uma aplicação java razoavelmente pesada rodando no servidor, que faz muitos acessos ao banco ao mesmo tempo. A velocidade com que a aplicação java está rodando caiu bastante quando comecei a usar o SQL.

PS: a parte php é levissima e irrelevante.

  Obrigado por qualquer ajuda =]