Autor Tópico: GIMP - Tutorial Extra  (Lida 5219 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
GIMP - Tutorial Extra
« Online: 04 de Janeiro de 2012, 13:25 »
Olá a todos usuários do fórum e da familia Ubuntu
Por: jorge505

Seguindo o pedido do colega Marcelo, foi desenvolvido este tutorial para esclarecer a citada dúvida:
Olá Jorge muito bom seu tutorial parabéns.
Cara to com um probleminha e talvez vc possa me ajudar , tenho procurado na interne mais não consegui achar nada
parecido com o que eu preciso.
Como fazer uma placa de carro no gimp, se vc puder fazer um tutozinho eu agradeceria muito.
Att: Marcelo    
Gostaria tambpém, agradecer o imenso incentivo que o colega Creto têm dado, uma vez que, acabou por indicar os tutoriais aqui desenvolvidos no fóruns Mint e Mageia, conforme segue os links:
http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=11070#forumpost11070
http://forum.mageiabr.org/viewtopic.php?f=32&t=438&p=2286&sid=4654cbdb30f25c2fbc104c8115327e40#p2286
Mais uma vez, muito obrigrado Creto  ;)



Conforme segue o tamanho do tutorial, resolvi por dividí-lo em partes, para ser mais preciso, as seguintes: Criação da borda, Criando o preenchimento, Criando as letras, criando a tarja e finalizando detalhes. Então vamos ao tutorial  :D



Antes de relaizar qualquer passo a seguir, baixe a fonte Mandatory nesse endereço: http://www.netfontes.com.br/view.php/mandatory.htm e a instale em seu computador, somente então abra o GIMP e inicie um novo projeto para que a fonte seja reconhecida pelo prorama  ;)

Criação da borda:
 Inicie um novo projeto no GIMP, após feito isso, pressione “R” para selecionar a Ferramenta de seleção retangular, e para que se obtenha um melhor efeito, edite as configurações na mesma maneira da imagem 0.1.

(img. 0.1)

 Agora clique no box de cor e configure da mesma forma em que se é mostrada na imagem 0.2, sendo que, será apartir dessa base que será desenvolvida toda a placa, por isso é importante que siga as configurçãos ─ como nível da bora, largura e altura ─ para que poder obter uma imagem escalada e mais próxima da realidade. Escolha então a opção Contornar seleção... ─ vide imagem 0.3 ─ , e configure da mesma forma em que é mostrada na imagem 0.4.

(img. 0.2)
(img. 0.3)
(img. 0.4)

 Com a Ferramenta de Seleção Contígua (“U”), clique sobre a borda para selecionarmos ela, sendo assim, adicione um chanfro a essa borda, faça então o caminho indicado na imagem 0.5  e configure-o da mesma forma que temos na imagem 0.6, ao término do processo, deveremos ter algo parecido com a imagem 0.7.

(img. 0.5)
(img. 0.6)
(img. 0.7)

Criando o preenchimento:
Com o comando “Ctrl+Scrol”, aumente o zoom da sua imagem para que você possa trabalhar com um pequeno quadrado ─ no exemplo se tem um aumento de 3200% ─, quadrado do qual, deve ter o tamanho e largura com o valor equivalente a 11px, assim como é mostrada na imagem 0.8.

(img. 0.8')

Pressione “Shift” (para adicionar um quadrado a seleção já existente, ao invés de substituí-la) e crie um novo quadrado logo abaixo do outro e preencha-o com um tom escuro de cinza, conforme a imagem 0.9, assim sendo, crie novos quadrados e os preencha com um tom claro de cinza, vide imagem 1.0. Selecione então todos os “quadrados” criados e pressione “Ctrl+X”, perceba que além de ter recortado a imagem, obteve-se uma nova textura, como é mostrado na imagem 1.1.

(img. 0.9)
(img. 1.0)
(img. 1.1)

Com a Ferramenta de Seleção Contígua (“U”), clique no interior da placa para selecionar toda essa região, então clique e arraste a textura criada para essa região selecionada, o resultado deve ser algo parecido com a imagem 1.2.

(img. 1.2)

Criando as letras:
Pressione “T” para selecionarmos a Ferramenta de texto  e crie um novo texto ─ a configuração, posição e cor do texto no momento é indiferente, isso será editado no próximo passo ─, conforme temos na imagem 1.3

(img. 1.3)

Agora sim edite as configurações do texto conforme temos na imagem 1.4, adicione uma sombra projetada seguindo o caminho mostrado na imagem 1.5, e configure conforme o mostrado na imagem 1.6, então crie uma nova sombra projetada, mas dessa vez, com as configurações da imagem 1.7.

(img. 1.4)
(img. 1.5)
(img. 1.6)
(img. 1.7)

Crie um novo texto e o configure na mesma forma apresentada imagem 1.8 ─ esse texto irá representar a escrita da tarja, por isso é importante deixar um espaço relativo a altura para nao fique tudo muito apertado, e, com as mesmas configurações citadas anteriormente, crie sobras projetadas para esse último texto, vide imagem 1.9.

(img. 1.8')
(img. 1.9)

Criando a tarja e finalizando detalhes:
Com a Ferramenta de seleção retangular (“R”) crie o espaço onde será a tarja conforme segue a imagem 2.0, após feito isso, crie ─ com as mesmas configurações citadas acima ─ duas novas sombras projetadas para se obter o mesmo efeito mostrado na imagem 2.1.

(img.2.0)
(img. 2.1)

Dessa maneira, pressione “E” e escolha  a Ferramenta de Seleção Elíptica  e crie um círculo conforme mostrado no imagem 2.2 ─ esse círculo será a prega de nossa tarja ─, assim sendo, crie  uma borda para essa seleção e depois a selecione com a Ferramenta de Seleção Contígua (“U”) para alcançarmos o efeito mostrado na imagem 2.3.

(img. 2.2)
(img. 2.3)

Crie então um chanfro nessa seleção e preencha o centro com a cor preta, da mesma maneira mostrada na imagem 2.4, em seguida, selecione essa região e copie “Ctrl+C” e cole “Ctrl+V”, posicionando na outra extremidade, para concluir, adicione  dois pequenos retângulos com bordas arrendondadas e na cor preta logo acima da tarja, para que enfim, se tenha uma placa conforme é mostrada na imagem 2.5.

(img. 2.4)
(img. 2.5)

Agora nós... Concluímos  :D
Talvez possa ter sido extenso, mas busquei me basear mais nas imagens para ter algo mais esclarecido, espero ter chegado ao objetivo  :)



Muito bem, terminamos mais um tutorial sobre o GIMP, se desejar mais tutoriais visite "GIMP - Índice", e se houver dúvidas, críticas, sugestões e elogios, não hesite em postá-los, um abraço a todos e até a próxima
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2012, 15:03 por jorge505 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: GIMP - Tutorial Extra
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2012, 14:19 »
show de bola, compartilhei lá no Google Plus: https://plus.google.com/u/0/106555442756099168828/posts/7TuLa4eb7v1
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial Extra
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2012, 16:01 »
Gostaria tambpém, agradecer o imenso incentivo que o colega Creto têm dado, uma vez que, acabou por indicar os tutoriais aqui desenvolvidos no fóruns Mint e Mageia, conforme segue os links:

Continuarei compartilhando caro jorge505, ainda mais que o rjbgbo compartilha no G+ não tem como não ver.

Parabéns.

T+

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Tutorial Extra
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2012, 19:55 »
Estou até esquecendo como usa o Photoshop kkkk

Gimp na veia  :D

Parabéns Jorge,

 8)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial Extra
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2012, 14:36 »
Grato a todos pessoal, o ano já começou corrido  :o Mas não posso reclamar, melhor assim do que parado  :D
Bom, em relação aos tutoriais, irei continuar a postá-los, entretanto, não posso garantir o dia correto em que serão postados, mas ele continuarão, estou pensando em algo diferente para comemorar o lançamento da 2.8  8)