Autor Tópico: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)  (Lida 5335 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Um erro grosseiro veiculado na matéria "Windows, Mac ou Linux? Veja as vantagens e as falhas de cada um deles" do Olhar Digital. Segundo o programa:  "... uma das maiores desvantagens dos sistemas em Linux; não há suporte."  >:( :( :o :'( (nem vou citar as outras abobrinhas...)

A matéria fala do Windows 7 e 8, Mac OS X Lion e Linux (a distribuição que aparece no vídeo é a Ubuntu 11.04).

Sinceramente, fiquei irado. No meu blog, uma breve resposta (e o link para a matéria): http://linuxlike.blogspot.com/2011/06/principais-diferencas-entre-windows-mac.html

Penso que cabe uma retratação (errata) do Olhar Digital.

O que acham?

PS: mesmo que houvesse somente suporte da Comunidade, qual seria o problema? Não é a Comunidade que faz o Linux, que faz o Ubuntu? Não seria um desrespeito com o pessoal aqui do Fórum, que dá suporte pra tantos usuários? E alguém aqui já teve ou buscou suporte oficial da Microsoft?

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2011, 12:36 »
Vamos todos reclamar, e pedir retratação por esse erro grosseiro...

Se não houver o olhar digital cairá no meu conseito
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2011, 13:06 »
Eu entendi é que não há um suporte presencial fácil com os "técnicos" em Windows.
Nisso eles tem razão.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2011, 14:11 »
Entendo,

Mas teria que ser mais claro, dizendo que apesar disso, temos excelentes fóruns...
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2011, 15:40 »
A vivo por exemplo sugere algum fórum se você disser que usa o Sistema Linux.

Dizem que usuários Linux são usuários avançados e, mesmo assim não admitem que não são capacitados para o cargo que ocupam.


clodoaldops

  • Visitante
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2011, 15:54 »
Se vc comprar o pacote do mandriva powerpack vc terá suporte tecnico por telefone e até presencial dependendo do caso.
Alem disso 99% das distros tem seu forum porprio onde buscar ajuda.
Infelizmente ainda somos menos de 10% dos desktops e notes domesticos.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2011, 20:08 »
Eu entendi é que não há um suporte presencial fácil com os "técnicos" em Windows.
Nisso eles tem razão.

Não, não! As coisas podem até funcionar de um jeito diferente com o Linux, dependendo da Distribuição. Mas simplesmente afirmar que não há suporte é um absurdo!  

Além da Canonical, Mandriva, Red Hat, temos sim muitos profissionais no mercado. Um pequeno exemplo: http://www.pasl.net.br/

Não é legal queimar a Comunidade desse jeito! Pura sacanagem! Que fizessem uma matéria mostrando como funciona o suporte no mundo Linux, que criticassem as deficiências, mas não venham com desinformação e matéria cheirando a dim dim do tio Bill...
« Última modificação: 29 de Junho de 2011, 20:09 por rodrigo.miguel »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2011, 20:30 »
Só para agregar um pouco mais de pimenta nessa discussão, tenho um tópico com um texto de um blog externo (nossa... que complicação essa minha agora...!!!!  ;D ;D) que explica porque não existem tantos computadores com Ubuntu pré instalados de fábrica... o link a seguir:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84598.msg466957.html#msg466957


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz


lcquerido

  • Visitante
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2011, 16:15 »
Não adianta reclamar, não há suporte nem por telefone em distros não pagas Linux assim como não há para Microsoft pirata e fim de papo.

E o suporte para máquinas vendidas com Linux é de 30 dias se não me engano. Já o que a Canonical ainda pretende fazer é outra história.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2011, 18:52 »
Não adianta reclamar, não há suporte nem por telefone em distros não pagas Linux assim como não há para Microsoft pirata e fim de papo.

E o suporte para máquinas vendidas com Linux é de 30 dias se não me engano. Já o que a Canonical ainda pretende fazer é outra história.


Aí não né... Quer de graça e ainda com suporte por telefone?

Ninguém tá falando deste tipo de suporte para distros gratuitas...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2011, 19:52 »
Se o Olhar Digital é patrocinado pela Intel quem garante que a Microsoft também não pode estar investindo alguns "milhões" para sair esse tipo de desinformação e derrubar a credibilidade do Linux no Brasil (que cresce cada dia mais) para manter a hegemonia dessa empresa que prega tanto o monopólio não só da tecnologia da informação como também do conhecimento?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2011, 23:25 »
Toda grande empresa quer monopolizar o mercado, e tentam fazer isso sutilmente...

Um exemplo recente:
Recentemente vi que a microsoft fica mudando o protocolo da webcam no msn, o que dificulta o uso do msn no linux...
Então passei a usar o Skype...
A microsoft compra a Skype, que coincidência não?


A microsoft pode ter muito bem ido procurar parceria e apoio, como o Olhar Digital...

Será difícil de acreditar?


Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2011, 00:10 »
Sem querer defender mas...
Com exceção dos fóruns e sites (que são bons, mas os outros sistemas também tem), é difícil sim conseguir suporte para linux.
Não falo nem em suporte gratuito. Se eu quiser chamar um técnico na minha casa pra me ajudar com algum problema no meu computador ou rede, não sei onde encontrar. (até salvei o site http://www.pasl.net.br/ aqui)
E as assistências técnicas em geral também trabalham com windows. Quando meu note anterior pifou e levei na assistência, quando fui buscar me cravejaram de perguntas sobre linux e programas que eu usava, etc, porque era a primeira vez que pegavam um computador sem windows na mão.
Os cursinhos de linux também sumiram do mapa. Gostaria de fazer um cursinho normal, com professor e tal, mas não encontro.
Tudo bem que tem muito "técnico" de windows que não sabe nada, mas ainda assim, a assistência é muito mais ampla, o que é uma pena, visto que muitos usuários avançados poderiam dar esse suporte e ainda tirar uma graninha.
« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 00:14 por evil_queen »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Não existe suporte técnico para o Linux (segundo o Olhar Digital)
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2011, 07:31 »
Sem querer defender mas...
Com exceção dos fóruns e sites (que são bons, mas os outros sistemas também tem), é difícil sim conseguir suporte para linux.
Não falo nem em suporte gratuito. Se eu quiser chamar um técnico na minha casa pra me ajudar com algum problema no meu computador ou rede, não sei onde encontrar. (até salvei o site http://www.pasl.net.br/ aqui)
E as assistências técnicas em geral também trabalham com windows. Quando meu note anterior pifou e levei na assistência, quando fui buscar me cravejaram de perguntas sobre linux e programas que eu usava, etc, porque era a primeira vez que pegavam um computador sem windows na mão.
Os cursinhos de linux também sumiram do mapa. Gostaria de fazer um cursinho normal, com professor e tal, mas não encontro.
Tudo bem que tem muito "técnico" de windows que não sabe nada, mas ainda assim, a assistência é muito mais ampla, o que é uma pena, visto que muitos usuários avançados poderiam dar esse suporte e ainda tirar uma graninha.


A notícia traz relação com o habitual: não pagar pelo sistema e pagar um zé doidim pra corrigir os erros. A grande maioria dos usuários Windows (pirata ou não) não tem conhecimento mínimo pra buscar respostas em fóruns.

Sem teoria da conspiração. O Olhar Digital já fez várias excelentes reportagens pró Linux.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson