Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 133348 vezes)

Offline RockRég

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #90 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:57 »

.... Lamentável, me empolguei rápido demais. Não sei oq fazer agora, acho que vou tentar reabilitar o vgaswitcheroo e esperar pra ver se conseguem resolver esse problema.

É uma pena acho que nem vou testar no meu DV4. Pelo visto o vgaswitcheroo vai demorar a cair.

Offline roneyfraga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #91 Online: 03 de MAR?O de 2012, 10:07 »
Pessoal,

Estava quebrando a cabeça com um sony vaio sb25, que vem com uma Intel HD Graphics 3000 e uma AMD Radeon HD 6470M, e graças as contrições de todos o problema do super aquecimento foi resolvido.

Acredito que solução definitiva seguirá esse caminho:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450

Muito obrigado!
Roney

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #92 Online: 05 de MAR?O de 2012, 21:37 »
Saudações

Ao notar que a solução de instalação de driver proprietário AMD não foi efetiva para todos os usuários, continuei as pesquisas e testes.
Encontrei uma nova solução, que se mostrou muito satisfatória:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/cooler-enlouquecido-e-pc-esquentando

e confirmando a primeira:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Slackware/linux-nao-controla-o-cooler

Tenho usado o portátil a 48 horas com a seguinte configuração:


0:DIS: :Off:0000:01:00.0
1:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0

O laptop vem apresentando temperaturas mais baixas que o $.O. proprietário nas mesmas condições.

Obs:
O procedimento foi efetuado em uma instalação recente, ainda antes de atualizar e sem uso de driver proprietário, estou fazendo uso dos recursos do VGAswitcheroo e seus comandos para desativar o vídeo integrado ao início de cada sessão.
Após os procedimentos a instalação foi efetuada sem problemas e o computador está em uso normal.

Boa sorte a todos.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #93 Online: 20 de MAR?O de 2012, 23:16 »
Saudações.

Pessoal, o nosso amigo Joluca, mandou a informação sobre a atualização de driver ATI/AMD.
Esta nova versão se comportou bem aqui.
Espero que corra bem para todos agora:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,93497.0.html

Indo direto ao site da AMD também se obtém o driver mais atual.

Grato ao Joluca pela dica.

Boa sorte a todos.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #94 Online: 21 de MAR?O de 2012, 17:24 »
Encontrei este post no site Ubuntued, tem informações detalhadas da instalação da ultima versão do driver da ATI. Ainda não testei mas quando tiver tempo vou testar numa instalação com Wubi, assim se não der certo é só apagar, estou com medo de ferrar com minha instalação principal pois todas as outras tentativas foram frustradas.

http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #95 Online: 22 de MAR?O de 2012, 18:52 »
Testei esta ultima versão do driver da AMD no meu Ubuntu e não funcionou. A quando dou o boot ele para naquela tela onte aparece uma lista de coisas carregando e aparece OK na frente ou FAIL. Vcs sabem né? Só consigo sair de lá com ou alt+f1 para aparecer pedindo login para logar e modo texto ou com ctrl+alt+del pra reiniciar.

Dei uma pesquisada no site da AMD e na página Ubuntu Oneiric Installation Guide diz o seguinte:

Citar
Intel/ATI Hybrids

Use of Catalyst on older systems (those with a mux) is no longer supported. I have one report of switching success with Catalyst 11-6, but ATI has now disabled switching in Catalyst, even if it worked fine with older Catalyst versions. X will refuse to start and you will find this message in your Xorg log:

 (WW) PowerXpress feature is not supported on A+I Mux platform. Please uninstall fglrx driver.
 (EE) No devices detected.

Using open-source drivers and the vgaswitcheroo script may work better in this case.

O que é o meu caso, no meu log aparece aquilo mesmo, uso este hardware de vídeo aqui ó:

lspci -v | grep VGA
Código: [Selecionar]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02) (prog-if 00 [VGA controller])
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Manhattan [Mobility Radeon HD 5400 Series] (rev ff) (prog-if ff)

Se alguém conhece uma solução milagrosa, por favor, se não vou ter q acabar comprando outro computador.

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #96 Online: 24 de MAR?O de 2012, 07:21 »
Saudações.

brunnux, no caso que foi relatado, parece que realmente está incompatível com alguns hardwares.
Neste caso, o melhor é desinstalar o driver.

Tente o procedimento a seguir:

CNTRL + ALT + F1
Entre com usuário e senha.
Digite:

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/ati
Código: [Selecionar]
./fglrx-uninstall.sh
Isto deve remover o driver.
Porém, já tive a experiência de não conseguir reaver o VGAswitcheroo, e acabei reinstalando o Sistema.
Uma pena o driver estar restrito a um conjunto reduzido de hardwares.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #97 Online: 30 de Abril de 2012, 16:17 »
Pessoal, depois de muito tempo estou pensando em adaptar o bumblebee para placas AMD, nao sou programador C (so domino mesmo shell e PHP) e se alguem tiver o conhecimento pra entender e discutir os fontes do bumblebee eu estou disposto a tentar a adptaçao, pois seria a unica soluçao pro pessoal que tem GPUs muxless, ou seja, GPUs que nao podem funcionar independentemente servidno apenas com um plus de processamento da GPU integrada, e que por sua vez nao podem ser usadas so com a soluçao do switcheroo.

Infelizmente um programador C é indispensavel ao trabalho pq eu nao consigo entender (o suficiente) os fontes da aplicaçao para poder adpta-los ou reproduzir o funcionamento dela com shellscript.
Ubuntu Linux 10.10

Offline RockRég

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #98 Online: 03 de Maio de 2012, 20:17 »
Acho que talvez obtivemos uma interface gráfica para o switcheroo: http://www.ubuntubrsc.com/vga-switcher-aplicativo-para-troca-de-gpus-no-linux.html#.T6MQnal0H3x
Parabéns a equipe Ubuntu de Santa Catarina e principalmente ao criador, Benjamim Gois.

Obs: Ainda não testei.

Offline proveyourselfthom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #99 Online: 02 de Junho de 2012, 13:58 »
Pessoal, depois de muito tempo estou pensando em adaptar o bumblebee para placas AMD, nao sou programador C (so domino mesmo shell e PHP) e se alguem tiver o conhecimento pra entender e discutir os fontes do bumblebee eu estou disposto a tentar a adptaçao, pois seria a unica soluçao pro pessoal que tem GPUs muxless, ou seja, GPUs que nao podem funcionar independentemente servidno apenas com um plus de processamento da GPU integrada, e que por sua vez nao podem ser usadas so com a soluçao do switcheroo.

Infelizmente um programador C é indispensavel ao trabalho pq eu nao consigo entender (o suficiente) os fontes da aplicaçao para poder adpta-los ou reproduzir o funcionamento dela com shellscript.

Boa kriador, pena que também não tenho esses conhecimentos. Será que tem algo mais que eu possa fazer para ajudar?
Fazia tempo que não entrava aqui. Tenho que instalar o Linux de novo para tentar fazer minha placa 6470M funcionar :)
Valeu.

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #100 Online: 14 de Julho de 2012, 15:16 »
bem gente...
minha GPU eh mux less AMD/Intel
e funcionou PERFEITAMENTE o switch gráfico
não pelo switcheroo ou bumblebee, mas pela solução proprietária da própria AMD

para quem quiser é só seguir o tutorial já falado nas postagens anteriores
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #101 Online: 01 de Agosto de 2012, 11:58 »
Alguma coisa mudou no 12.04, deve ter sido alguma mudança no kernel, nao consigo mais ativar a minha HDMI mesmo na placa discreta, quebrar coisas que estao funcionando nao é legal...
Ubuntu Linux 10.10

Offline adersonoliveirajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #102 Online: 13 de Agosto de 2012, 17:49 »
amigo acho q vc vai saber resolver meu problema... a algum tempo atrás.. instalei o ubuntu 10.04 e minha placa de video naum passou da resolução de 800x600.... eu editei o xorg.conf mas continuou a mesma coisa.. eu li um topico aki no forum que dizia q algumas placas de video precisa desabilitar uma função para que elas funcionem corretamente... so que naum consigo lembrar q função é essa e nem consigo achar o topico...

nesse topico dizia que poderia ser desabilitado na instalação ou apos a mesma... meu SO ta entrando no modo de baixa resolução... ou seja é como se a placa de video naum estivesse funcionando corretamente...

volto a repetir naum é problemas de drivers ou do xorg... é algum comando que preciso executar para desabilitar alguma coisa que naum sei o que é... rs.. complicado em... mas conto com a ajuda de todos... sem linux fico sem pc pq o Ruindows nunca mais na minha vida.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #103 Online: 14 de Agosto de 2012, 08:09 »
Passa configuraçao completa do pc pra ver se o seu problema se encaixa no desse topico.
Ubuntu Linux 10.10

Offline toyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #104 Online: 20 de Setembro de 2012, 20:22 »
brunnux COnseguiu instalar o driver? Estou com o mesmo caso que você parece ser impossivel...