Autor Tópico: Converter Musicas para 8bits  (Lida 8461 vezes)

Offline Edimartin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Converter Musicas para 8bits
« Online: 20 de Junho de 2011, 13:32 »
Eu descobri em um forum musicas clássicas (rock) em 8bits (NES). Achei muito legal e pesquisei sobre o assunto.

Descobri que essas musicas são arquivos MIDI (.mid) que guarda apenas as notas das músicas. E que existe para windows um programa que converte este .mid para .wav em audio de 8bits e é apenas para windows.
http://www.geocities.co.jp/SiliconValley-SanJose/8700/P/GsorigE.htm

Eu fiz o download do programa e testei ele no WINE. O programa rodou, só tem apenas um problema.
Ele apenas abre o arquivo quando o mesmo é arrastado para a janela. Não tenho certeza mas eu não encontrei nenhum botão de open na tela do programa.

Alguém sabe como eu posso controlar arquivos linux no WINE como se fosse em windows?

E se não for possível alguém conhece um conversor de .mid para qualquer outro formato .wav, .mp3, .ogg  setando o audio em 8bits. Eu tentei o sox mas o programa retornou que não consegue reconhecer arquivo .mid

sox FAIL formats: no handler for file extension `mid'

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Converter Musicas para 8bits
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2011, 13:45 »
Olha não sou bem conhecedor do assunto mas, converter formatos de musicas no Ubuntu e com o Audacity.

Não sei se isso serve para você, já li sobre esse formato mas nada que eu possa lhe dizer com certeza; mas vale a pena dar uma conferida no Audacity.

Espero que lhe ajude.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Converter Musicas para 8bits
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2011, 14:19 »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Edimartin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Converter Musicas para 8bits
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2011, 17:31 »
Obrigado pela ajuda mas infelizmente eu não consegui. O jeito é tentar usar o gashisoft pelo wine mesmo.

Eu demorei para responder porque o forum não me avisou das respostas e eu pensei que ninguém tinha respondido.

Eu sou muito fâ do audacity mas infelizmente ele não converte para 8 bits (acho que nenhum faz isso), só converte para 16 bits.

Um abraço.

Darcamo

  • Visitante
Re: Converter Musicas para 8bits
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2011, 19:16 »
Por que você não conseguiu? Qual foi o problema?

Para escutar ou converter arquivos .mid no linux você precisa do timidity.
No link que o rjbgbo passou tem dizendo como converter de mid para wav com o timidity.
De maneira bem simples, apenas o comando
Código: [Selecionar]
timidity input.mid -Owvai converter um arquivo "input.mid" para "input.wav".

Uma vez que você tenha o arquivo wav você pode converter para outros formatos usando qualquer outro programa que preferir como, por exemplo, o soundconverter.

Se quiser, é possível passar algumas opções para o timidity na hora de converter para já salvar o wav em 8bits, por exemplo, mudar o tempo, etc.

Brinquei com o timidity há alguns anos atras e lembro que era possível até mesmo trocar os instrumentos, o que podia deixar a som bem melhor.