Olá CGois,
Veja, é algo extremamente simples, pois como já se disse antes, **acessar** as configurações do roteador independe de modem.
Para configurar evidentemente vai precisar do modem conectado e ligado, porém, apenas para acessar a página de configuração do roteador, não depende de nada, basta um computador qualquer que tenha um navegador (browser, interface web) e na barra de endereços entrar com o 192.168.1.1 (nem mesmo do http:// precisa), no caso do TP-Link (outras marcas usam outros endereços default).
Portanto, esquematicamente de novo, já que o alvo nesse momento é apenas abrir a página de configuração do roteador:
roteador---->cabo ligado em qualquer uma das 4 portas LAN do roteador ---> ligado na porta RJ45 do computador.
Para fazer apenas isso, que é abrir a página de configuração do roteador, pode estar usando qualquer sistema operacional (Linux, em qualquer de suas inúmeras distribuições (Ubuntu, Fedora, Debian, Kurumin, a perder de vista de tantas que são), e Windows, em qualquer de suas versões (XP, Vista, Seven)), ou qualquer navegador (Firefox, Internet Explorer, Opera, Chrome), tanto faz, a página irá abrir, precedida por um pequeno quadro com duas linhas, a primeira para o login e a segunda para a senha, que por padrão de fábrica ambos são 'admin', sem as aspas.
Então, qualquer que seja a hipótese, você tem que estar 'vendo' na sua tela esse quadro de login e senha originado a partir do roteador, não há como errar.
A tela de que estamos falando é essa:
http://ubuntuone.com/p/11Kv/Se isto não está sendo possível, e supondo que já tenha sido verificada a integridade do cabo que se está usando e ainda se o roteador já foi resetado, e ainda que não se esteja digitando o endereço errado, e ainda que o cabo não está ligado na porta errada, obviamente estando ligado na tomada e que a voltagem esteja correta, resta concluir que há um defeito de fabricação no circuito eletrônico das portas LAN (que também pode ser originado por um defeito de gravação de firmware do equipamento, o bios do roteador), e assim, é o caso de usar a garantia e pedir a substituição do equipamento.
Se não conseguir acessar a página de configuração do roteador não há como dar o passo seguinte, que é configurar o roteador propriamente dito.
Não vejo o que mais poderia adicionar à respeito. :-(
[]'s
Editando:
Fiz menção à tensão, isto é, à voltagem do roteador, porque pelo manual não me parece que seja bivolt (dá a entender que existe em 110V e 220V, portanto, caso seu roteador seja 220V e você esteja ligando numa tomada 110V ele não irá queimar, as luzes possivelmente irão acender, embora fracas, mas também não vai funcionar. Se for o inverso evidentemente queima o equipamento.
Na verdade a tensão é do alimentador e não do roteador propriamente dito, mas o alimentador não estará propiciando a corrente elétrica necessária se for de voltagem incompatível.