Autor Tópico: Dicas de como instalar broffice no ubuntu  (Lida 6985 vezes)

andrefgj

  • Visitante
Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Online: 30 de Maio de 2006, 16:04 »
Como instalar broffice.org-2.0 no Ubuntu:

Bom pessoal, depois de perder um tempo pesquisando e quebrando a cabeça, escrevi esse tutorial para quem quer instalar o "BrOffice.org-2.0" no Ubuntu. Siga as instruções:

1-Baixe o arquivo compactado para debian de algum mirror do site "http://www.broffice.org", e salve em um diretório qualquer;
2-Use o terminal e entre no diretório onde o arquivo foi salvo e descompacte-o (se nome do arquivo for Ex: "nome_do_arquivo.tar.bz2" use o comando: "tar -xvjf nome_do_arquivo.tar.bz2" para descompactá-lo");
3-Agora como usuário "root", entre no diretório "DEBS", que foi gerado pela descompatação, e em seguida use o comando "dpkg -i *deb" (caso você não tenha ainda instalado o "dpkg" no seu sistema, digite "apt-get install dpkg", que ele será instalado);
4-Quando terminar, reinicie o computador;
5-No menu "Aplicações > Ferramentas de Sistema > Applications Menu Editor", do lado esquerdo clique com o botão direito do mouse em "Escritório", e depois em "propriedades";
6-Essa parte é um pouco mais delicada. Corrija o comando de cada ícone, um por um, inclusive o icone "Administrador de impressoras", assim:

-comando: broffice.org-2.0 -writer %U

obs: no exemplo acima, usei o icone do programa writer.

Pronto, é só iniciar pelo menos um aplicativo que será feita as últimas configurações e pronto.

Obs:
Caso não funcione, após o passo 4, digite no terminal "broffice.org-2.0" e prossiga com o restante da instalação de o do tutorial.
É possível instalar o broffice sem remover a instalação do openoffice que vem nativa no Ubuntu, mas caso seja a vontade de removê-la, faça isso antes de seguir com o tutorial.
Em nenhum momento digite os comandos, acima mencionados, com as aspas ("").


André Ferreira
Analista de Sistemas
dezinho_@msn.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2006, 19:28 »
Colega eu fiz aqui só para tirar a dúvida, mas não dá certo isso não. Ele dá conflito com o Openoffice instalado no Ubuntu 5.10 e no 6.06.

É necessário desinstalar o OpenOffice do Ubuntu antes.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

andrefgj

  • Visitante
Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2006, 12:46 »
Aqui eu fiz só no 5.10 e funcionou. Mas como não há necessidade de ter os 2 instalados, antes de começar a instalar o Broffice.org-2.0, abra o synaptic, selecione tudo que começar com openoffice e remova. Ai sim prossiga o tutorial.
Qualquer dúvida, postem ai.

ABS
André Ferreira
Analista de Sistemas
dezinho_@msn.com

Offline Gujolee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2006, 17:54 »
Qual a diferença do openoffice que vem no Ubuntu com o Broffice?

andrefgj

  • Visitante
Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2006, 09:29 »
A diferença é que o broffice.org-2.0  vem com ferramentas voltadas para o idioma português, como corretor de textos, etc. O openoffice.org-2.0, que vem nativo no ubuntu, não tem esses recursos. Faça um teste e experimente digitar um texto em português no openoffice.org. Ele não reconhecer as palavras que estão sendo digitadas como palavras do idioma inglês.
Espero ter tirado sua a dúvida.

André Ferreira
Analista de sistemas
dezinho_@msn.com

Offline petter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
    • Viamais Web Intelligence
Re: Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2006, 10:16 »
Cara fiz a dica que vc postou, removi todo o openoffice só que quando eu faço suod dpkg -i *.deb dentro da pasta DEBS volta um monte de erro nos pacotes .deb e não instala nada. Será que o arquivo está corrompido ou falta eu fazer alguma coisa.

Ia esquecendo eu uso o Dapper.
------------------------------------
Sem assinatura
------------------------------------

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2006, 11:05 »
Após a reinstalação do BrOffice, não é necessário reiniciar o sistema. No máximo, tem-se que fazer logout.

Offline L'ANGEROUGE

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2006, 02:17 »
Galera,

Bom, estou com o broffice baixado e devidamente descompactado, aí quando eu tendo instala-lo surge a mensagem de erro. Acho que por causa do open office estar instalado (aquela versao antiga que vem no Dapper).

Ai quando eu tento remover pelo synaptic o open office ele acusa o ubuntu-desktop como dependencia. Puts, ai eh soda. Nao vou remover o ubuntu-desktop.

Como vcs fizeram a atualizacao do office no Dapper?

Vlw
-=[ L'Ange Rouge 2006 ]=-

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2006, 07:46 »
Para desinstalar, digite no terminal sudo apt-get remove openoffice.org-core que ele vai remover todos os pacotes (depois disso, se sobrar ainda um ou dois pacotes, remova-os pelo synaptic, que ele não pedirá mais para remover o desktop...).....depois, siga as instruções para instalação daqui, ou do outro post no Dicas chamado BROffice 2.0.3...

E o BROffice abre muito mais rápido que o open que vem com o Dapper...além de ser em pt-br, ter os dicionários, e tals...o desempenho é incomparável...depois de instalar, você verpá..

Valeu

Adriano

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dicas de como instalar broffice no ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2006, 11:26 »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2