Autor Tópico: Resolvido "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)  (Lida 16237 vezes)

Offline SsioX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não
    • Ver perfil
Resolvido "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Online: 26 de Junho de 2011, 00:14 »
Boa noite a todos,

Resolvi postar aqui porque já virei meia internet atras disso, mas não achei nada que me desse ao menos uma luz.

Sobre o servidor

Ele esta com Ubuntu 11.04 versão desktop, LTSP instalado e previamente configurado, DHCP funcionando (distribui ips paras as outras maquinas normalmente), TFTP, SSH... e mais aquele monte de pacote que precisa, enfim, tudo teoricamente funcionando.

O meu tftpd.conf esta assim:
Citar
# /etc/default/tftpd-hpa
TFTP_USERNAME="tftp"
TFTP_DIRECTORY="/tftpboot"
TFTP_ADDRESS="192.168.2.1:69"
TFTP_OPTIONS="--secure --listen -r blksize -vvvvvv"

O dhcpd.conf:
Citar
option domain-name-servers 62.31.64.39, 62.31.112.39;
default-lease-time 86400;
max-lease-time 604800;
authoritative;

subnet 192.168.2.0 netmask 255.255.255.0 {
        range 192.168.2.10 192.168.2.100;
        filename "pxelinux.0";
        next-server 192.168.2.50;
        option subnet-mask 255.255.255.0;
        option broadcast-address 192.168.2.255;
        option routers 192.168.2.1;
}

Sobre a rede

Rede minha de testes, servidor é um Athlon X2 5800 com 4Gb de ram e HD de 160Gb, 1 rede onboard e outra off, switch encore 10/100 (ENH908-NWY).

O problema...

Quando vou dar o boot via rede em um dos meus terminais leves (Na verdade é meu laptop TurionX2, 4Gb) ele inicializa a busca pelo servidor DHCP, rapidamente pega o ip certinho(o server loga isso), em seguida aparece: "TPFT" passa uns 5 seg e aparece a msg "PXE-E11:ARP timeout" logo aparece de novo "TFTP" 5 seg,  "PXE-E11:ARP timeout" Noutra linha"PXE-E38: TFTP cannot open connection" noutra linha "PXE-M0F: Exiting PXE rom." e o boot acaba. O servidor não loga nada a respeito disso.

O que eu ja fiz:
Troquei de Switch (Encore 8p por um hub velho), não funcionou, liguei o o laptop direto na placa da rede interna com um cabo de rede normal, pegou o ip e tudo, mas manteve o erro. Formatei o servidor, nada. Li e re-li tudo o que eu configurei, não encontrei nada errado.

O que eu preciso:
Que isso funcione para posteriormente implementar numa rede maior.  (simples não? ;D)

Meu primeiro post, se alguma coisa saiu errado desculpe, avise gentilmente que eu arrumo.

No aguardo.


« Última modificação: 13 de Julho de 2011, 20:39 por SsioX »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2011, 11:45 »
"range 192.168.2.10 192.168.2.100" x "next-server 192.168.2.50".

Pq vc colocou o servidor TFTP no meio da faixa dos IPs dinâmicos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SsioX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2011, 10:47 »
Eu não sou muito fera em linux ainda, no entanto, esse "next-server" seria para apontar o servidor certo? Na verdade o meu server de TFTP é o mesmo do DHCP
(192.168.2.1), então acredito que nem preciso dessa linha. Eu vou arrumar isso ai e ver no que que vai dar, logo eu posto uma resposta.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2011, 11:10 »
Sim, a linha é necessária, e tem que estar coerente com o resto da configuração. Corrija-a, reinicie o servidor DHCP, e teste novamente o boot da estação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2011, 12:53 »
Sem querer me meter, mas já me metendo...  Não sei se você sabe, mas a versão 11.04 mudou as coisas por dentro!

No 11.04 ele não usa mais o  dhcp3-server e sim o ISC DHCP!
Portanto o arquivo /etc/dhcp3/dhcpd.conf não é mais usado!

Procure pelo arquivo /etc/dhcp/dhcp.conf!

Altere o que for preciso e reinicie o ics-dhcp-server!


Eu me ferrei aqui tentando montar um servidor LTSP com o 11.04!  Tem muita coisa nova e quase nenhuma documentação! Preferi voltar para o 10.04!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2011, 13:09 »
O LTSP também entra no caminho, quando ele é instalado o caminho do arquivo de configuração passa a ser "/etc/ltsp/dhcpd.conf".

Mas vamos ver o retorno dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2011, 13:28 »
O LTSP também entra no caminho, quando ele é instalado o caminho do arquivo de configuração passa a ser "/etc/ltsp/dhcpd.conf".

Mas vamos ver o retorno dele.

Eu também achava, mas não é bem assim!  Olha só:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1760009

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1770160

Os tutos apontam para a versão velha do DHCP e ninguém diz nada do ISC DHCP! Tem muito administrador fulo da vida com o 11.04 e o LTSP! Atualizam para o 11.04 e o LTSP para de funcionar!
Dá uma olhada no Fórum do Edubuntu pra tu ver....

 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline SsioX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2011, 13:28 »
Sim, a linha é necessária, e tem que estar coerente com o resto da configuração. Corrija-a, reinicie o servidor DHCP, e teste novamente o boot da estação.

Então zekkerj mudei lá, tentei colocando o IP e apagando a linha (ele toma como padrão o TFTP estar na mesma maquina), e funcionou com ambos só que agora esta dando outro erro, PXE-E32:TFTP open timeout, pelo pouco que procurei diz a respeito que ele não consegue puxar o boot do servidor, vou dar uma rechecada em tudo, agora vou ter que sair, mas assim que voltar eu vou ver aqui.

Sem querer me meter, mas já me metendo...  Não sei se você sabe, mas a versão 11.04 mudou as coisas por dentro!

No 11.04 ele não usa mais o  dhcp3-server e sim o ISC DHCP!
Portanto o arquivo /etc/dhcp3/dhcpd.conf não é mais usado!

Procure pelo arquivo /etc/dhcp/dhcp.conf!

Altere o que for preciso e reinicie o ics-dhcp-server!


Eu me ferrei aqui tentando montar um servidor LTSP com o 11.04!  Tem muita coisa nova e quase nenhuma documentação! Preferi voltar para o 10.04!


Isso é verdade, muita coisa mudou mesmo, eu andei seguindo alguns tutoriais nem tão velhos e pouca coisa esta igual ao indicam neles, mas eu consegui fazer funcionar parcialmente.
O DHCP, no meu caso eu alterei em /etc/dhcp3 e /etc/ltsp (de acordo com o que li devo deixa-los iguais).

O LTSP também entra no caminho, quando ele é instalado o caminho do arquivo de configuração passa a ser "/etc/ltsp/dhcpd.conf".

Mas vamos ver o retorno dele.

Eu acabei nem mencionando mas eu estou mantendo sempre o /etc/dhcp3/dhcpd.conf e /etc/ltsp/dhcpd.conf exatamente iguais, aproveitando a linha posso criar um link entre eles para que a sincronização seja automática?


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2011, 14:44 »
Eu já notei que o próprio Lucid mudou o DHCP para ISC-DHCP, em alguns repositórios. Não acredito que o problema esteja aí.

Citar
Eu acabei nem mencionando mas eu estou mantendo sempre o /etc/dhcp3/dhcpd.conf e /etc/ltsp/dhcpd.conf exatamente iguais, aproveitando a linha posso criar um link entre eles para que a sincronização seja automática?
Pode sim, é uma ótima idéia.

Citar
Então zekkerj mudei lá, tentei colocando o IP e apagando a linha (ele toma como padrão o TFTP estar na mesma maquina), e funcionou com ambos só que agora esta dando outro erro, PXE-E32:TFTP open timeout, pelo pouco que procurei diz a respeito que ele não consegue puxar o boot do servidor, vou dar uma rechecada em tudo, agora vou ter que sair, mas assim que voltar eu vou ver aqui.
Veja se consegue puxar um arquivo qualquer do servidor TFTP manualmente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SsioX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2011, 16:39 »
Veja se consegue puxar um arquivo qualquer do servidor TFTP manualmente.
Desculpe a ignorância, mas eu não sei com fazer isso.

Os arquivos de boot (ou para transferir) deveriam estar em /tftpboot como eu declarei em meu tftpd.conf correto? Então, não tem nada lá ::), quando eu executo o comando "ltsp-build-client" é quando ele deveria criar o "cliente" para o boot remoto, não é isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2011, 22:38 »
Citar
Desculpe a ignorância, mas eu não sei com fazer isso.
Com o comando "tftp <servidor>", depois "get <arquivo>".

Citar
Os arquivos de boot (ou para transferir) deveriam estar em /tftpboot como eu declarei em meu tftpd.conf correto?
Se me lembro bem, o padrão para o LTSP é "/var/lib/tftpboot".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SsioX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2011, 01:37 »
Com o comando "tftp <servidor>", depois "get <arquivo>".
Pois bem, fiz isso, ele "acessa" o servidor tftp, mas na hora de dar o get <arquivo> ele demora um pouco e responde, "Transfer timed out" e não faz nada. Tentei tanto numa maquina da rede como localmente, inclusive usando o "put <arquivo>" da o mesmo resultado, tentei também mudar a pasta do tftpd.conf, testei em /ltspboot, /var/lib/ltspboot e /opt/ltsp/i386 (que é onde o ltsp "monta" o cliente). Mudei tbm as permissões recursivamente em todas as pastas que testei para 777, firewall completamente desativado.

Busquei sobre isso google afora mas é difícil encontrar algo a respeito, encontrei alguma coisa do radhat, mas é completamente diferente do que eu tenho aqui.

Tentei procurar, mesmo sem saber se existe, logs do servidor tftp, mas não achei nada. Existe? Onde que fica?

Obs, desculpe a demora.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2011, 11:34 »
O servidor tftp faz log junto com o resto do sistema, em "/var/log/syslog" e "/var/log/messages". Mas é preciso que esse log seja ativado, por algum parâmetro na chamada do servidor.

Por enquanto, seria conveniente observar se o servidor tftp está sendo iniciado, e se há regra no firewall que permita o recebimento de pacotes destinados à porta 69/udp.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SsioX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não
    • Ver perfil
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2011, 01:27 »
O servidor tftp faz log junto com o resto do sistema, em "/var/log/syslog" e "/var/log/messages". Mas é preciso que esse log seja ativado, por algum parâmetro na chamada do servidor.

Por enquanto, seria conveniente observar se o servidor tftp está sendo iniciado, e se há regra no firewall que permita o recebimento de pacotes destinados à porta 69/udp.

Dei uma olhada, o /var/log/messages nem existe.

Não configurei nada do meu firewall, com o comando "iptables -L" ele retorna isso:
Citar
Chain INPUT (policy ACCEPT)
target     prot opt source               destination         

Chain FORWARD (policy ACCEPT)
target     prot opt source               destination         

Chain OUTPUT (policy ACCEPT)
target     prot opt source               destination         

Eu vou tentar instalar uma versão mais antiga do Ubuntu(em outro HD) e tentar rodar por ela ,  andei lendo e vi que tenho que dar permissões pro NFS para que ele compartilhe a pasta que eu indicar no TFTP, mas nem um dos aquivos que ele indica fazer as alterações existem no meu sistema.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "PXE-E11: ARP timeout" no boot do terminal leve (LTSP)
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2011, 02:22 »
Citar
Eu vou tentar instalar uma versão mais antiga do Ubuntu
Não instale nada mais antigo que a versão 10.04, ou não terá mais suporte.

Citar
andei lendo e vi que tenho que dar permissões pro NFS para que ele compartilhe a pasta que eu indicar no TFTP, mas nem um dos aquivos que ele indica fazer as alterações existem no meu sistema.
Isso só era necessário pro LTSP 4.2, no 5.0 não é mais preciso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D