Autor Tópico: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente  (Lida 8764 vezes)

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Online: 25 de Junho de 2011, 12:44 »
 ;D Por questão de estética, para se diferenciar e impressionar muitos usuários querem deixar a área de trabalho limpa (sem nenhum controle ou ícone) , inclusive sem o painel do gnome, acessando as opções através de atalhos,gnomedo,etc. Remover o painel como já sabemos não é um bom negócio, substituí-lo por outro não resolve o problema, mas sem querer descobri numa configuração uma maneira que impede que ele apareça, e que pode ser facilmente revertida, sem causar nenhum problema. Você vai precisar do Gestor simples e do gerenciador do Compiz, e do Ubuntu Tweak.


-Primeiro passo: abra as propriedades do painel mova ele para direita ou esquerda e marque a opção para oculta-lo automaticamente.
(o que acontece: neste primeiro passo fizemos o painel ficar oculto, mas ele aparecerá sempre que colocarmos o ponteiro em qualquer ponto que corresponda a sua área)


-Segundo passo: abra o Gestor Simples de Configuração do Compiz, na aba "Ambiente de Trabalho" configure para que fique com uma coluna, duas linhas e muro na área de trabalho.
(o que acontece: neste passo configuramos para que o ambiente possua duas áreas de trabalho em coluna)


-Terceiro passo: abra o Gerenciador de Configurações do CompizConfig, habilite e clique para ver as opções de "Muro das Áreas de Trabalho" então vá para a aba "Mudar na Borda" habilite a opção "Mudar na Borda com ponteiro".
(o que acontece: agora habilitamos a troca de área de trabalho com o ponteiro do mouse simplesmente como você faria se estivesse movendo uma janela para outra área de trabalho. O comportamento do painel foi alterado, você só consegirá vê-lo se colocar o ponteiro exatamente no canto superior ou inferior e não em qualquer ponto, caso você queira acessar o menu principal do painel basta usar o atalho alt+F1, ele aparecerá sem mostrar o painel. Faça o teste)


-Passo Final: abra o Ubuntu Tweak, em configurações do Compiz e depois Configurações de canto da área de trabalho, habilite dois atalhos nos cantos correspondentes aos cantos em que o painel do Gnome está, no meu caso uso mostrar área de trabalho e mostrar janelas.
(o que aconteceu: como o painel só aparece se você colocar o ponteiro no canto, agora ele não aparecerá mais, pois habilitamos dois atalhos nos cantos correspondentes, se quizer também poderá habilitar só um atalho, assim o outro canto estará habilitado para mostrar o painel.)

Simples de fazer, simples de reverter, agora é só impressionar os seus amigos.
Gund

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2011, 13:22 »
Desculpe na minha ignorância em não ser programador e nem formação em ti, mas não entendi nada de como efetuar o processo(no passo-a-passo) dessa sua dica.    :(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2011, 14:24 »
Sem chance nesse vídeo que você fez.   :'(  Deixa pra lá e vlw gundspace.
« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 14:26 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Gund

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2011, 17:11 »
Desculpe mais uma vez a minha ignorância, mas onde encontro esses três programas para instalar?
« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 17:14 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2011, 17:47 »
Te recomendo pesquisar sobre o assinto. Você encontrará o compiz no reposítorio do gerenciador de pacotes synaptc, terá que ter criado sua senha de root para instalar os programas, se o programa não aparecer no synaptc é porque terá que adicionar os repositórios que o contém. O Ubuntu Tweak você encontrará no site com o mesmo nome, baixe o pacote com a extensão .deb depois é só clicar nele para instalar. A maneira mais fácil de você a fazer será pesquisando aqui no fórum mesmo, em outros tópicos sobre o assunto pois essa é uma dúvida de muitos,no google ou no youtube você também encontra muitos vídeos, eu também tive muita dificuldade no começo cheguei a desistir várias vezes, mas sempre voltava a reinstalar, agora virou vício. Digite Compiz no youtube é dê uma olhada nos efeitos que ele é capaz de fazer. Até mais.
Gund

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2011, 20:47 »
Obrigado pela dica e deixa essa sua informação aqui no fórum, pois muitos pensam que tem lá na central de programas do Ubuntu e não tem, mas vlw e obrigado pelas sua atenção.  :D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Video tutorial de como fazer
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2011, 00:06 »
Agora consegui fazer um video tutorial decente o link é este:

http://www.youtube.com/watch?v=u8tQAOAc0dQ
Gund

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2011, 07:03 »
Só que você esqueceu de um detalhe:

Os links para baixar e instalar esses três programas para funcionar no Ubuntu 11.04.

Abraço

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Faça o painel do Gnome ficar oculto permanentemente
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2011, 20:32 »
Edvaldo, você ainda não compreendeu como funciona. No ubuntu e na maioria das distribuições linux a maneira de instalar programas é um pouco diferente, sair pela internet procurando programas é a maneira windows de ser. No Ubuntu é bem mais fácil, você adiciona o reposítório, que nada mais é um endereço na internet onde estão armazenado milhares de programas e se você não adiciona-lo não terá acesso a eles na sua central de programas ou no Synaptic. Un dos repositórios mais famosos, que por padrão não vem no ubuntu é o medibuntu, se você procurar no google vai encontrar vários resultados ensinando fazer. Basicamente você deve adicionar compatível com o seu sistema, para sua versão você pode encontra-lo aqui: http://ubuntued.info/repositorio-medibuntu-para-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal
As vezes você encontra na internet pacotes que podem ser instalados apenas clicando neles, como faria no windows, esses pacotes devem ter a extensão .deb


Nestes outros links você aprenderá mais sobre os repositórios e também terá links para instalar o compiz e o tweak
Como adicionar um repositório no Ubuntu
http://ubuntued.info/como-adicionar-um-repositorio-no-ubuntu

Compiz
http://ubuntued.info/gerenciamento-das-opcoes-do-compiz

Ubuntu Tweak
http://ubuntued.info/ajuste-fino-para-ubuntu-com-ubuntu-tweak

 Você não entendeu a minha simples pergunta e eu , por ser leigo, não compreendi a sua resposta de como funciona mesmo, por isso, deixa pra lá e obrigado.......Abraço
:'(
« Última modificação: 26 de Junho de 2011, 20:42 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Gund

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
http://pkgs.org/

Vlw por essa dica "  Linux Pesquisa de Pacotes " também Amigo gundspace, que ajudará muitos que usam o Ubuntu 11.04 também

Abraço


Viva o Ubuntu !!!!!!! :D
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 11:26 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits