Autor Tópico: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011  (Lida 7683 vezes)

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Online: 06 de Julho de 2011, 08:57 »
Ola pessoal.

Fiz buscas por aqui mas somente encontrei dados antigos, 2007, 2008..

Com as distribuicoes "em linha" hoje (por ex. *buntu 11.04, e outras "raças") qual eh a mais apropriada para um computador dr 256MB de RAM? Um P IV por exemplo!  E sempre dificil encontrar os "requisitos minimos" para uma distribuiçao!  Creio que os criadores das distros, deveriam se preocupar com isto, informando em locais de facil acesso, pois uma tentativa dificil e possivelmente "travada" ou abortada, pode levar a uma conclusao negativa precipitada.  Ainda mais com quem esta iniciando ou tendo a "coragem" de trocar o seu antigo SO.  Pergunto:

Qual a distro mais indicada hoje?  (xubuntu?, ubuntu?, dsl?, puppy?, mandriva? ...)

Essa distro tera a sua manutençao/atualizacao que se consiga mante-la num 256MB? (o ubuntu 9.04 na atualiza mais)

Como eh feiota essa previsao?  Descarta-se este equipamento empurrando seu proprietario para uma loja?

valeu.
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 12:25 por santos »

clodoaldops

  • Visitante
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2011, 13:01 »
lubuntu 11.04 roda com 256mb/ram.


The minimum memory requirement for running Lubuntu 11.04 is 128 MB of memory. Note that some of your system's memory may be unavailable due to being used by the graphics card.
To use the graphical installer from the live-cd, you need at least 256 MB of memory. You need to use the "Install Lubuntu" entry when you boot the Live-CD.

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/ReleaseNotes/NattyNarwhal

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2011, 13:07 »
o Bodhi Linux (baseado no Ubuntu) também pode ser opção.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=83799.0
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2011, 18:15 »
Concordo com o pidgin.... Bodhi na cabeça.... rs

Acho que a opção pelo Lubuntu não é ruim mas se quiser usar LXDE, use o Mint. Lembrando que o Bodhi usa muitos componentes do LXDE. Vale a pena dar uma passada de olhos.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2011, 12:28 »
lubuntu 11.04 roda com 256mb/ram.


The minimum memory requirement for running Lubuntu 11.04 is 128 MB of memory. Note that some of your system's memory may be unavailable due to being used by the graphics card.
To use the graphical installer from the live-cd, you need at least 256 MB of memory. You need to use the "Install Lubuntu" entry when you boot the Live-CD.

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/ReleaseNotes/NattyNarwhal

Obrigado a todos que responderam.

No caso de usar o lubuntu, posso instalar, "filando" de qualquer outro cd (por ex. ubuntu), o java, o flash, o broffice e outros programas?

... Nao consegui instalar.  Parece que esta versao do ubuntu, nao tem um driver para placa de video ATI.  Ele vai para um prompt texto e se der um "ls" so aparece como tendo o "Desktop".


« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 08:39 por santos »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2011, 12:06 »
É importante ressaltar que o lubuntu perdeu parte do suporte a hardware antigo depois da versão 10.10. Então, prefira a versão 10.04.

Uma versão mais atual funcionaria desde que o hardware em questão fosse suportado, o que não se aplica aos SiS e VIA da vida...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2011, 13:23 »
Se não quiser sair do Ubuntu oficial, use o Ubuntu 10.04 32bits e use o Openbox  + Gnome!

É o que eu e meu amigo fazemos aqui com várias máquinas antigas como essa sua instaladas em telecentros ou escolas!

As vantagens são enormes frente aos outros gerenciadores gráficos!

Já tentou usar compartilhamento samba que não fosse no Gnome ou no KDE, pra ficar neste exemplo?
 
E os serviços de impressão?

Já precisou congelar a área de trabalho para as crianças que usam máquinas na escola?

Além da curva de aprendizagem do usuário!  Se for pra você e obviamente, se você não se importa em aprender a usar um novo gerenciador gráfico, e essa máquina ficar sozinha!  Eu até indicaria, mas se não for assim prefira ficar no Gnome ou no KDE!

Já tentei usar o LXDE no trabalho mesmo e ele nem mesmo encontra o compartilhamento da impressora com as máquinas Windows do trabalho!!!!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

clodoaldops

  • Visitante
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2011, 19:07 »
LinuxMint-lxde
http://blog.linuxmint.com/?p=1705

System requirements:

■x86 processor
■256 MB RAM
■3 GB of disk space
■Graphics card capable of 800×600 resolution
■CD-ROM drive or USB port

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2011, 19:28 »
Se não quiser sair do Ubuntu oficial, use o Ubuntu 10.04 32bits e use o Openbox  + Gnome!

É o que eu e meu amigo fazemos aqui com várias máquinas antigas como essa sua instaladas em telecentros ou escolas!

As vantagens são enormes frente aos outros gerenciadores gráficos!

Já tentou usar compartilhamento samba que não fosse no Gnome ou no KDE, pra ficar neste exemplo?
 
E os serviços de impressão?

Já precisou congelar a área de trabalho para as crianças que usam máquinas na escola?

Além da curva de aprendizagem do usuário!  Se for pra você e obviamente, se você não se importa em aprender a usar um novo gerenciador gráfico, e essa máquina ficar sozinha!  Eu até indicaria, mas se não for assim prefira ficar no Gnome ou no KDE!

Já tentei usar o LXDE no trabalho mesmo e ele nem mesmo encontra o compartilhamento da impressora com as máquinas Windows do trabalho!!!!

Galactus

Fiquei curioso e resolvi pesquisar sobre isso. O que encontrei sugere a instalação do openbox depois da instalação normal do sistema, com os comandos
Citar
sudo apt-get install openbox obconf
openbox –replace

Mas, no caso de um hardware antigo que nem suportaria o boot do Ubuntu padrão, teria como colocar esses argumentos já no processo de instalação para que o Ubuntu já iniciasse com o openbox?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2011, 20:28 »

Galactus

Fiquei curioso e resolvi pesquisar sobre isso. O que encontrei sugere a instalação do openbox depois da instalação normal do sistema, com os comandos
Citar
sudo apt-get install openbox obconf
openbox –replace

Mas, no caso de um hardware antigo que nem suportaria o boot do Ubuntu padrão, teria como colocar esses argumentos já no processo de instalação para que o Ubuntu já iniciasse com o openbox?


Dá pra instalar o Ubuntu até num Duron de 1Ghz com 128MB de RAM!  Mas numa máquina tão modesta como essa, tem que usar a instalação Netinstall!  É aquela com um CD com a imagem só do instalador (11-13MB) e ele baixa e instala só o básico pela internet, na primeira etapa você só tem o modo texto, depois você instala o que for preciso até ter o sistema final em modo gráfico!

Um P4 com 256MB de RAM dá pra usar o Alternate Install CD!  O que só tem instalação em modo texto mas finaliza tudo com um sistema completo em modo gráfico! 

Depois de finalizar a instalação, você instala o Openbox com:

Código: [Selecionar]
apt-get install openbox obconf obmenu

Aí você usa o gconf-editor para substituir o metacity pelo openbox!

Desktop > gnome > session > required_components

Onde tá escrito gnome-wm você clica duas vezes e troca para openbox!

Saia da sua sessão e volte para ela!  Pronto!


Remove o que você não for usar e ao final do processo, em um sistema 32bits, o Ubuntu pode estar consumindo 90MB após o boot!  Se compilar kernel, chega a dar o boot com 70MB!!!!  Mas tem que tirar muita coisa do kernel pra isso!

Sistema muito mais leve e rápido que qualquer Ubuntu padrão!  Olha só o que eu fiz num P4 com kernel compilado e Ubuntu 10.04 32bits em um P4:

http://www.youtube.com/watch?v=OCevVWiZCks

Infelizmente não dá mais pra usar o Openbox no 11.04!!!


BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2011, 22:37 »
Impressionante o vídeo... (e não travou!)

Pelo que observei a aparência não muda. A diferença parece sser o openbox no lugar do compiz ou metacity. No meu desktop eu uso o gnome com os efeitos extra com cairo dock e no editor de configurações não aparece gnome-wm. Aparecem filemanager=nautilus; panel=gnome-panel; windowmanager=compiz.

Se quisesse sacrificar os efeitos de vídeo e colocar o openbox eu deveria trocar pelo compiz?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2011, 02:53 »
Impressionante o vídeo... (e não travou!)

Pelo que observei a aparência não muda. A diferença parece sser o openbox no lugar do compiz ou metacity. No meu desktop eu uso o gnome com os efeitos extra com cairo dock e no editor de configurações não aparece gnome-wm. Aparecem filemanager=nautilus; panel=gnome-panel; windowmanager=compiz.

Se quisesse sacrificar os efeitos de vídeo e colocar o openbox eu deveria trocar pelo compiz?

Não travou por conta do kernel compilado a dedo e o sistema de arquivos tunado! Nunca numa instalação padrão ele iria fazer isso tudo! Essa é uma das máquinas de um telecentro que formatamos! A responsável veio perguntar se a gente tinha feito upgrade na máquina!  :D
 
No windowmanager troca para openbox! Qual sua versão do Ubuntu?

Ao trocar pelo openbox você sacrifica todos os efeitos do compiz! O atalho do ALT+F2 também para de funcionar!

A aparência parecida é apenas um dos vários temas que você pode escolher dele!


« Última modificação: 10 de Julho de 2011, 02:55 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2011, 19:57 »
Impressionante o vídeo... (e não travou!)

Pelo que observei a aparência não muda. A diferença parece sser o openbox no lugar do compiz ou metacity. No meu desktop eu uso o gnome com os efeitos extra com cairo dock e no editor de configurações não aparece gnome-wm. Aparecem filemanager=nautilus; panel=gnome-panel; windowmanager=compiz.

Se quisesse sacrificar os efeitos de vídeo e colocar o openbox eu deveria trocar pelo compiz?

Não travou por conta do kernel compilado a dedo e o sistema de arquivos tunado! Nunca numa instalação padrão ele iria fazer isso tudo! Essa é uma das máquinas de um telecentro que formatamos! A responsável veio perguntar se a gente tinha feito upgrade na máquina!  :D
 
No windowmanager troca para openbox! Qual sua versão do Ubuntu?

Ao trocar pelo openbox você sacrifica todos os efeitos do compiz! O atalho do ALT+F2 também para de funcionar!

A aparência parecida é apenas um dos vários temas que você pode escolher dele!



Estou usando o Ubuntu 10.04LTS, com kernel 2.6.38-1 genérico, que instalei via ppa. Fiquei tão impressionado com o desempenho da máquina no vídeo que estou estudando como fazer uma otimização de kernel especificamente para o netbook Asus Eee PC 1000HA. Li o seu tópico sobre o kernel otimizado, mas ainda não compreendi o suficiente para realizar o processo.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2011, 09:48 »
Ola pessoal.

Baixei o lubuntu e o bodhi seguindo as dicas do "clodoaldops" e "pidgin".  Verifiquei os "md5", queimei os iso`s e ficou assim:
Lubuntu:
Carrega o live e estaciona em um prompt que nao reconhece o que indica ...fica no ubuntu@ubuntu:~$ e nao reconhece o sudo .... nao consigo instalar.
Tem algum ambiente grafico?
Gostaria de um ambiente grafico, leve que consiga assisyir videos no youtube sem "engasgar"de preferencia!

Bodhi:
Carrega, carrega..... e fica na tela preta.

Esse laptop eh um vaio, pentium IV de 1.7 com 512MBRam com placa video ATI Radeon 7500...

quando iniciei o topico, o computador era um laptop Toshiba , Pentium IV com 256MBRam e Video ATI.  Aconteceu as mesmas coisas com o lubuntu e o bodhi ... ai instalei o Puppy mas estou tendo problemas (so para variar, creio :o)) entre FIREFOX e FLASH de novo ... e o charges.com.br fica fora de sincronia assim como o youtube.
 

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: 256 MB-RAM Qual versao/distro atual indicada? - julho/2011
« Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:28 »

Galactus

Fiquei curioso e resolvi pesquisar sobre isso. O que encontrei sugere a instalação do openbox depois da instalação normal do sistema, com os comandos
Citar
sudo apt-get install openbox obconf
openbox –replace

Mas, no caso de um hardware antigo que nem suportaria o boot do Ubuntu padrão, teria como colocar esses argumentos já no processo de instalação para que o Ubuntu já iniciasse com o openbox?


Dá pra instalar o Ubuntu até num Duron de 1Ghz com 128MB de RAM!  Mas numa máquina tão modesta como essa, tem que usar a instalação Netinstall!  É aquela com um CD com a imagem só do instalador (11-13MB) e ele baixa e instala só o básico pela internet, na primeira etapa você só tem o modo texto, depois você instala o que for preciso até ter o sistema final em modo gráfico!

Um P4 com 256MB de RAM dá pra usar o Alternate Install CD!  O que só tem instalação em modo texto mas finaliza tudo com um sistema completo em modo gráfico! 

Depois de finalizar a instalação, você instala o Openbox com:

Código: [Selecionar]
apt-get install openbox obconf obmenu

Aí você usa o gconf-editor para substituir o metacity pelo openbox!

Desktop > gnome > session > required_components

Onde tá escrito gnome-wm você clica duas vezes e troca para openbox!

Saia da sua sessão e volte para ela!  Pronto!


Remove o que você não for usar e ao final do processo, em um sistema 32bits, o Ubuntu pode estar consumindo 90MB após o boot!  Se compilar kernel, chega a dar o boot com 70MB!!!!  Mas tem que tirar muita coisa do kernel pra isso!

Sistema muito mais leve e rápido que qualquer Ubuntu padrão!  Olha só o que eu fiz num P4 com kernel compilado e Ubuntu 10.04 32bits em um P4:

http://www.youtube.com/watch?v=OCevVWiZCks

Infelizmente não dá mais pra usar o Openbox no 11.04!!!

Ola, galactus.

Esse sistema que vc descreve parece ser legal ou ideal para micros "velhos" ... 
e entendi que pode-se transformar uma instalacao (por exemplo ubuntu 11.x) para esse sistema?

Daria para fazer uma especie de tutorial um roteiro?

Entendi que ele eh instalado em modo texto mas prossegue baixando diretamente o restante do sistema ...  mas esse micro estou tentando conectalo com um wireless usb mas com certeza posso liga-lo com um cabo para essa instalacao e depois instalar o rt73... Pode ser?

Obrigado.